Afrique,  Carnets de voyage,  Maroc,  TDM

Em Casablanca, visita da Mesquita Hassan II (Marrocos)

Depois do Egipto, decidimos continuar a explorar o Norte de África, indo a Marrocos. O bilhete mais barato foi Cairo – Casablanca. Ficamos alguns dias em Casablanca para trabalhar, antes de pegarmos o ônibus para Marrakech.
É a primeira vez que visitamos Marrocos, é super estranho que as pessoas nos falem em francês por toda parte 🙂 depois, entre eles, eles falam árabe. Perfeitamente bilingue! Aqueles que trabalham no turismo também falam muito bem espanhol.
Parte 1: Diário de viagem
Parte 2: Dicas Práticas

O trabalho

Como estivemos fora por 12 dias para nossas férias no Egito, nossos clientes nos esperavam impacientemente, e é uma montanha de trabalho esperando por nós quando voltamos. Assim, os 5 dias em Casablanca resumem-se a: comida, sono, trabalho.
Optamos por um hotel super confortável (Kenzi Basma Hotel, 60 euros/noite link Reservas) com uma mesa longa em cada quarto (para trabalho). Há um restaurante espanhol na data e devo admitir que comemos mais pratos espanhóis do que marroquinos 🙂 A ligação é muito rápida nas áreas comuns, mas muito lenta na nossa sala no final do corredor. Felizmente temos muitos dados 4G (mais informações sobre os cartões SIM marroquinos aqui), por 1 euro por Giga.

Museu da Mesquita

Depois de dois, três dias trabalhando sem ter visto a cidade, decidimos passar uma tarde fora de qualquer maneira, visitando a famosa mesquita Hassan II em Casablanca. Aparentemente, é uma visita obrigatória, se vamos a Casablanca sem a visitar, é como ir a Paris sem ter visto a Torre Eiffel.
Vamos à direita durante a oração do meio-dia da sexta-feira (a oração mais importante da semana). Paramos em um café ao lado para comer nosso primeiro cuscuz (prato de sexta-feira, acompanhado de um copo de leite), enquanto esperamos o final da oração. Queríamos entrar, mas dizem-nos para voltar às 14h. Um homem simpático, vendo-nos perdidos, diz-nos que a visita da mesquita está a pagar pelos não-muçulmanos e que temos de ir às fontes para comprar o bilhete de entrada.

A visita ocorre às 9h, 10h, 11h, 12h e 14h todos os dias (no inverno). Temos sorte de vir antes das 14h porque já partimos no dia seguinte para Marraquexe.
O bilhete de entrada custa 120dh/pessoa, e 130dh se você quiser visitar o museu. Por isso pagámos 130dh.
Uma visita a este museu é altamente recomendada, especialmente se Casablanca é o seu primeiro destino em Marrocos. Permite-lhe compreender as principais técnicas artesanais utilizadas em todo o Marrocos para a decoração de paredes, tectos e azulejos na parede e no chão.

Mesquita Hassan II

Às 14h, seguimos um guia de língua francesa para visitar o interior da mesquita. Há apenas 3 idiomas disponíveis: francês, inglês e espanhol. Obviamente, os franceses são os mais numerosos. Devemos ter cerca de cinquenta no total. O guia está muito surpreendido por ver que um asiático como eu fala francês.
Ele também é super engraçado, fala muito bem francês e nos deixa muito tempo para tirar fotos.
Eu não sabia, mas é a terceira maior mesquita do mundo. Os dois maiores estão na Arábia Saudita. Por isso, é provavelmente a maior mesquita onde se pode pôr os pés (a Arábia Saudita não está aberta ao turismo para não-muçulmanos). Além disso, em Marrocos, os não-muçulmanos não podem entrar numa mesquita (é uma lei deixada pelos franceses), excepto esta. É, portanto, uma oportunidade incrível de poder admirar esta obra-prima tão de perto.
O salão de oração pode acomodar 25.000 fiéis com uma área total de 20.000 m2. e a esplanada 80.000 fiéis (o complexo completo pode acomodar 105.000 pessoas).
O minarete (há apenas um, no entanto) é o mais alto do mundo. Até podias olhar para o tecto/cúpula do minarete por dentro, é lindo.

Eu estraguei todas as fotos dentro da mesquita. Por isso, deixo-te pesquisá-los no Google, se precisares. Seja como for, isto é impressionante. É uma mesquita moderna (1993), tudo é em concreto armado (feito por Bouygues), portas de aço, mas as decorações são acrescentadas em cima e feitas por artesãos marroquinos, então ainda parece que está lá há centenas de anos.
Tudo é super moderno e bem calculado. O tecto acima (madeira pintada) abre como um descapotável (para ventilação). Há um sistema de água dentro da mesquita, que é operado durante certos feriados religiosos. No andar abaixo estão as abluções. As mulheres podem rezar em uma espécie de mezanino decorado com madeira lindamente pintada. A única decepção é o mihrab, que francamente não é tão bonito como o resto da mesquita.

O teto <3

A sala de ablução

O oceano

Quando se sai da mesquita, pode-se ver o oceano de imediato. A mesquita tem vista directa para o oceano e é protegida por diques. As ondas são super fortes.

Aqui está, é um diário de viagem super curto porque não fizemos muito em Casablanca 😀
Do hotel, caminhamos 15 minutos para ir à estação de ônibus CTM, para uma viagem de 3 horas até Marrakech.

Parte 2: Dicas Práticas

Orçamento

• Hotel Kenzi Basma Hotel, 60 euros/noite link Reservas): muito espaço para trabalhar. O restaurante está sempre vazio, você pode trabalhar lá, o Wifi é excelente em áreas públicas
  • Visita da mesquita e do seu museu: 130dh/pessoa
  • Internet: 1 euro por Giga em 4G
  • Taxi hotel => mesquita : 12dh

Outros

• Do nosso hotel => A mesquita: o taxímetro lê 12dh. Foi a guarda do hotel que nos parou um táxi. Mas quando tentámos apanhar o táxi de volta para casa, nenhum táxi quis pôr o taxímetro, e tivemos de pagar 30dh
  • Coloquei aqui os horários para visitar a mesquita durante/fora do Ramadan

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *