Afrique,  Carnets de voyage,  Storytime,  TDM,  Tunisie

Como é que fui enganado no souk de Tunis, Tunísia?

Era março de 2015, pouco mais de um ano antes de partirmos para a nossa viagem de volta ao mundo, e eu ainda estava longe de ser o viajante experiente em que me tornei desde então. Pela primeira vez eu estava pisando no Magrebe e ia sofrer (como tantos turistas) um pequeno golpe, mais vexatório do que realmente prejudicial.
Memórias…
Não me acontecia muitas vezes, mas foi no decorrer do meu trabalho que eu viajei. Fui convidado para falar numa conferência em Tunis no meu campo de actividade. Eu estava muito entusiasmado: a primeira vez que eu ia pôr os pés na África, num país que ressoa com a história da minha família. Quando adolescente, meu tataravô imigrou de Malta para tentar sua sorte na Tunísia.
Eu ficarei 4 dias no local: chegada na sexta-feira à tarde e partida na segunda-feira à tarde.
Às sextas-feiras, a organização cuida de mim e eu fico no próprio local da conferência (Hotel Majestic, um estabelecimento de 4 estrelas bastante sofisticado). À noite, os oradores (conheço a maioria deles) pedem ao organizador para nos mostrar um boui-boui para o jantar. Ele recusa, ele está aterrorizado que todos nós fiquemos doentes na véspera da conferência 🙂

O sábado é dedicado à conferência.
No domingo, a organização também nos leva para visitar a cidade, teremos a oportunidade de fazer uma sessão em um hammam local, grande memória!
Alguns chegam a casa no domingo à noite, outros chegam a casa na segunda-feira de manhã. Pela minha parte, eu tinha marcado um dia de folga para poder voltar um pouco mais tarde e aproveitar um pouco mais de tempo no local.
Então eu saio do hotel na segunda-feira de manhã com um grande meio dia para andar por aí sozinho, sem nenhum programa preciso.
Então eu decido ir e visitar o souk tradicional e eu completamente por acaso conheço uma das recepcionistas do hotel. Este me reconhece e me pergunta se subi ao terraço da loja X para apreciar o panorama. Eu digo-lhe que não, não sei, e pergunto-lhe o caminho.
É aí que a armadilha vai começar a fechar:D
Este oferece-se para me seguir, já que não é exactamente um estranho, estou bastante confiante.
Caminhamos por alguns momentos e chegamos em frente a uma loja de tapetes que efetivamente promove uma vista panorâmica da cidade. Agradeço ao recepcionista que responde que ele está à minha espera. Ai… Começo a ver o golpe, mas não sei como reagir.
O vendedor me dá as boas vindas e me propõe subir para apreciar a vista, que é de fato muito bonita.

Volto para a loja onde obviamente sou esperado pelo vendedor que está tentando me vender seus magníficos tapetes. Mesmo que os vendedores sejam muito bons, há poucas hipóteses de eu sair com um tapete, não tenho qualquer utilidade para ele e não tenho espaço na minha bolsa. Eu ainda saio com um lenço como presente para o Anh.
Eu saio e o recepcionista me espera e me oferece para tomar chá na loja do irmão dele (ou do primo dele eu não sei mais, de qualquer forma eles são todos ou primos ou irmãos :D). Sinto a emboscada a preparar-se e a recusar educadamente. Mas ele insiste e eu não posso fugir.
O que é forte é que tudo é feito de uma forma muito amigável, sem qualquer pressão. É apenas a fonte psicológica no trabalho: o recepcionista foi gentil comigo, mostrou-me um lugar, esperou uns bons 15 minutos, e agora oferece-me chá. Eu seria bastante indelicado em recusar o convite.
Então aqui estamos nós na loja do irmão dele, sentados numa poltrona com um copo de chá de menta na mão. E o irmão em questão começa a me apresentar os extratos de perfume que tornam possível criar um perfume feito sob medida. Mais uma vez, não sou o cliente certo, nunca uso perfume, não há maneira de alguma vez comprar um. Mesmo sabendo que não o compraria, pergunto-me como é que vou sair disto 😀
Lembro-me então que o Anh me pediu para comprar sabão preto. Felizmente para mim, eles têm alguns! Por isso, eu saía com o sabonete e mais umas tretas. Não me lembro exactamente quanto paguei, o equivalente a 15 ou 20 euros, talvez. Em qualquer caso, um preço exorbitante para produtos que se revelarão de muito má qualidade.
O que podemos aprender com tudo isto? Não tenho a certeza.
Não vou, obviamente, generalizar esta pequena experiência. Parece, no entanto, que é uma experiência bastante “típica” que muitos turistas encontram.
Após a nossa estadia na Turquia, iremos para o Egipto e depois para Marrocos, onde poderemos viver uma experiência mais longa da região.
Infelizmente, estaremos atentos, eu assumiria que nenhum serviço é oferecido de forma desinteressada (não estamos mais na Birmânia) e me recusarei sistematicamente a seguir alguém que se ofereça para me mostrar um lugar. É uma pena, mas é assim que as coisas são.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *