Asie,  Carnets de voyage,  TDM

Aqaba, Mar Vermelho, Madaba (Jordânia)

A gente se sente reviver depois de deixar Wadi Rum. No acampamento, conhecemos um turista coreano e, para poupar-lhe os custos do táxi, levamo-lo até à fronteira israelita em Aqaba.

Parte 1: Diário de viagem
Parte 2: Dicas práticas

Parte 1: Diário de viagem

Aqaba

Se o trajeto Wadi – Aqaba é tranquilo, é na chegada a Aqaba que as coisas se complicam. O JB pede-me para testar o meu telemóvel porque o GPS (do telemóvel) dele deixou de funcionar quando estamos na autoestrada. Ele diz-me que leu notícias de que Israel interfere com o GPS perto da sua fronteira. O coreano e eu temos o mesmo problema, prova de que é mesmo interferência. É, portanto, à antiga, seguindo o Google Maps, sem geolocalização, que eu oriento o JB. Tenho o hábito de pôr o Google Maps no modo satélite, por isso, olhando para os arredores e comparando com o plano do Google Maps, consigo orientar-me. Não é um exercício fácil, porque temos de conduzir a toda a velocidade e não há placas, nenhuma indicação. Os nomes das avenidas estão escritos em letra pequenina.

Atrás, o nosso turista coreano também se mexe e, como ele apanhou o táxi da fronteira até Wadi Rum, ainda se lembra um pouco do caminho a seguir. Fico muito surpreendida com a memória e o sentido de orientação dele. Ele também fica muito surpreendido com o meu sentido de orientação. Ele é um grande viajante, mas acreditem, nem todos os grandes viajantes são tão bons a orientar-se (não é, JB?). Não sei se é uma característica comum aos asiáticos. É muito raro eu encontrar uma pessoa com um sentido de orientação tão bom e uma memória tão boa para os detalhes.

É, mesmo assim, bastante stressante, porque a estrada para o aeroporto de Aqaba também está com interferências e o GPS não ativa. Se algum dia conduzirem até ao aeroporto, boa sorte! Aproximamo-nos da fronteira Jordânia – Israel e, do outro lado, vemos prédios muito mais altos e muito mais modernos, nada a ver com a simplicidade da Jordânia. A meio caminho, há um posto de controlo. Os militares são muito simpáticos, mas é impossível ir mais longe. Faltam cerca de 500m até à fronteira, mas os polícias mandam o nosso companheiro coreano descer e pedem-nos para fazer inversão de marcha. Vão chamar um táxi para ele fazer os 500m restantes. Bom, pelo menos ele poupou algum dinheiro ao viajar connosco.

Agora, como é que fazemos para chegar ao nosso hotel? Por sorte, o JB reservou um hotel perto do Mar Vermelho, por isso não precisamos de entrar na cidade velha e olhar para o nome de cada rua. Basta seguir pela costa. A 5 minutos do nosso hotel, o GPS volta a funcionar e eis que chegamos ao nosso paraíso.

Ficaremos lá três noites, porque estamos demasiado cansados depois de tantos dias no deserto. Do outro lado, é sempre Israel, mas com grandes falésias, formando uma espécie de fronteira natural. Estamos num golfo do Mar Vermelho, por isso não se veem navios de contentores, e obviamente não vemos o canal de Suez. Teríamos de atravessar Israel e depois o Egito para isso. Sempre foi meu sonho atravessar o canal de Suez de barco. Adoro canais, já atravessei parte do canal do Panamá. Acho que devemos guardar alguns pequenos sonhos de vez em quando, e não os realizar já, senão não teremos mais sonhos para realizar.

Não tenho muito para contar sobre o Mar Vermelho porque, nesta altura do ano, a água está fria e, apesar da coragem do JB para se banhar na praia em frente ao hotel, viu poucos peixes, mas belos corais. Acho que, para ver coisas bonitas, teria sido preciso fazer mergulho com fato. Coisa que o JB já não quer fazer (é muito sensível à pressão e tem dores de ouvidos), e eu tenho medo da profundidade. Recentemente, tem havido bastantes ataques de tubarões no Mar Vermelho, no Egito, porque os tubarões migraram do oceano Índico (aquecimento global) e algumas agências sem escrúpulos não tomam precauções suficientes nas sessões de snorkeling. Sinceramente, depois de todas estas experiências incríveis, chego à triste conclusão de que me sinto melhor na cidade, pronto.

Em Aqaba, descansámos sobretudo, entre o buffet ao pequeno-almoço e o buffet ao jantar, o JB tem a impressão de ter engordado uns quilos. Eu opto por uma massagem, porque tenho dores no corpo todo, sabe tão bem! O JB opta pelo hammam turco, mas não tem nada a ver com o verdadeiro hammam turco em mármore em Istambul, obviamente. Recomendo, ainda assim, Aqaba como local de descanso depois de Wadi Rum. Decidimos não ir à cidade velha, porque podemos perder-nos com essa história do GPS. Aliás, os motoristas de Uber em Aqaba estão desesperados. Já dura há um ano e eles já não conseguem trabalhar. O conceito de Uber é geolocalizar clientes e motoristas. Sem GPS, não funciona!

Dada a proximidade dos países nesta zona, acho que a vida é, ainda assim, injusta. A poucos metros, podemos nascer israelita, jordano, palestiniano ou sírio… e a vida, consoante a nacionalidade, muda completamente. Quando os albaneses, a sofrer sob a ditadura, olhavam para os gregos alegres em frente, na ilha de Corfu, deviam certamente ter o gosto amargo de ter nascido no sítio errado no momento errado. Algumas crenças, para minimizar esta injustiça, dirão “ah, sim, sim, a gente escolhe os pais, a família, e os passeios de tal ou tal cidade para aprender a andar”, o princípio do carma aplica-se, etc. Eu acho que, mesmo que não se acredite nisso, será mais fácil acreditar para minimizar este sentimento de injustiça de ter “nascido mal”.

Os castelos

No caminho para Madaba, visitamos duas ruínas, cujo acesso está incluído no nosso Jordan Pass: o Castelo de Montreal e o Castelo de Kerak.

O JB diz-me que se todo o resto for assim, não vale a pena a deslocação. São muito fotogénicos, mas só restam ruínas.

Madaba

Visitamos depois Madaba, que é muito conhecida pelos seus mosaicos datados do império bizantino. Chegamos à cidade quando uma vaga de frio atinge. Nem preciso de dizer que a passagem de ano foi muito calma para nós (e muito fria).

Os pontos turísticos ficam num raio de 1km à volta do posto de turismo. É onde estacionamos gratuitamente para visitar o resto a pé. Muito cansados pelo frio, só visitamos duas coisas: a igreja de São João Batista (perto do local onde João Batista foi decapitado) e o museu arqueológico. A igreja de São João Batista não é extraordinária por si só, mas está construída sobre ruínas (que se podem visitar descendo). Há cópias dos famosos mosaicos bizantinos. O museu arqueológico é um conjunto de casas, onde os mosaicos foram descobertos e a pequena zona foi depois transformada em museu. Nada de transcendente.

Por causa do frio e do cansaço, saltamos a visita à igreja de São Jorge, que esconde o seu mapa de Madaba, uma visão única de Jerusalém e do Médio Oriente do século VI, mas devíamos ter ido.

Acho os mosaicos muito bonitos e pudemos observar um artesão a fazer quadros de mosaico numa oficina mesmo ao lado do posto de turismo. No nosso hotel também há mosaicos recentes. Em tamanho, têm 1/4 dos mosaicos a que estão habituados na vossa casa de banho, com um acabamento mais fosco e cores mais pastel. As cores tornam-se mais desbotadas com o tempo, mas o “tempo” em questão são 1000 anos, 1500 anos… Nada é mais durável do que os pigmentos naturais. No Instagram, vi artesãos a oferecer versões mais modernas; no Vietname, também há paredes decoradas com mosaicos, e é muito bonito, mas tenho uma preferência pela versão jordana, é mais precisa e sobretudo todos os espaços estão cobertos de mosaicos.

Gostaria de ter visitado mais, mas é preciso ver a realidade: ainda não saímos do deserto. Todo o país é um deserto gigante, por isso não me sinto muito bem, cansa-me muito. Acho que se souberem a Bíblia de cor, vão ficar encantados, porque há uma centena de locais citados na Bíblia que ainda se encontram na Jordânia.

Além disso, o carro mostra uma luz laranja acesa, que sinaliza provavelmente um problema relacionado com o motor. Lembro-me de uma história contada pela minha amiga M. Ela estava na autoestrada com o marido quando, de repente, o acelerador deixou de funcionar. Aqui na Jordânia, um problema desses será muito, muito mais perigoso, porque os jordanos não respeitam de todo a distância de segurança e são muito agressivos na estrada. O nosso aluguer de carros diz-nos que não vai trocar o carro por nós porque “laranja” não é perigoso, só nos devemos preocupar quando pisca ou quando é vermelho. Sabem, acredito muito em sinais, por isso depois de 8 anos e meio sem qualquer problema, temos tido alguns azares na Jordânia, prefiro que fiquemos em segurança durante as nossas últimas semanas de volta ao mundo. Foi assim que decidimos passar um bom tempo no Mar Morto.

Parte 2: Dicas práticas

  • Acesso com Jordan Pass: Montreal Castle, Kerak Castle
  • Igreja dos Apóstolos: 1JOD/pessoa
  • Hotel em Aqaba: Luxotel Aqaba Beach Resort & Spa (link Booking)
  • Hotel em Kerak: Alqalah Restotel (link Booking)
  • Hotel em Madaba: Aitch Boutique Hotel (link Booking)
Comentários fechados em Aqaba, Mar Vermelho, Madaba (Jordânia)