Banhar-se no Mar Morto, na Jordânia
O deserto cansa-nos demasiado e, por isso, fugimos rapidamente para a beira de um mar próximo. Temos onde escolher: o Mar Vermelho ou o Mar Morto. O Mar Morto sempre foi um sonho para mim; não são muitos os países com acesso ao Mar Morto (Israel, Cisjordânia, Jordânia), por isso é a primeira vez que o descobrimos. O JB usa novamente as nossas milhas para nos proporcionar 6 noites no Marriott Dead Sea Resort & Sea. Aproveitámos até uma promoção: 3 noites pagas, 1 oferecida, com pequeno-almoço buffet + acesso ao spa (sauna, banho turco, piscinas), graças ao estatuto Gold do JB no Marriott.
Em Espanha, tinha acesso a um spa com a experiência do Mar Morto: uma pequena piscina com água muito salgada. Aparentemente, o facto de não estar sujeito à gravidade e conseguir flutuar assim na água é um tratamento por si só. Foi muito engraçado numa piscina, mas imaginem um MAR inteiro!!
O hotel é enorme; da receção ao acesso à praia privada, são uns bons 10 minutos a pé. É mesmo uma cidade! A entrada é um pouco chata porque temos de passar os bagagens pelo scanner, e levamos um “esganido” da segurança por termos uma coluna na mala. Felizmente, não a confiscam. Apenas nos dizem para não a usarmos durante toda a estadia. Não percebemos bem porquê. O JB, sendo Gold, consegue-nos um late checkout (até às 15h) e um upgrade para um quarto mais próximo da piscina e dos restaurantes, com vista para o Mar Morto a partir do terraço (que não usamos de todo). Resumindo, temos uma categoria superior à do quarto reservado, é fixe.
Assim que nos deitamos na cama, sabemos que estamos num Marriott; as almofadas são como nuvens. A roupa de cama é simplesmente fantástica. Ao longo destes anos de viagem, dormimos em centenas de alojamentos diferentes, com uma variação enorme na qualidade dos colchões e da roupa de cama. Percebemos o quanto dormimos melhor com qualidade e prometemos a nós mesmos que, no dia em que voltarmos a ser sedentários, investiremos em qualidade. Calha bem, porque as etiquetas da roupa de cama estão à vista. O JB tira fotografias a todas as etiquetas para termos exatamente a mesma roupa de cama em casa.
No primeiro dia há demasiada gente (provavelmente os que ainda andam pela Jordânia depois do Ano Novo), mas depois temos a sensação de estarmos sozinhos neste hotel imenso. Todos os dias, eu e o JB vamos ao buffet do pequeno-almoço. Reconhecem-nos muito rapidamente e, sem precisarmos de pedir, a empregada pergunta: “Dois chocolates quentes, como de costume?”. Uma vez, esqueci o meu elástico de seda na sala do buffet e, no dia seguinte, devolveram-mo. Até o homem da limpeza sabe que somos fãs dos roupões do hotel e oferece-nos limpos a cada dois dias. Sinceramente, somos muito mimados.
Depois, todas as manhãs, o JB vai ao ginásio. À tarde, quando o sol já aqueceu a atmosfera, vamos juntos ao Mar Morto flutuar um pouco, antes de tomarmos um duche de água doce e subirmos ao spa para aproveitar as piscinas aquecidas, a sauna e o banho turco. No spa, há uma piscina de água doce e outra cheia de água do Mar Morto, mas aquecida. Assim, os mais friorentos como eu podem aproveitar a água do Mar Morto mesmo quando está frio. Também é muito engraçado poder comparar, com 30 segundos de diferença, a diferença de flutuabilidade entre a água normal e a do Mar Morto. Honestamente, a água é boa, embora haja dias em que está mais fria do que outros. Até eu consigo tomar banho aqui. Em comparação com a água do Mar Vermelho, a água aqui é bem mais quente.
E é verdade que só se consegue flutuar. É estranho e bastante incrível, mas é impossível nadar corretamente; tudo sobe à superfície e flutua: os pés, as mãos… dá para deitar e dormir sem problema. Dá mesmo para pegar num livro e ler, sem nenhum esforço, porque o corpo todo flutua. Portanto, vemos pessoas que parecem estar em pé, mas na realidade estão de pé e não tocam no fundo. É tão inóspito para os peixes que não há nenhum. A vantagem é que, mesmo sendo muito fundo, não tenho medo, quando normalmente tenho sempre receio de encontrar um peixe grande.



O hotel disponibilizou-nos jarros com lama para os hóspedes fazerem banhos de lama. De facto, é famosa pelos seus benefícios. Cheira mal, mas quando se aplica na pele e se enxagua no mar, a pele fica TODA MACIA. Até o JB não acredita e aplica todos os dias, de tanto que gosta.

Há dias em que não há vento nenhum, e o Mar Morto transforma-se numa paisagem de deserto de sal como em Uyuni, onde já não se distingue o horizonte; o mar funde-se com o céu, e é um espetáculo tão incrível que nos perguntamos o que fizemos para merecer tal paisagem. A flutuar, dá para derivar até Israel ou à Cisjordânia (em frente).


O hotel disponibiliza sapatos de água porque algumas rochas estão cobertas de sais bem cortantes. Mas basta afastarmo-nos 3 metros e já é fundo; deixamos de ter pé.
Ao lado, há um centro comercial onde eu e o JB vamos jantar de vez em quando. Foi lá que comprei os meus potes de lama. Contem entre 7 e 10 JOD por um pote enorme. A 30 minutos dali, há uma vista panorâmica magnífica (com entrada paga) de 2 JOD por pessoa, com vista para todo o Mar Morto, e percebemos que há muito poucas construções ao redor.


É imprescindível ficar num hotel com acesso ao Mar, ou banhar-se num local público onde alguém lhe ofereça um duche de água doce. Para ser honesta, esta água muito salgada arde nas mucosas ao fim de poucos minutos, e qualquer ferida, mesmo as micro feridas, vão sofrer muito. Depois de fazer a barba, por exemplo, doeu imenso ao JB. Entrou-me uma gota nos olhos, e matou-me. Não consigo ficar muito tempo nesta água porque arde muito, por isso o duche de água doce logo a seguir faz muito muito bem.
Recomendo vivamente passar 2 a 3 dias aqui, cria um verdadeiro corte. É muito calmo e as pessoas não conseguem banhar-se muito tempo no mar, por isso normalmente só há 2-3 pessoas de cada vez. O resto prefere banhar-se nas piscinas exteriores. O espaço spa é pago para quem não tem o estatuto Gold, por isso há muito pouca gente. Adorámos a nossa pequena estadia soalheira, antes do regresso a França em pleno inverno.

Posto isto, regressamos a Amã. Na nossa chegada, os funcionários notam que temos um pneu furado. Um funcionário do hotel ajuda o JB a meter o pneu sobresselente. Ao irmos jantar, as calças de ganga do JB rasgam-se loool. Não mas!! Estou cansada, porque há demasiados azares que nunca nos acontecem normalmente (roubo de dinheiro, carro avariado, pneu furado…). É mesmo a altura de terminar os nossos 8 anos de volta ao mundo! Decido não me mexer mais e simplesmente esperar pelo nosso avião para Paris, porque acredito na lei das séries e não quero ter mais m*rda nenhuma quando queremos terminar a nossa volta ao mundo descansados. Claro está, a agência de aluguer faz-nos pagar o pneu furado, mas é totalmente coberto pelo nosso seguro. E o JB só tem de comprar umas calças de ganga novas assim que chegarmos a França, e é só.
No aeroporto de Amã, a sorte volta a sorrir-nos quando o JB encontra o seu bonito relógio Tissot que procurámos durante semanas, com desconto ainda por cima. Normalmente, o JB não é do tipo que compra coisas tão luxuosas, mas durante a sua procura de emprego, convenci-o a comprar um quando encontrasse, para marcar a ocasião. O acaso faz com que compremos o relógio no dia do fim da nossa volta ao mundo, mas também no dia em que assinou o seu contrato eletronicamente.
