Amérique,  Bolivie,  Carnets de voyage,  TDM

Falha épica em Santa Cruz (Bolívia)

Raramente tem sido um dia assim tão podre.
Começa com uma longa espera no aeroporto de Sucre: devido à forte chuva em Santa Cruz, o nosso voo está duas horas atrasado. Ter um vôo para o Paraguai no dia seguinte, nosso único desejo é chegar em Santa Cruz a tempo e não perder nosso vôo para Assunção.
O cenário visto do avião é incrível. Eu nunca vi tantas montanhas (até onde os olhos podem ver). Infelizmente também vemos muitos rios secos.
Chegando em Santa Cruz descobrimos uma cidade enorme, muito grande em comparação com La Paz ou Sucre.
Aos sábados, a vida chega a um impasse em um país muito católico. As missas são celebradas de manhã à noite. Mesmo no centro da cidade é difícil encontrar um restaurante aberto (também são 15:00 horas). Vemos um bom restaurante japonês para a noite mas quando chegamos lá, o restaurante já não existe 🙁
O dia não teria sido tão podre sem aquele último incidente por volta das 23:00. Alguém está a fumar na varanda. Perturbado pelo cheiro, eu levanto-me para fechar a janela da baía. É muito pesado, eu coloco um pouco de força e como num pesadelo, toda a janela da baía se desfaz em pedaços.
Como é que isso é possível? Estou à espera dois segundos para ver se é um pesadelo ou não. Não, não é. É real. A recepcionista bate à porta e pergunta se está tudo bem.
Há cacos de vidro no chão e eu estou descalço. Andando sobre ele, algumas pequenas lascas fazem-me sangrar um pouco, mas felizmente não fez mal a ninguém. A cortina em frente à janela levou tudo no meu lugar.
Estou todo a tremer, tenho mais medo por mim do que pela nota salgada que vai chegar no dia seguinte. Ainda estou a lutar para perceber que não tenho nada.
A recepcionista tem a presença da mente para nos mudar imediatamente para outra sala.
O timing não é o ideal: estamos no meio do WE, é impossível chegar ao nosso seguro (o quadro telefónico de 24 horas só trata de emergências médicas) e temos um táxi para o aeroporto no domingo de manhã às 10 da manhã seguinte.
Claro que, no dia seguinte, um cara passou para avaliar os danos, o dono do albergue olhou para a câmera para confirmar minha versão dos fatos (considerando os danos, eles realmente pensaram que eu joguei algo contra o vidro). E a quantia cai: 180 dólares!
Após 5 minutos de negociação em espanhol com o meu escasso vocabulário, conseguimos baixar para 150$, o preço é alto porque o vidro é importado blá blá blá blá. Acho que não estamos muito enganados, acho que é vidro de boa qualidade, senão teria partido como um espelho, causando muito mais danos. Deve ter havido um defeito em algum lugar, não é a primeira vez que fecho uma janela um pouco rápido demais. Mas, felizmente, estamos na Bolívia e não na Argentina, a conta teria sido muito mais cara.
Infelizmente, a responsabilidade civil do nosso seguro à volta do mundo parece não cobrir este tipo de incidente. E mesmo que o cobrisse, a franquia é de 150 euros.
Pronto, isso é outra lição para mim, para nós. Não sabemos o que nos pode acontecer, é necessário um pouco de precaução (seguro, comunicação de detalhes de viagem a familiares…), especialmente no estrangeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *