TDM

Os Meus Favoritos do Momento [Julho 2023] Em Busca do Tempo Perdido: Adaptação BD & Edição Pléiade

Nunca pensei que um dia me interessaria por Proust. Não sendo o francês a minha língua materna, custava-me imaginar começar este romance de frases intermináveis, reputado como difícil até para os professores de francês que não ousaram ir até ao fim.

E no entanto, durante um passeio em Amesterdão, entrámos numa livraria cosmopolita com um cantinho reservado apenas a livros francófonos. Lá estava uma versão ilustrada por Stéphane Heuet. Tirei uma foto à capa para fazer mais pesquisas em casa.

Uma adaptação BD bem-sucedida

Descobri que este ilustrador tinha começado a adaptação do romance em BD: Em Busca do Tempo Perdido desde 1998 e conseguiu com brilhantismo a adaptação dos primeiros volumes: Do lado de Swann (link Amazon, link Fnac) e À sombra das raparigas em flor (link Amazon). Ambos estão disponíveis, felizmente, em ebook.

Num dia de canícula, estava entediada e tinha tanto calor que já não tinha coragem para ler os meus livros filosóficos e esotéricos, os meus olhos pousaram nas BDs em questão. Se as primeiras páginas não me convenceram de imediato: as memórias soltas de Combray, a necessidade insaciável da criança na hora de dormir, os caprichos e a sensibilidade exasperante do narrador, é a partir de‘Um Amor de Swann que sei que estou perdida: revejo-me no lado obsessivo de Swann (e depois do narrador), algo que poucos autores conseguiram até então dissecar e analisar a psicologia das suas personagens a este ponto.

A vantagem das adaptações em BD de Stéphane Heuet é a condensação : percebemos queEm busca do tempo perdido não é apenas uma coleção de memórias desorganizadas, há histórias verdadeiras. Além disso, o texto vem mesmo de Proust, fiquei surpreendida por perceber que compreendia bastante na mesma. É, portanto, uma excelente introdução ao romance.

Stéphane Heuet conseguiu dissecar por nós, entre todas as personagens de a Recherche, as personagens importantes a reter, as frases mais importantes, os detalhes que pareciam insignificantes mas que ganhariam importância 1000 páginas mais à frente, facilitando assim a verdadeira leitura posterior do romance. Além disso, apoiando-se numa longa pesquisa de arquivos, conseguiu reconstituir para nós, em imagens, a França do início do século XIX: dos vestidos de Odette aos hotéis de luxo, passando pelos locais emblemáticos de Paris.

Infelizmente, a adaptação em BD ainda não está terminada e para saber a continuação da história, é preciso ler o romance.

O meu lado obsessivo leva-me a fazê-lo, porque quando começo um projeto, detesto não o terminar. A leitura da continuação do romance é mais difícil porque o Sr. Heuet já não está cá para selecionar cuidadosamente cada frase bonita, mas fiquei muito contente por ter sido introduzida à “catedral literária” de Proust por um ilustrador tão consciencioso (ele até redesenhou o volume 1 por o achar menos consistente com o resto das suas BDs, à la Proust).

Além disso, fui fortemente encorajada quando, durante uma conversa com um amigo, ele disse que a sua mulher tinha lido o romance todo. Era o lembrete de que precisava para atacar a grande obra.

Ebook, audiolivro, Pléiade?

Qual edição escolher?

Depois de comparar as diferentes edições de ebook, decidi optar por esta, pouco anotada mas cuidada (link Amazon) enquanto me oferecia uma versão em papel da coleção Pléiade, isenta de qualquer anotação e condensada em apenas 2 volumes (link Amazon, link Fnac), de tiragem limitada mas ainda disponível em 2024. Está marcado: “Esta tiragem satisfará os globetrotters, sem lhes ser reservada. Os sedentários colocá-la-ão perto da sua poltrona. Os caminhantes deslizá-la-ão nos seus bolsos. Qualquer mesa de cabeceira poderá acolhê-la.”. É esta a versão que levo comigo em viagem.

Esta edição é particularmente bonita porque as arestas são cinzentas e a fita também. O couro vermelho-cobreado é magnífico. É demasiado elegante! Em comparação com a edição Pléiade de Voltaire: Contos & Romances que li, tenho a impressão de que o papel é muito menos transparente.

Nota: só anos mais tarde aprendi que a composição em díptico desta edição correspondia à estrutura que Proust defendia: “a matéria romanesca distribui-se em dois volumes cuja cesura passa entre o fim de O Caminho de Guermantes e o início do ciclo de Sodoma e Gomorra.”

Se o peso não for um problema para si, a versão em 4 volumes da Pléiade (link Amazon) ou os 7 volumes da Folio (link Amazon) vão agradar-lhe, pois terá ainda mais anotações e análises. Acabei por comprar a versão em 4 volumes da Pléiade quando me tornei sedentária de novo, porque sou curiosa em relação aos esboços, quero ler a passagem do encontro com a criada da Baronesa de Putbus em Veneza, suprimida no romance final.

Os esboços não reproduzem a totalidade dos cadernos do espólio Proust na BnF, mas é suficientemente completo para percebermos o trabalho por detrás da obra e, sobretudo, que é a praticar que se aprende. Muitas passagens, escritas pela primeira vez, são más. É graças ao trabalho de reescrita e reorganização que se chega à obra-prima atual. Mostro abaixo partes de “romance”, “esboço” e “anotações & variantes”.

No entanto, ler Proust quando o francês não é a nossa língua materna revela-se bastante difícil. Para me ajudar a compreender bem estas frases longas, leio no meu e-reader, enquanto ouço a versão áudio. Assim, a entoação e as pausas do narrador ajudam-me imenso. Escolhi a série Em Busca do Tempo Perdido, lida por grandes atores. Tendo uma subscrição Audible, tenho direito a um volume por mês (link Amazon). Gosto particularmente da voz de André Dussolier, muito cativante. Ele também faz muito bem as vozes de outras personagens. No entanto, não gosto da voz de Lambert Wilson. Quando é o Wilson a ler, prefiro ouvir a versão da Comédie Française disponível gratuitamente no YouTube. Para compreender melhor a obra, aprecio também a análise fina de Mathilde Brézet em O grande mundo de Proust (link Amazon).

Acho Em Busca do Tempo Perdido muito muito engraçado. O longo monólogo do padre, onde mostra todos os seus “conhecimentos” em etimologia, as respostas fora de contexto de Legrandin, a insensibilidade de Françoise, a ingratidão de Odette, as desventuras de M. de Charlus, os sapatos vermelhos de Oriane… tudo isso é contado nos mínimos detalhes e analisado com tanta subtileza que poucos autores terão a paciência de Proust para empreender o mesmo trabalho. Em cada personagem, encontramos um pedaço de nós mesmos, ou um amigo, um conhecido. Compreendemos melhor as suas reações através de Em Busca do Tempo Perdido, somos mais compassivos porque, afinal, é um comportamento tão humano e universal que uma personagem foi criada especificamente para isso. Há muitos pequenos detalhes escondidos numa frase, ou numa conversa, cujo sentido só compreenderemos mais tarde (por exemplo, quando a senhora de rosa na casa do tio Adolphe se revela ser Odette, a pequena frase de Vinteuil que explica porque é que Swann estava tão interessado em M. Vinteuil quando o cruzou na rua, apesar da reputação da filha; a pequena leiteira vista do comboio que reaparece 1000 páginas depois, o G manuscrito de Gilberte do volume 1 recupera toda a sua importância em Albertine disparue…). Estes pequenos detalhes estão perdidos entre estes milhões de palavras, e é um exercício satisfatório identificá-los e apreciá-los.

A beleza do romance é a evolução das personagens que acompanhamos ao longo dos anos. Dito isto, será que evoluíram mesmo? Ou porque não as conhecíamos suficientemente? Porque sempre as moldámos na nossa cabeça? Imaginámos-lhes uma personalidade. Amamos a imagem que criámos delas. Assim, por detrás das personagens aparentemente comuns esconde-se um talento imenso e, pelo contrário, alguém como Swann, respeitável e instruído, riquíssimo e popular, é afinal uma concha vazia. Cada vez que o narrador encontra uma pessoa (que admirava na sua imaginação) pela primeira vez, fica desapontado mas contenta-se em retirar-lhe todos os elementos que não lhe agradam, para colar a imagem que tinha dessa pessoa, com a imagem que vê diante de si. Esta ideia é repetida, de novo e de novo, ao longo de todo o romance:

Mas mesmo do ponto de vista das coisas mais insignificantes da vida, não somos um todo materialmente constituído, idêntico para toda a gente e do qual cada um só tem de tomar conhecimento como de um caderno de encargos ou de um testamento ; a nossa personalidade social é uma criação do pensamento dos outros. Mesmo o ato tão simples que chamamos « ver uma pessoa que conhecemos » é em parte um ato intelectual. Preenchemos a aparência física do ser que vemos com todas as noções que temos sobre ele, e no aspeto total que representamos, essas noções têm certamente a maior parte.

Agora compreendo porque é que tanta gente lê Proust, e relê.

Para saber mais sobre o método de criação de Proust, pode ler o livro Marcel Proust: a fábrica da obra, do qual fiz uma review aqui.

Comentários fechados em Os Meus Favoritos do Momento [Julho 2023] Em Busca do Tempo Perdido: Adaptação BD & Edição Pléiade