Europe,  France,  Storytime,  TDM

[story time] O dia em que desmastrei um barco da Route du Rhum

4 de outubro de 2014, 7h30, estou no aeroporto de Orly e prestes a viver um dia excecional!

O funcionário que eu era na altura foi convidado por um parceiro que patrocina um skipper que participará na famosa Route du Rhum um mês mais tarde.

Programa: voo para Lorient, dia no mar e regresso de comboio no final do dia.

Somos sete no total: um colega meu acompanha-me, duas pessoas do parceiro que nos convida, duas pessoas de um dos seus grandes clientes, e o skipper!

Pequeno-almoço ao chegar a Lorient, conhecemos o skipper que nos mostra o seu barco (um class40 para os entendidos). Tudo está pensado ao pormenor para as 3 semanas que prevê para chegar a Pointe-à-Pitre desde Saint-Malo. Candidato com orçamento limitado, é muito à base de sistema D. Ele está todo orgulhoso em mostrar-nos o seu colchão novinho em folha, feito à medida, que conseguiu conceber graças a um parceiro.

Como somos todos perfis técnicos (em informática, não em navegação), ele passa um tempo a responder às nossas perguntas sobre o seu computador de bordo ultramoderno. Explica-nos que os modelos meteorológicos são muito eficazes e permitem evitar surpresas desagradáveis.

O skipper pergunta-nos se temos enjoo. Como nunca tive oportunidade de navegar num barco deste tipo, respondo que não sei e recebo um comprimido anti-enjoo.

Fazemo-nos ao mar. O tempo está ideal, estou impressionado com a velocidade que este barco “pequeno” (12 metros) pode atingir apenas com a força do vento. As sensações são incríveis quando o barco se inclina para ganhar velocidade.

O sorrisinho tenso

O skipper propõe-nos depois assumirmos o leme à vez. É no momento em que estou ao leme que o vento fica um pouco mais forte. Há um ecrã que nos permite acompanhar a velocidade, atingimos as maiores velocidades desde o início do dia.

Sentado, está melhor

De repente, sem que eu tenha percebido qualquer mudança, o skipper pede-me um pouco secamente para lhe devolver o leme. De repente, está muito mais concentrado do que até então. Após alguns minutos, pede-nos para entrarmos no cockpit.

A tensão sobe de repente, o skipper faz idas e voltas entre o leme e o cockpit para consultar o mapa meteorológico no seu computador de bordo. Tentamos passar despercebidos para não o atrapalhar nas suas manobras, mas vemo-lo cada vez mais encharcado a cada aparição. Do cockpit, não temos ideia do que se está a passar, mas o barulho é ensurdecedor.

De repente, ouvimos um enorme estrondo seco, seguido de um rasgante “e ca*****ho, pu*** que pa*****!!!!!!!”. Após alguns instantes de silêncio, o skipper reaparece, lívido, e anuncia-nos “acabámos de desmastrar“.

Sem o mastro, avança-se menos depressa

Para ele, é uma catástrofe, perder um mastro 30 dias antes da partida compromete as suas hipóteses de estar na linha de partida. Ainda por cima, azarado, tinha sido obrigado a desistir 4 anos antes de partir depois de ter sido abalroado por um barco de pesca…

Explica-nos que estamos em segurança, o barco não pode afundar, que vai ser preciso ter paciência até os socorros chegarem. Entretanto, vai ser bastante desagradável, sem vela, o barco é como uma casca de madeira, vai balançar bastante.

De facto, à medida que o tempo passa, os meus companheiros de infortúnio ficam cada vez mais pálidos. Acabarão todos por vomitar o pequeno-almoço. Eu não, que tinha tido a precaução de engolir um comprimido 😀

Ouvimos o rádio e é um pouco o apocalipse. Uma competição de optimist estava a decorrer nas proximidades e cerca de vinte candidatos estão na água. Um vento forte e repentino e imprevisto apanhou muita gente de surpresa, sinal de que os modelos meteorológicos não são assim tão infalíveis quanto isso…

Uma lancha da alfândega chega e oferece ajuda ao skipper. Ele vai hesitar um pouco. Não sabe bem como fazer para salvar a vela. Entretanto, a alfândega faz círculos à nossa volta e acaba por ficar impaciente. É tomada a decisão de nos evacuarem do barco. O zodiac da alfândega vem buscar-nos. Como o mar ainda está bastante agitado, os alfandegários estão tensos e revejo um deles a agarrar-me o braço, perante o meu andar hesitante, para me fazer subir a bordo.

A lancha da alfândega que chega

Subimos a bordo da lancha da alfândega. O skipper ficou a bordo para o resto das operações, que consistem em ser rebocado até ao porto. Os alfandegários gozam gentilmente connosco quando lhes explicamos que somos “turistas parisienses” que descobrem os passeios no mar. Tiram o pão e o salpicão para nos confortar e passaremos um excelente momento a conversar com eles.

O regresso faz-se a uma velocidade bem lenta para limitar o risco de danos adicionais para o barco. Ao aproximarmo-nos do porto, um alfandegário preenche um formulário e pergunta-me as dimensões do barco. Não faço a menor ideia! Tratava-se de um formulário para cobrar ao skipper pela intervenção. Já não me lembro do valor, mas lembro-me de ter ficado surpreendido pela sua modicidade. Estamos a falar da intervenção de uma lancha, com cerca de quinze membros de tripulação, durante várias horas!

Chegada ao porto, é novamente no zodiac da alfândega que terminamos este dia no mar. Nesse momento, somos ultrapassados por um barco Macif com François Gabart a bordo ! Na altura, era uma verdadeira estrela (ainda é) pois acabava de vencer um ano antes o Vendée Globe (continua a ser o vencedor mais jovem, aos 29 anos). Aliás, venceria a Route du Rhum na sua categoria algumas semanas mais tarde.

É o fim da aventura
Macif com François Gabart ao leme (sem trocadilho)

Que aventura!

Mal tinhamos posto os pés em terra firme e a notícia já estava no diário regional Ouest France.

As notícias correm depressa

Enquanto estávamos com os alfandegários, o skipper conseguiu fazer algumas chamadas e teve a confirmação de que poderia ter um mastro novinho em folha a tempo.

No final, ele vai mesmo partir e realizará o seu sonho ao cruzar a linha de chegada em 19 dias, terminando em 14.º na sua categoria.

Um pouco envergonhado por nos ter feito viver as suas peripécias (não tem de quê!), o parceiro convidou-nos para a partida da Route du Rhum um mês depois. Ele tinha alugado um barco que se colocava à frente da linha de partida e pudemos admirar todos os competidores que nos ultrapassavam uns atrás dos outros. Mais uma experiência incrível!

O barco estava lá à partida, com um mastro novinho em folha!
Assistir à partida foi uma experiência muito espetacular!
Comentários fechados em [story time] O dia em que desmastrei um barco da Route du Rhum