Carnets de voyage,  Europe,  Islande,  TDM

Dia 4: Praias de areia negra, cascata de Svartifoss, igreja de relva

Hoje, o programa é bastante leve, então nos permitimos dormir um pouco antes de voltarmos para a estrada. A nossa pousada não propõe pequeno-almoço, pelo que perdemos tempo a fazer omeletas, sanduíches de todo o tipo (incluindo sardinhas que trouxemos de Portugal!) …

É apenas às 10 da manhã que tomamos a estrada, em direção à famosa praia de areia preta Reynisfjara, que vimos de cima ontem

Episódios anteriores : Dia 1, Dia 2, Dia 3

Parte 1: Diário de Viagem Parte
2: Dicas Práticas

Parte 1: Diário de viagem

Itinerário – dia 4

Para abrir este mapa no Google Maps, clique aqui

Parada 1: Reynisfjara Beach

O vento sopra muito forte hoje, na faixa dos 45km/h. Tenho que usar 4 camadas de roupa – t-shirt merino, velo, casaco & casaco + 3 camadas para baixo (leggings, calças, calças à prova de vento) para não apanhar frio. Estamos a usar botas hoje para não termos areia nos sapatos.

Nota: Esta praia é considerada perigosa porque uma grande onda pode vir de uma só vez (mesmo que pareça distante, nunca se está a salvo de um mini-tsunami). Na melhor das hipóteses, as coisas molham-se e as câmaras são destruídas; na pior das hipóteses… tem havido turistas a afogarem-se aqui porque de repente foram varridos por uma grande onda.

Daqui, vemos a península visitada no dia anterior, e a areia fina e preta como esta, eu gosto demais!

Na praia, há órgãos de basalto. Eu cito a Wikipédia

Os órgãos (por analogia com o instrumento) ou colunas basálticas são uma formação geológica composta por colunas regulares. Resulta da solidificação e contração térmica de um fluxo basáltico logo após a sua emissão. A parte inferior, que arrefece ou seca mais lentamente, fracturas da superfície até à profundidade sob a forma de prismas sub-verticais com uma secção transversal hexagonal de ordem decimal. Estas colunas são superadas por uma zona de prismas pequenos e menos regulares (ou “falso prisma”) que podem ser combinados em roldanas. Por extensão, as formações vulcânicas cuja composição não é basáltica são frequentemente referidas como órgãos basálticos.

A famosa “Giant’s Causeway” na Irlanda ou as cataratas e penhascos em Jeju têm a mesma estrutura.

Como a foto mostra, há muitas rachaduras nestas colunas, então não faça como os outros turistas, tente não escalá-las. Além disso, a pessoa que tira a foto (de costas para o mar), deve ter muito cuidado e verificar constantemente as ondas.

Nós continuamos um pouco e caímos nesta caverna absolutamente incrível! É tão bonito que vimos um casal a vir aqui para tirar fotos de casamento.

Stop 2 bis : Praia de Areia Preta

Damos a volta à montanha para chegar a esta bela praia de areia preta. Podemos ver as rochas à distância em nome de Reynisdrangar. Diz a lenda que eles são trolls petrificados pela luz do dia enquanto encalhavam um barco.

Nós aproveitamos estar em Vik (uma cidade bastante grande) para comprar gasolina.

Parada 2: Gruta Hjörleifshöfði

Vamos voltar para aquela caverna, fora dos trilhos batidos. O caminho que leva a ele não é o melhor, só temos de conduzir devagar, só isso. Há algumas passagens com neve. No entanto, a visão da carcaça de um carro de 4 lugares completamente destruído não tranquiliza muito os outros turistas. Um casal nos perguntou sobre o estado da estrada e decidiu que era demais para o seu pequeno carro.

É apenas no fim da estrada, a 10m da caverna, quando tem de conduzir na areia (dura), que uma placa indica que só são permitidos 4×4.

Infelizmente, apesar desta pequena aventura, a caverna é bastante decepcionante. Eu acho que quando o verão chegar e todo esse musgo for mais numeroso e mais verde, será algo bonito. Por agora, bem…

Aqui, no meio do nada, JB fica surpreso ao ver que o medidor de gás do carro não se moveu quando acabamos de adicionar 10 litros. Estamos um pouco preocupados, pensando: se o medidor não funcionar, podemos ficar sem gasolina sem darmos por isso.

De acordo com a Internet, o problema é conhecido com o nosso modelo de carro, basta abrir e fechar a tampa do gás. E aqui está a tragédia: ele não consegue abri-la e a chave do carro está presa na tampa. Ao forçá-lo um pouco, felizmente, ele consegue removê-lo. Que susto!

Achamos que não queremos ficar presos aqui, entre um campo de lava e o oceano. Voltamos para o posto de gasolina em Vik para tentar novamente. Se algo correr mal, vamos encontrar pessoas para nos ajudar. Ao virarmos da esquerda para a direita, finalmente conseguimos abrir a tampa do gás, colocá-la de volta, sem danificar a chave. E na verdade, o medidor de gás funciona novamente. Phew!

Pare 3: Laufskálavarða

Chegamos a Laufskálavarða, um monte de lava. Há um estacionamento na beira da estrada e podemos ver pilhas de pedras empilhadas. Aparentemente, eles têm de ser amontoados assim, quando lá vamos pela primeira vez, para que a viagem corra bem. Muitos turistas aproveitam esta paisagem de sonho para lanchar (há até 2 mesas de piquenique no meio da neve)

Stop 4: Grafarkirkja, stop #fail

Li que existem apenas 6 igrejas de relva na Islândia, incluindo Grafarkirkja. Então, fazemos um pequeno desvio para lá chegar. As paisagens são esplêndidas, a estrada é mais ou menos alcatroada, mas não é embaraçosa, só temos de conduzir devagar.

Assim que lá chegarmos, é a grande desilusão. Nós olhamos da esquerda para a direita, e vemos a única igreja na área. Vamos jogar o jogo das mil diferenças

O que pensávamos ver:

O que nós vimos:

WTF!! Eu estupidamente pensei que eles destruíram o antigo (que deve estar em mau estado) para construir um novo. A neve é bastante profunda e os meus passos estão a afundar (até ao meu bezerro). Felizmente, guardei as botas desta manhã. De qualquer forma, a incompreensão e a desilusão me esmagam. JB diz a brincar que dado o preço da gasolina, o meu erro custou-nos pelo menos 20 euros

Apenas consolo: esta igreja, no meio do nada, permanece esplêndida. Há um cemitério ao redor da igreja e como você pode ver na foto, é uma área local, não turística, então ninguém cuidou da neve (exceto a estrada).

Só à noite, enquanto procurava tranquilamente no meu computador, é que percebi que a igreja para onde eu queria ir era no Norte da Islândia, não no Sul. Phew! Fui à cidade com o mesmo nome que a igreja. Bem, eu postarei a foto da outra igreja quando chegar lá.

Pára cinco: Fjaðrárgljúfur Canyon, stop #fail

Outra paragem #fail du jour. De um clipe de Justin Bieber, há muitos turistas, então eles simplesmente fecharam o acesso a este lugar mágico para deixar a natureza descansar um pouco (confira as fotos no Google). Não há barreira, apenas um sinal como este. Sei que outros turistas vão lá de qualquer maneira, mas sou a favor de respeitar a natureza e as regras locais.

Stop 6 : Systrafoss

Enquanto na Nova Zelândia há banheiros públicos por toda parte, na Islândia não é o caso. O truque é encontrar a estação de serviço mais próxima. Os sanitários são reservados apenas para clientes a maior parte do tempo, por isso aproveite a oportunidade para encher o seu tanque, nunca se sabe.

Então foi assim que acabámos por almoçar na estação N1 não muito longe da Systrafoss. O cachorro-quente (pequeno) + bebida custa 630kr. (cerca de 5 euros). Esta é a opção recomendada pelos viajantes de baixo orçamento, porque você pode sentar-se e comer quente, sem gastar uma fortuna. Até o proprietário da nossa pousada no segundo dia nos disse que tínhamos de preferir postos de gasolina para um fast food/café em vez de ir a um café de verdade.

Pequena parada fotográfica para admirar a beleza desta cachoeira: Systrafoss, mesmo ao lado da estrada. Está dividido em dois. Systra significa “irmãs”. Você pode seguir uma trilha para ir até o lago acima, que alimenta a cachoeira. Não o fizemos porque queremos estar às 16:00 no Parque Nacional Skaftafell, que fica a uma hora daqui

Pára fotos

No caminho, parámos para tirar umas fotos rápidas. Neste caso:

• Foss a sidu: queda de água localizada em uma propriedade privada, mas você pode tirar uma foto da barreira (veja a 1ª foto)
  • Foss : a 30m de distância, uma cachoeira muito bonita (veja a 2ª foto)
  • Dverghamrar : as falésias do anão, também órgãos do basalto. Não fomos lá, mas se tiveres tempo, volta para nós
  • Então, na estrada, você verá um lugar mágico, cheio de musgos, líquens, ervas… não é muito bonito no momento, mas tenho certeza que no verão, será lindo (cf. a 3ª foto)

Parada 7: Svartifoss no Parque Nacional Skaftafell

Está sol hoje e feio amanhã, então dirigimos a toda velocidade em direção ao Parque Nacional Skaftafell, mesmo que isso signifique pular um palco (um garfo em Haoldukvisl para ir ver um glaciar – voltaremos lá amanhã).

A estrela do parque é a cascata de Svartifoss. Não há maneira de lá chegar sem andar, por isso as minhas perninhas vão ter de trabalhar hoje.

Então o site oficial do parque só nos mostra as trilhas para caminhadas doentias (5,5km no mínimo), e alguns blogs me assustaram muito (devo dizer que tenho uma imaginação transbordante). Então eu fui em modo “sobrevivente” enquanto o caminho é ultra fácil, e a ida e volta (se você só vai para a cachoeira e tomar exatamente o mesmo caminho para voltar) é apenas 3,6 km, então 1h.

Temos que subir, passar duas cachoeiras que parecem muito parecidas, o início do caminho é quase alcatroado. Dificuldade 0.

Então chegamos a um ponto de vista. É aqui que os visitantes cansados desistem porque a vista já é muito gratificante.

É a descida que é um negócio complicado. Nevou há alguns dias, o caminho está lamacento. A lama está misturada com as rochas para não escorregar, mas ainda tem de se ter cuidado. Em caso de neve, acho que tens de usar os grampos.

A vista de baixo é tão gratificante. Não conseguimos chegar perto da cascata, há uma plataforma de onde a admiramos. Mas é tão grande que a levamos nos olhos (é ainda mais bonita do que nas fotos). Vemos aqui os órgãos basálticos como o que vimos esta manhã na praia de areia preta, mas há pedaços que caíram (como em Jeju), é muito bonito! É esta cachoeira que inspirou a arquitetura da catedral em Reykjavík.

à direita da cascata: os mini-jactos de água fluem ao longo destas colunas, fazendo-as brilhar
à esquerda da cascata: as colunas são um pouco curvas por aqui, parece uma exibição petrificada de fogo-de-artifício

Agora temos que tomar uma decisão: atravessar uma pequena ponte e ir para um loop, com o risco de adicionar 2,2 km. Ou seguir o mesmo caminho de volta. JB opta pelo loop, e nós atravessamos a ponte para tomar outro caminho no caminho de volta. Estou aliviado por ver que não estamos sozinhos. Mesmo que a maior parte dos turistas sigam o mesmo caminho no regresso, 3 outras pessoas atravessam a ponte connosco.

Após 1km, um sinal indica um ponto de vista a 200m: Sjonarsker. Vamos, o outro grupo vai ao fundo sem ir.

Bem, eles estão errados! Porque depois de 200m (sobe de qualquer maneira), temos uma vista de 360° C sobre toda a área. Percebemos o impacto de duas erupções vulcânicas (séculos atrás), existem campos de lava até onde os olhos podem ver de um lado, e montanhas nevadas com enormes glaciares do outro lado.

Aqui está o glaciar que vamos ver amanhã (fiz zoom)

e fotos panorâmicas

O vento está a levantar, estamos um pouco frios. É quando vemos um tipo a correr por aí de calções. Para chegar aqui do outro lado, ele já deve ter corrido pelo menos 3 milhas. E parece que ele está a optar por mais 5 km. Está tudo a descer. Respeito!

A descida é mais fácil, em algum momento, se você seguir a trilha de caminhada do parque (S2), você tem que se ramificar. Mas nós somos rebeldes cansados e seguimos a seta até ao centro de informação. Neste caso, você tem que atravessar uma ponte para chegar ao caminho – para chegar ao estacionamento. No total, passamos duas horas neste parque.

Vá até o final do artigo para ler os conselhos práticos relacionados com este parque

Stop 8: a igreja da relva em Hof

Fazemos outra placa de paragem (que reservamos para amanhã de manhã) para conduzir até Hof, onde se encontra o nosso hotel.

É também nesta pequena cidade, situada na encosta da montanha, que se encontra uma das 6 igrejas de relva. É magnífico! E muito pequeno!

Os relevos de musgo que vês, são… são sepulturas. Os que têm datas e nomes são de 18xx. O telhado da igreja é feito de pedra e coberto com relva.

O nosso hotel

Esta noite estaremos hospedados no Hof 1 Adventure Hotel(link Reservas). A sala é pequena, mas bem equipada, com um pequeno lavatório e um canto de chá. O chuveiro é comunal. Não é muito bem avaliado porque os turistas que têm a má sorte de estar num bangalô (fora do edifício principal) não estão contentes. Mas quando se tem um quarto no edifício principal como nós, é muito correcto. Não nos apercebemos que não havia cozinha. Felizmente, ainda temos as sanduíches que fizemos esta manhã. Isso vai nos poupar de ter que pagar 35 euros pelo pequeno prato no restaurante do hotel.

O resto da nossa aventura islandesa está aqui (Dia 5)

Parte 2: Dicas Práticas

Hoje, percorremos 207 km. Tempo passado no carro: 3h30. Caminhada: 2 horas

Orçamento

• Gasolina: 5500kr
  • Cachorro quente + bebida: 630kr/pessoa
  • Estacionamento no Parque Nacional Skaftafell: 750kr/dia para um carro pequeno (até 5 vagas)
  • Hof 1 Adventure Hotel(link de reserva): 82 euros por quarto duplo, pequeno-almoço incluído.

Dicas

• Já te contei tudo sobre a segurança na praia de areia preta. Eu não tenho mais nada a dizer
  • Para Skaftafell National Park: você tem que pagar pelo estacionamento e a máquina está fora de serviço. Lembre-se de baixar o myparking.isapp o mais rápido possível
  • Para chegar a Svartifoss, localize o parque de campismo no mapa à esquerda do centro de informação. É aqui que começa o caminho para a queda de água.
  • À direita do centro de informação encontra-se o caminho para um glaciar (rota S1). Diz-se que o caminho é fácil (apenas 1km de distância). Não o fizemos porque vamos visitar dois deles no dia seguinte de carro.

Esta é a que você verá de perto seguindo o caminho S1 (foto tirada da estrada, de carro)

• Não é preciso seguir a rota S2 para ir até à cascata. Você pode seguir os sinais para ir ao Svartifoss e depois
    • opção 1: você faz exatamente o mesmo caminho de volta (3,6km de ida e volta do estacionamento)
    • opção 2: ou você faz como nós: após a cachoeira, atravesse a ponte, vá até o mirante de Sjonarsker, desça novamente, depois siga as setas apontando para o centro de informações (4,2km de ida e volta do estacionamento, demoramos 2 horas)
    • opção 3: você segue a trilha S2 (5,5km), que passa por Sel (um velho redil) com seus telhados de pasto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *