Carnets de voyage,  Europe,  Monténégro,  TDM

Bocas de Kotor, La Serpentine, Herceg Novi & Perast (Montenegro)

Depois de dois dias de descanso em Dubrovnik , Croácia, sob um sol esplêndido, partimos para Montenegro no dia 21 de dezembro de 2020.

Nota: este artigo faz parte da nossa viagem de carro Croácia – Montenegro. Para ler as partes anteriores, clique aqui : #1, #2

Parte 1: Diário de viagem
Parte 2: Dicas Práticas

Covid & Timing

Nesses tempos incertos, o timing é fundamental. Muitas culturas têm acesso a uma espécie de calendário baseado na astrologia. Basicamente, a localização dos planetas pode influenciar os humanos. Normalmente, nem sequer me preocupo em consultar este calendário, mas devido aos acontecimentos incertos dos últimos meses, numerosos eclipses, lua de sangue, alinhamento dos planetas em abundância, tenho de calcular a chegada exacta a Montenegro para evitar encerramentos de fronteiras ou restrições demasiado rigorosas, o que poderia estragar totalmente as nossas férias de Natal.

Foi assim que escolhi chegar a Montenegro em 21 de dezembro de 2020, uma data importante porque Júpiter e Saturno estão alinhados com a Terra esta noite. estão muito próximos um do outro.

Outra data importante está prevista para daqui a alguns meses e quero estar numa situação estável nesse dia para que Montenegro não seja escolhido ao acaso: podemos ficar lá durante 3 meses, portanto até 22/03/2021 sem preocupações, enquanto espero que tudo se torne um pouco mais normal.

Ainda estávamos no início de Dezembro quando tomei esta decisão e obviamente não tínhamos conhecimento das restrições à circulação entre as regiões croatas, impostas a partir de 22 de Dezembro de 2020, nem da descoberta da mutação Covid e das restrições apertadas em toda a Europa a partir de 20 de Dezembro, nem da obrigação de um teste PCR negativo nas 72 horas seguintes para entrar no Montenegro a partir de 24 de Dezembro de 2020.

Basicamente, caímos pelas fendas quando saímos em 21/12, não fomos afetados pelas restrições croatas ou montenegrinas, e chegamos ao Montenegro de uma boa maneira.

Dubrovnik – Tivat

Herceg Novi está mesmo ao lado da fronteira croata, mas optamos por ir para Tivat porque há tarifas vantajosas de aluguer de automóveis com a Hertz em Tivat : 10 euros/dia, sem obrigação de cartão de crédito ou seguro + uma oferta (temporária) de 30 euros em dinheiro com a American Express. Como estamos em baixa temporada (+ Covid), não há ônibus entre Croácia e Montenegro, temos que pagar uma transferência privada para chegar lá. 90 euros para duas pessoas de Dubrovnik.

Se a primeira parte da viagem é super agradável (vista do mar), a segunda parte é de bof bof, você só vê as árvores. Os funcionários da alfândega fazem muitas perguntas ao nosso motorista que, felizmente, responde no nosso lugar. Ele diz que esta fronteira não é tão fácil de passar, nomeadamente em transferências privadas, porque é um ponto de passagem para os traficantes de droga vindos da Albânia. Em época alta, esta fronteira muito movimentada pode levar 2 horas!

Você verá sinais “Crna Gora”, é o nome do país que significa “montanha negra”. Monte negro, que vem do italiano, também significa “montanha negra”.

Assim que chegamos a Herceg Novi, ficamos chocados ao ver tantos edifícios feios de concreto que nos lembram que a antiga Iugoslávia era um país comunista. Depois da harmonia arquitetônica em Dubrovnik, é difícil! Felizmente, assim que vemos a boca de Kotor (que muitas vezes levo para um lago, mas não é um lago), ficamos tranquilos com a nossa decisão.

Apanhamos um ferry para atravessar a parte mais estreita da boca da Kotor (para chegar a Tivat mais rápido, a travessia leva apenas 5mn – e custa 4,5 euros/cruzamento, está incluído no preço da transferência).

Fomos deixados no aeroporto de Tivat. Enquanto procuramos o escritório da Hertz, uma senhora gentilmente nos pergunta se precisamos de ajuda em inglês perfeito. Ela até liga para a Hertz para perguntar onde eles estão (foi mal geolocado no Google Maps). É sempre um bom sinal quando o primeiro contacto com um local é tão bom.

Dia 1

Como há o alinhamento dos planetas esta noite, optamos por um local super tranquilo, um pouco alto para que eu possa observar as estrelas (e os planetas) a olho nu. As aldeias à volta da boca de Kotor são ideais para isso. Com relevos espectaculares, o resultado de forças tectónicas extraordinárias, onde as placas africanas e europeias se encontram. Além disso, quem diz placas tectónicas diz terramotos. O de 1979, de magnitude 7, é a causa de muitos danos (e explica em (mini) parte das construções de concreto que substituem as antigas construções de pedra). O tributo humano é de 90 mortos, milagroso porque um primeiro pequeno tremor levou os habitantes a evacuar todos os edifícios que depois desabaram.

Aqui está a vista do nosso quarto de hóspedes (22 euros/noite, com varanda, link Reservas)

Não sabíamos disso, mas sem o toque de recolher à noite, poderíamos ter ido a restaurantes ou cafés em altitude. Muitos deles têm telescópios ! Pense nisso se você for lá em agosto.

Em qualquer caso, o tempo está lindo e estamos encantados por desfrutar do sol que dá incríveis tons de azul na boca de Kotor, mas também nas montanhas ao redor. Kotor é um pouco como um enorme lago, que se comunica com o Mar Adriático a poucos quilómetros de distância.

Há vários rios e nascentes que descarregam aqui, mas a água permanece salgada, daí as muitas fazendas de mexilhões e ostras. As ostras aqui são riquiquiqui e algumas quintas vendem-nas por 4 euros cada. Avistámos uma quinta que vende entre 1,5 e 2 euros e que serve mexilhões (cozinhados), vamos mantê-lo informado.

Para o nosso primeiro restaurante em Montenegro (sim, os restaurantes estão abertos todos os dias até às 19h), a nossa B&B recomenda um restaurante muito elegante e famoso num ambiente de conto de fadas: Stari Mlini. É um velho moinho, na beira-mar, servindo frutos do mar frescos. Os peixes são vendidos por peso e quando JB opta pela “captura do dia”, é-lhe apresentado dois peixes super frescos, que tem de escolher 😀 Quanto a mim, opto por um prato com tinta de lula “à la dalmate”, servido com uma espécie de sêmola. Não é transcendental, mas é comestível. O serviço é impecável: o garçom prepara o peixe retirando as espinhas para JB

A água é hiper transparente, parece-me que é mais difícil pescar quando a água é tão bonita porque os peixes nos vêem (nós também os vemos soberbamente, sem a necessidade de snorkel). Mas isso não desencoraja os pescadores, vimos muita coisa no barco deles. Aqui estão algumas fotos tiradas do restaurante:

Descobrimos algumas árvores que desconhecíamos, incluindo uma com frutas tão suculentas que parecem pedaços de geléia. Dá vontade de comer demais! Mas dizemos a nós mesmos que se nem os pássaros lhe tocam, pode não ser comestível 😀

A hora de ir às compras, conduzir ao longo de parte da boca do Kotor… e já está escuro. O pôr-do-sol é por volta das 16:20.
Às 17:00, parece que já são 23:
00.
Depois de ter passado vários invernos na Ásia e América do Sul, esquecemos como é o inverno na Europa rs

Paramos em um restaurante no caminho e pedimos comida take-away (os restaurantes fecham às 19h no momento, então é melhor comprar comida take-away), incluindo uma paella de frutos do mar (que eles chamam de risoto de frutos do mar aqui). Infelizmente, tenho uma intoxicação alimentar esta noite e isso vai me desencorajar por vários dias de comer frutos do mar quando é a especialidade da área.

A boa notícia é que reservámos este alojamento para 2 noites, por isso tenho tempo para recuperar (mudar de alojamento no dia seguinte a uma intoxicação alimentar teria acabado comigo).

A Estrela de Natal

A nossa B&B está localizada na encosta de uma montanha, como a maioria das casas aqui. Todos temos a vista na boca do Kotor, sem nos virarmos uns para os outros, é óptimo. Apesar das nuvens, eu posso observar a aproximação entre Júpiter e Saturno, é engraçado porque parece que vemos o dobro. Infelizmente quando elas estão alinhadas, as nuvens chegam e escondem-nas. Como sempre, nunca consigo observar correctamente as estrelas ou os planetas. Na Internet, eles dizem que a Estrela de Belém é provavelmente devido a outra conjunção, formada pela aproximação de Júpiter e Regulus. Enquanto outros afirmam que a Estrela de Belém na época do nascimento de Jesus era um cometa. Em quem devemos acreditar?

Nota: finalmente, depois de olhar para as fotos tiradas em todo o mundo, os planetas ainda se mantinham distantes uns dos outros. O que eu tinha visto a olho nu era a conjunção antes das nuvens chegarem. Porque esses planetas não estavam alinhados com a Terra. Não conseguias ver a estrela de Natal, mas conseguias ver uma estrela dupla. Por uma vez, consegui observar um importante fenómeno astronómico, ahihihi

Dia 2

Por causa de uma intoxicação alimentar, só me levanto ao meio-dia. Só nos restam 4 horas e meia de sol. Temos tempo suficiente para visitar o centro histórico da cidade de Kotor, que é absolutamente lindo. As ruas vão em todas as direcções (para que os inimigos se percam na cidade em caso de ataque).

um caminho que leva às muralhas da cidade, depois uma igreja, depois uma fortaleza na encosta da montanha. Tipicamente o estilo de construção que eu gosto: é muito “Senhor dos Anéis”. Ohlala! Lindo! Faz-te querer. Mas é acessível a pé, voltamos noutro dia, quando eu estiver em grande forma.

A vista do porto de Kotor não é a mais bonita, mas é agradável de qualquer forma

Entretanto, estamos a ter um almoço rápido… antes de tomarmos a estrada da montanha para o topo do Monte Lovcen.

A Serpentina

Esta estrada foi criada em 18xx para ligar Kotor e Cetinje (antiga capital do Montenegro). Há 25 curvas de 17 km. Felizmente (1) JB está confiante nas montanhas (2) não há ninguém (3) o nosso pequeno carro é muito útil (4) as curvas são estudadas para que até um autocarro possa passar. Se a estrada não for muito larga, há espaço para evitar o carro da frente. Ao contrário dos croatas, os montenegrinos são um pouco mais cuidadosos em tais estradas.

Há tantos pontos de vista que nos sentimos tentados a parar a cada dois minutos.

O primeiro ponto de vista é este

A segunda é esta (coordenadas Google Maps). Na época alta, deve haver uma loja de lembranças, mas hoje está fechada.

Consegue-se ver melhor a outra parte da boca do Kotor a partir daqui..

A terceira é esta (coordenadas Google Maps). Que surpresa! O café de alta altitude(Horizontal Cafe) está aberto (um chá = 1,5 euros). Com WC em adição. O homem fala algumas palavras francesas e nos emprestou binóculos para observar as casas ao redor da boca de Kotor. Podemos ver absolutamente tudo, mesmo os peões a quilómetros de distância! Ele também está equipado com um telescópio se necessário (mas não estava funcionando quando passamos por ele).

Anecdote: a electricidade para o café vem de um gerador ligado ao motor do carro do proprietário. Quando ele tem de preparar algo como os nossos chás, liga o carro 😀 Pensei que estava com problemas quando vi que o carro estava registado na Bretanha. Ele explica que gosta de fazer negócios, que voou para Paris para comprar o carro e o trouxe de volta por estrada!

Temos tempo para apreciar a vista antes que o nevoeiro cubra tudo e esconda completamente a paisagem. Que sorte! Que timing!

Bem, não vale a pena ir até ao topo. Voltamos noutro dia. Temos de seguir pelo mesmo caminho. Tomar a outra estrada teria acrescentado mais uma hora e meia. Então aqui vamos nós novamente para 25 curvas apertadas 😀

No menu do jantar desta noite: pratos comprados no catering do supermercado Aroma. Tudo é barato em Montenegro, é uma sensação boa após vários meses de grandes despesas na França e Itália.

Dia 3

Existem restrições de viagem em 24, 25, 26, 27 de Dezembro (não podemos mudar de região) por isso hoje (23/12) é a nossa última oportunidade de mudar de região . Estamos a reservar um hotel 5 estrelas para passar o Natal com calor e luxo na região de Budva. Está enevoado esta manhã e admiramos a vista do nosso quarto de hóspedes (link Reservas). Nunca me vou cansar disso.

Mas antes disso, vamos visitar Perast, uma cidadezinha gira junto à água.

vista de Perast do outro lado

Enquanto lutamos para encontrar um lugar de estacionamento, um cavalheiro nos mostra um lugar… antes de revelar suas intenções comerciais: ele tem um barco e pode nos levar para a ilha oposta para visitar Notre-Dame-du-Rocher. É a única igreja aberta neste momento porque ontem houve uma inundação e a senhora da limpeza veio limpar hoje, daí a excepcional abertura da igreja (é o que ele nos diz de qualquer maneira). ESTÁ BEM

Descobrimos a pé que há outros lugares de estacionamento muito mais acessíveis no final da aldeia ahahha, por isso o seu “ajudante” estava totalmente interessado. Idem, a visita da ilha em frente, será para mais tarde, porque ficaremos em Montenegro 3 meses. Em qualquer caso, a taxa anunciada é de 10-15 euros por pessoa AR em época baixa. A igreja em questão é a da ilha da esquerda.

Neste momento, apenas dois restaurantes estão abertos e ambos têm mesas 5 estrelas com uma vista de 5 estrelas da boca de Kotor. Um deles tem um menu diário a 5 euros!

Esta vila é tão bonita que muitos B&Bs e Airbnb na margem oposta colocam “vista de Perast” no título para atrair turistas ahaha. Outro restaurante gastronómico com vista para o Perast é o Verige 65. Há sempre pessoas em frente a este restaurante, seja para tirar uma foto ou para tomar uma bebida, pois a vista é de tirar o fôlego.

Penso que a aldeia tem muito encanto porque é uma das poucas a ser feita de pedra (muitas outras são feitas de betão). Infelizmente as casas são todas compradas por russos, por isso a aldeia torna-se uma aldeia fantasma na época baixa.

A tomar banho na boca do Kotor?

É uma boa idéia, mas você tem que estar ciente de que não há infra-estrutura e que as praias são pequenas e empedradas. A água é transparente, no entanto, não há ondas.

Herceg Novi

Apressamo-nos até Herceg Novi para corrigir a nossa primeira impressão dos edifícios de betão da cidade. Tem uma cidade antiga bastante encantadora , mas começamos com um café/restaurante vegan na beira-mar Peters Pie & Coffee (a quiche é 3,6 euros, a limonada é de morrer). O local não é fácil de encontrar sozinho, você tem de o conhecer. Só para estacionar, é difícil. É melhor optar imediatamente pelo estacionamento privado (1 euro/h) em vez de tentar encontrar um lugar na rua (0,4 euro/h).

OMG, eles ainda fazem memórias como no Vietname há 20 anos! Até o Vietnã entendeu que era kitsch 😀

Então, para visitar a cidade velha de Herceg Novi, você tem que querer, porque há muitas escadas para subir. Se subirmos até as fortalezas, isso vai acabar comigo, então estou contente com sua praça Bellavista, que não é um ponto de vista contrário ao seu nome.

A pequena igreja ortodoxa no meio da praça é tão gira. Junto a ela, há uma mola. Infelizmente a água está fria (eu teria gostado tanto de uma fonte quente) mas muitas pessoas vêm aqui para encher suas garrafas de água (ou beber diretamente da fonte da aldeia, há torneiras e tudo).

Ainda temos 1 hora antes do pôr-do-sol e já temos que pegar a estrada novamente para chegar ao nosso hotel perto de Budva. No caminho, o pôr-do-sol no Mar Adriático é um momento mágico, infelizmente não capturado em foto porque não conseguimos encontrar um lugar para estacionar na estrada sinuosa com apenas 2 pistas

De qualquer forma, o pôr-do-sol em Montenegro é sempre uma boa ideia

Parte 2: Dicas Práticas

Orçamento

• Transferência privada :
    • Dubrovnik – Herceg Novi : 45 euros/carro para 2-3 pessoas
    • Dubrovnik – Aeroporto de Tivat: 90 euros/carro para 2-3 pessoas
    • Você pode fazer parte do nosso programa em um dia de Dubrovnik por 56 euros/pessoa (link Civitatis)
  • Aluguer de automóveis (Hertz Tivat) : 10 euros/dia
  • De vez em quando, temos ofertas com a American Express (mais informações aqui) sobre hotéis ou aluguéis de carros
  • Quarto de hóspedes: 22 euros/noite para 2 a 3 pessoas, vista sobre a boca do Kotor, link davaranda Reserva

Para os seus pedidos de excursões ou visitas guiadas em Kotor e arredores, por favor consulte as ofertas da Civitatis ou Viator (uma empresa Tripadvisor)

Gostou do artigo? Leia aqui todos os nossos artigos sobre MontenegroTodosos
endereços partilhados neste artigo estão também disponíveis no nosso Google Maps personalizado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *