Asie,  Carnets de voyage,  Chine,  TDM

2,5 dias em Pequim / Beijing (China) : Diário de viagem + Guia

Depois da Coreia do Sul, devemos passar o verão na Austrália, mas o irmão de JB vai se casar em setembro na França… então decidimos refazer nosso itinerário e voltar a Paris, depois ficar na Europa por alguns meses. Antes de regressar à Europa, JB teve a boa ideia de nos desenhar um itinerário um pouco exótico: Jeju => Pequim (2,5 dias) => Astana (escala) =>Paris.
Parte 1: Diário de viagem
Parte 2: Dicas Práticas

Como chegar lá

Jeju é um destino cada vez mais popular na Ásia e há muitos voos directos das principais cidades asiáticas para/de esta pequena ilha coreana. A rota Jeju – Beijing é directa com a China Eastern Airlines, 226 euros por pessoa com 1 peça de bagagem de porão.

Visto

Como temos um bilhete para Paris 3 dias depois, não temos que pagar, nem pedir antecipadamente um visto de entrada (JB explicou aqui as condições para obter este visto de trânsito gratuito que é válido até 144h – 6 dias). Quase tivemos um pequeno problema porque não pensávamos em imprimir a reserva do hotel, nem o bilhete de avião Beijing – Paris – e não podíamos acessar nossos e-mails (os serviços do Google não funcionam na China, além disso, o wifi do aeroporto pediu uma senha). Felizmente, JB tinha estes e-mails offline no seu telefone. De qualquer forma, imprima tudo, não seja muito relaxado como nós 😀

Transporte Aeroporto => Hotel

No aeroporto, estou aliviado por ver que posso levantar dinheiro do Banco da China sem custos. Para ser amplo, retiramos 1900yuan (243 euros), a máquina só nos dá 100yuan notas (é a maior nota que existe). Compramos um cartão SIM sem dificuldade na China Mobile (100yuan, 10Gb durante 7 dias). Estamos surpreendidos por os funcionários falarem muito bem inglês.
Mas é quando você sai que tudo fica complicado. O hotel (Beijing Prime Hotel Wangfujing) disse-nos que havia um vaivém n°13 para Wangfujing. Mas não conseguimos encontrá-lo. E ninguém fala inglês. E então, olhamos com mais cuidado os sinais e entendemos que não é mais o n°13, mas o n°10. Que temos de comprar o bilhete num lugar, depois olhar para o mapa detalhado numa cabine azul em frente à plataforma do autocarro, para saber em que estação temos de sair exactamente. Parece complicado, mas se fores a Pequim, quando lá chegares, saberás exactamente do que estou a falar.
Somos então deixados na estação da Jinbao Street Route. Ainda estamos a 1,5 km do hotel, a 25 minutos a pé. Somos mesmo preguiçosos a andar com toda esta bagagem. As nossas tentativas de parar um táxi e pedir-lhe para nos levar até ao hotel falham – porque os táxis não querem fazer uma viagem tão curta (teria trazido 20yuan no máximo, ou 2,56 euros se tivessem colocado o taxímetro).
Um táxi na paragem chama-nos, o motorista fala inglês. Ele se oferece para nos levar ao hotel por 80yuan, e então, após a negociação (JB agora é super bom em negociação), concordamos em 50yuan (fora do preço para a China, mas é um preço muito bom para os turistas). Na verdade, o motorista quer aproveitar para nos vender uma viagem de ida e volta à Muralha da China no dia seguinte por 700yuan. Que pena para ele, já marcamos uma visita no dia seguinte.

Flashback

Visitei Pequim quando tinha apenas 15 anos de idade. Fui à China para um festival de música em Tianjin com o meu conservatório. Guardei uma grande memória disso, fizemos uma visita a Pequim durante uma semana e levamos todo o nosso tempo. Pequim não estava poluída naquela época, as pessoas eram adoráveis, especialmente porque éramos apenas um bando de crianças inocentes. Sempre que entrávamos num táxi, os motoristas, apesar da barreira linguística, tentavam mostrar-nos o que havia para ver na cidade, e insistiam em dar-nos troco para o yuan mais próximo. Em frente ao nosso hotel, havia um restaurante que era bom demais, com todos os tipos de espetos para churrasco. Foi realmente uma viagem inesquecível em um mundo perfeito!
Mas desta vez estou um pouco nervoso por viajar para a China. Toda a gente fala da poluição, da parede chinesa apinhada, onde se pode ficar preso durante 30 minutos sem poder avançar 1 cm… Por isso JB reservou um hotel (Beijing Prime Hotel Wangfujing) no centro de Pequim, 5 estrelas… se o choque cultural for insuportável, eu posso sempre ficar no hotel.
E depois… nem pensar! Tivemos muita sorte. A cidade está menos poluída que o habitual, e chove mesmo no final do dia, tornando o ar muito agradável e um pouco fresco.
Bônus: esperávamos ver pessoas cuspindo em todo lugar, mas na verdade elas cospem quando viajam ao exterior, mas não cospem em seu próprio país. Esperto!

Dia 2

Visita guiada à Grande Muralha da China

Depois de uma noite muito boa onde dormi como um bebé (1 hora de diferença com a Coreia dá-me mais 1 hora de sono), levantamo-nos calmamente e esperamos pelo nosso guia em frente à recepção às 9:30 da manhã.
O passeio custa-nos 298 yuan/pessoa. Podíamos ter feito uma viagem de ida e volta de 240 yuan. Mas como aqui ninguém fala inglês, achamos mais fácil reservar o passeio através do nosso hotel, e ser buscado em frente ao hotel. Somos apenas 10 em uma van, e o guia nos explica muito bem as diferentes construções da Grande Muralha da China, feitas por 5 dinastias chinesas. A parte que visitamos hoje é a mais calma (Mutianyu), mas também a mais recente (600 anos de idade). É claro que se pode visitar a parte que tem mais de 2000 anos, ou a parte não restaurada, etc., mas a frequência não será a mesma.
Depois de uma hora e meia de carro, finalmente chegamos.
O bilhete de entrada está incluído no tour, mas o cabo (quase obrigatório) não está. Nós optamos pelo cabo para subir, e o tobogã para baixo, o que faz 120yuan/pessoa.
Está a 98 graus. Mas a telecadeira está aberta (como para esquiar), é bastante engraçada. Você pode ver que eu tenho uma máscara anti-UV – uma invenção japonesa – e um chapéu que você não vê, não é por causa da poluição, mas porque o sol bate com muita força e queima minha pele.

A Grande Muralha já pode ser vista

Tudo é tão tranquilo, tão bonito, tão verde 😀 Nada a ver com a Grande Muralha perto de Pequim que eu visitei quando era criança.

Quando chegamos ao topo, temos duas opções, ir para a direita e suportar a diferença de altitude:

Ou ser um jogador pequeno e ir para a esquerda, só para dizer “pisei” 😀 Sendo uma pessoa com deficiência desportiva, claro que escolhi ir para a esquerda, mesmo que suba um pouco.

As torres que você vê a cada 100m ou mais são os únicos lugares onde você pode obter sombra. Há uma corrente muito agradável. No passado, estas torres também eram usadas para enviar mensagens. Basta fazer uma fogueira (com fezes de lobo para conseguir mais fumo) e adicionar ervas para dar boas cores => a mensagem é transmitida de uma torre para outra.
A ideia é apenas caminhar e caminhar, não há destino porque a Grande Muralha tem mais de 8000 km de comprimento, podemos continuar assim durante anos. Nosso guia nos disse para voltar ao mesmo lugar para pegar o cabo certo (existem vários cabos de fato), caso contrário corremos o risco de ir para outra cidade ahahaha

O que há de errado com este lugar?

Depois vamos para baixo num tobogã. Você tem que esperar na fila por 20 minutos, mas a descida dura apenas 5 minutos. Parece um tobogã, com um freio que é muito eficiente.

Assim que lá chegarmos, vai chover durante uma boa hora. O cabo é interrompido, os outros turistas do nosso grupo ficam presos lá em cima e são forçados a caminhar até ao fundo. Como resultado, como já estamos muito atrasados, não temos que fazer uma parada de compras que foi planejada no passeio (todos os passeios incluem uma ou mais paradas de compras, se não queremos uma parada de compras, o passeio pode custar de 2 a 3 vezes mais).
Ainda muito em forma, depois de deixar o hotel, pedimos ao porteiro do nosso hotel para nos chamar um táxi para nos levar à Praça Tiananmen. Mas está chovendo e nenhum táxi está disposto a aceitar uma viagem tão curta (são apenas 2km de distância, mas 50mn a pé). E então, não sei por que milagre, outro concierge vem falar conosco apenas em chinês e nós conseguimos entendê-lo: temos que pegar o metrô, linha 5, para Tiananmen.

Praça Tiananmen

Equipado com o aplicativo Apple’s Maps (porque, é claro, o Google Maps, Google etc. estão fora de ordem na China), seguimos as direções sem qualquer dificuldade para chegar à estação de metrô. Pronto, grande surpresa! O metro está menos cheio que em Paris, e mais limpo que em Paris. Que alívio! Pensei que ia ser esborrachado como uma mosca. Este é o metro na hora do rush:

Quando se sai do metro, vê-se um belo edifício, mas não se sabe o que é.

E então você entende que tem que caminhar, contornar as barreiras e depois passar por um posto de controle para chegar à praça. Tens de mostrar o teu passaporte para entrar. Deixamos o nosso no hotel, felizmente tivemos um scan no nosso telefone que foi suficiente.

Estamos surpreendidos por ver muita gente chinesa sentada no chão, a passear… Há alguns caminhões de comida vendendo bebidas e petiscos. Acho que estão todos à espera do pôr-do-sol.

Depois vamos ao restaurante Pato Assado Qanjude mesmo ao lado da Praça Tiananmen, sem reserva prévia (tipo Quanjude (Tian’anmen Branche) no aplicativo iPhone Maps). Tornou-se uma cadeia agora, eles têm restaurantes por toda Pequim. Este é o restaurante que inventou a receita do Pato de Pequim. Ah ah! Sentimo-nos tão privilegiados por descobrir a receita original. Então, nós não entendemos bem o menu, mas o gerente do restaurante escolheu para nós: o pato inteiro lacado com panquecas, pepino e pimenta em cima. Podemos ter alguns pratos extra (miudezas, sopas, etc.) mas somos apenas dois, por isso um pato já é muito.

Os chineses tendem a vir aqui como uma família e encomendar cerca de dez pratos.

JB não conhece de todo o princípio e está encantado por ver um chefe vir com um pato e cortá-lo à nossa frente. Acho que ele perguntou como queríamos que ele cortasse o pato, mas também não sabíamos quais eram as opções, por isso o convidamos a fazer o que ele desejava.

Tudo é cortado em pequenos pedaços (excepto as asas). Todas as miudezas, pescoço e cabeça são guardadas pelo restaurante e serão usadas para cozinhar outros pratos (custo extra). Então só ficamos com o peito de pato e as coxas. E claro, esta é a própria definição do larqué do pato, a pele é extremamente crocante.

A preparação do pato de Pequim começa assim que o animal nasce. É engordado à força durante dois meses e depois abatido assim que pesa cerca de 3 quilos. Depois é inflado com ar sob a pele, esvaziado das suas entranhas, cozido, revestido com mel e seco. Durante a torrefacção, a carne de pato é cozida por dentro, pulverizando-a com água a ferver. Na receita tradicional, o pato é morto com 24 a 48 horas de antecedência. Fazendo uma incisão na alcatra e soprando, a pele é retirada da carne e o pato é então revestido com uma mistura contendo mel e outros ingredientes e finalmente pendurado em uma sala bem ventilada.

Não parece que haja muito para comer, mas garanto-lhe que tivemos muitos problemas em terminá-lo. Também nos é dado um caldo (tem um sabor muito bom).
Para comer o pato lacado, colocamos um pouco de molho na panqueca, um pouco de peito de pato + um pouco de pepino + cebola + pimenta, enrolamos tudo e comemos.

É bom, mas confesso… com HONTE, que prefiro a receita do pato lacado de Tang frères (o supermercado em Paris) ahahahha porque o pato aqui não está bem marinado, falta-lhe sabor.
Uns minutos depois, dão-nos os ossos de pato, fritos. Nós realmente não sabemos como comê-los (não há muita carne sobrando neles), então tiramos apenas uma foto.

Não foi a refeição da nossa vida, mas estamos muito felizes por termos vivido esta experiência e descoberto a receita original.

Dia 3:

Hoje, temos um compromisso às 7:30 na recepção para fazer o city tour com outros hóspedes do hotel. Há muito tempo que não fazemos uma digressão organizada. Depois de 2 anos de turnê ao redor do mundo com muitos mochileiros, a companhia de nossos day-trippers (e hóspedes de hotel 5 estrelas) é como uma lufada de ar fresco. Eles estão aqui para (curtas) férias, são muito mais zen, menos críticos, menos conscientes do preço e mais maduros/antigas. Enquanto os mochileiros são muitas vezes muito sensíveis a cada esquema, cada yuan pago em excesso, e criticam mais abertamente que o visitam, comparando-o com outros. Em troca, os mochileiros têm mais histórias engraçadas para contar:D
É sábado, estão 98 graus. O guia nos incentiva a comprar muita água antes de entrar na Cidade Proibida para nos hidratar, pois não teremos necessariamente tempo de parar para comprar alguma. Aqui está o mundo que há um sábado em frente à Cidade Proibida. Creio que o número de bilhetes vendidos é “limitado” a 80.000 por dia.

Apesar de todas essas pessoas, nossa guia é super eficiente, ela nos conta cada vez que passamos uma porta.

Por causa do mundo, muitas vezes passamos pela porta ao lado para ir mais rápido e evitar a multidão.

As cores são incríveis, é renovado, mas tudo é perfeito até ao último detalhe.

Alguns vão achar a visita demasiado rápida, mas com esta multidão e o sol a pôr-se, estamos encantados por deixar este lugar rapidamente.
Foto em modo de bastidores, que rimos um pouco: eu em modo “turista asiático” 😀 para escapar ao sol e ao calor, bate demais.

Depois somos levados para uma paragem de compras. Explicam-nos como é feita a seda e mostram-nos outra técnica que nunca vi antes: usar o casulo do bicho da seda, puxando-o para criar um material tão macio, anti-bacteriano e regulador do calor para o chão. Ohlala, é tão macio! Sinto que vou ceder, até a vendedora nos mostrar um edredão que eles vendem. Toco no interior e percebo que entre o modelo demo e o edredão vendido, o casulo do bicho-da-seda foi provavelmente substituído, na melhor das hipóteses pelo algodão, na pior das hipóteses pelo sintético. Daí o preço estranhamente atraente: 300yuan por um edredão de baixo. Em qualquer caso, eles têm uma técnica de venda muito boa, vários turistas racharam e acabaram comprando um lenço falso estilo Hermes de seda.
Visitamos então um templo: o Templo do Céu. A cor azul é a cor do céu, e há muitos neste templo.

Mas não se pode visitar o interior.

Estamos a almoçar num restaurante aqui ao lado. No meio está uma mesa giratória redonda. Assim, não há risco de uma luta de pauzinhos quando pegamos no nosso prato preferido. A quantidade é um pouco certa para o número de pessoas, e a qualidade é média, mas ninguém reclama, todos ficam felizes em ter algo para comer, e não ter que esperar muito tempo pelos pratos. Até o nosso pobre companheiro indiano, um vegetariano, que só vai comer arroz branco, tem um sorriso no rosto.

Fazemos uma segunda paragem de compras onde nos mostram pérolas cultivadas. Desta vez ninguém compra porque, francamente, não é muito agradável.

Palácio de Verão

Há duas entradas, e só saberemos mais tarde. Uma entrada para grupos, onde você tem que pegar 3 barcos para chegar ao palácio principal, depois andar 30 minutos até a saída. E uma entrada para indivíduos, onde você tem que caminhar 30 minutos até o palácio, depois caminhar 30 minutos de volta (tudo à sombra). Mas o guia nos apresentou estranhamente, como “você prefere pegar o barco ou caminhar?”. Claro que todos preferem o barco (com um custo extra de 120yuan/pessoa), mas sem saber que o barco leva um caminho 3 vezes mais longo (e 3 vezes mais tempo), e caminhar não é tão desagradável porque estamos sempre na sombra.

A vantagem de tomar um barco é ver o tamanho deste palácio de verão, construído para a última Rainha Mãe da China, e ter poder por muitos anos porque ela colocou no trono 3 reis muito jovens para governar.
A outra vantagem é desfrutar muito mais do cenário de sonho junto ao lago. Mas aqui está, se você seguir este caminho como uma pessoa privada (sem guia), será muito difícil, porque não há indicação e existem 3 barcos diferentes, você precisa de um bilhete ou vários bilhetes? Eu não sei.

O Palácio de Verão é o meu lugar favorito para estar o dia todo. Lembro-me de caminhar por este longo corredor quando eu era criança, cuja decoração e cor ainda estão bem preservadas. Naquela época, não havia muitos turistas, e acho que passamos a tarde inteira aqui, reencenando cenas de nossos filmes chineses favoritos com meus amigos do conservatório. Eu gostei muito deste lugar.

Agora permanece muito bonito e agradável de visitar, especialmente no final do dia. Recomendo que passes a tarde toda aqui. Há um metro não muito longe, venha de metro (de carro, conte 1 hora + engarrafamentos) e caminhe, sente-se ao nível do corredor.
Vamos apanhar o autocarro de volta ao hotel. Todos adormecem a caminho de casa. Os outros turistas planejam ir à comida de rua, mas considerando a quantidade de água que cai sobre Pequim, desistem da idéia e voltam para o hotel também.
Eu gostei muito deste city tour, um pouco rápido mas eficiente, e especialmente do nosso guia. Ela é realmente conscienciosa e dá informações muito úteis. Por exemplo, ela nos aconselhou a ir ao famoso vendedor de comida de rua Donghuamen Night Market, mas só para ver porque os produtos não são frescos e corremos o risco de ter uma dor de estômago (esta não é informação que um guia como o Lonely Planet, por exemplo, daria).
Ela também nos mostrou como verificar os bilhetes. Se passar a mão sobre as letras L na margem direita, e sobre o colarinho de Mao Tse Tung, você pode sentir um pouco de alívio. Se pelo contrário, é suave, é uma falsificação.

Ele nos adverte contra vendedores ambulantes que vendem mercadorias baratas, mas em troca lhe devolvem dinheiro falso. O mesmo se aplica à comida de rua.
Além disso, o guia nos contou quantas vezes, hoje em dia, além de ser sempre completo e positivo. No início, JB estava relutante em fazer uma visita guiada, mas o serviço e a qualidade nos convenceram.
Tiramos uma pequena soneca, antes de sairmos às 23h para apanhar o nosso avião para Paris às 2h da manhã.
Nossa estadia em Pequim foi curta, mas é melhor assim porque tivemos mais dificuldades do que em outros países, para encontrar nossas marcas, e entender como funciona, para comunicar. O bloqueio dos serviços do Google (essenciais para as nossas actividades freelance), retirou definitivamente a China da lista de países onde nos podemos estabelecer durante um mês como nómadas digitais. Mas certamente voltaremos lá, em uma visita guiada, para visitar as outras cidades do país.

Parte 2: Dicas Práticas

Orçamento

4587 yuan para 3 noites, 2 dias completos de visita ou 588 euros para duas pessoas

• Pequim Prime Hotel Wangfujing: 70 euros/noite/quarto duplo, sem ligação parapequeno-almoço Reservas aqui
  • Quanjude Duck Roast: 238yuan para um enorme Pato de Pequim (suficiente para 3 pessoas)
  • Vaivém do Aeroporto => Distrito de Wangfujing : n°10, 25yuan/pessoa
  • Passeio de um dia: Grande Muralha da China (para Mutianyu): 298yuan/pessoa – adquirido na recepção do hotel. Incluído: van + taxa de entrada. Não incluído: Saída de teleférico, slide para trás (120yuan/pessoa), almoço (aprox. 60yuan)
  • City Tour: 375yuan/pessoa, adquirido na recepção do hotel. Visite a Cidade Proibida, o Templo do Céu e o Palácio de Verão, duas paragens para compras. Inclui: entradas, almoço, transporte. Não incluído: água (entre 3 e 5yuan/bottle), o barco (120yuan/pessoa).
  • Wangfujing => Aeroporto através do aplicativo Didi (o equivalente de Uber): 78yuan para um carro de 4 lugares, ou seja, 10 euros
  • Se você quiser privatizar um táxi de 4 lugares: entre 700 e 800yuan/taxi ida e volta para Mutianyu.
  • Para o city tour, a tarifa (antes do comércio) que nos foi dada foi de 100yuan/hora/taxi 4 lugares.
  • Bilhetes de metro: 3yuan/rota
  • Cartão SIM: 100yuan por 10Gb, válido por 7 dias
  • Refeições no hotel: 100yuan/pessoa/al (estávamos demasiado cansados para nos preocuparmos em procurar um restaurante). Claro que você vai achar mais barato indo a uma praça de alimentação, por exemplo.

Dicas

• Pedimos orçamentos para ter um tour (grupo de 8 pessoas no máximo) para os nossos 2,5 dias no local, mas os preços estavam nos 330$/pessoa (hotel e refeições excluídos) ! Aconselho você a fazer como nós: reservar um bom hotel e central (Beijing Prime Hotel (como nós, link Reserva ), Zhaolong Hotel, Beijing Jade Garden Hotel, North Garden Hotel, Sunworld Hotel, Howard Johnson Paragon Hotel, Beijing International Hotel) e depois reservar visitas guiadas através deste hotel, será muito mais barato desta forma.
  • Com a minha opção internacional, o levantamento no Bank of China foi gratuito.
  • Toque nas notas para detectar notas falsas. As notas verdadeiras têm as letras L e o colarinho de Mao Tse Tung estampado..
  • A ligação 4G é essencial. Os chineses não conhecem uma única palavra em inglês, então você precisa usar aplicativos de tradução instantânea de voz como o VoiceTra (gratuito) para se comunicar.
  • O metrô é fácil de tomar, é o meio de transporte que recomendamos para visitar Pequim por conta própria. No entanto, os preços variam de acordo com o destino. Ao comprar um bilhete, você deve sempre dar o nome da estação de destino ao vendedor. Quando você compra na máquina, é um pouco difícil porque você tem que selecionar a quantidade do bilhete que quer comprar (e você não sabe qual comprar).
  • JB escreveu um artigo sobre o que funciona/não funciona na China. Lembre-se de instalar uma VPN antes de chegar à China, e imprima e-mails importantes se alguma vez usar o Gmail.
  • Não se esqueça de baixar o aplicativo WeChat antes de sua chegada na China, ele o ajudará a conseguir internet no aeroporto
  • Use a aplicação iPhone Maps e o motor de busca Bing que funcionam muito bem na China (sem VPN).
  • Se você ficar mais de duas semanas na China, vale a pena aprender a contar (é super fácil, eu juro) e reconhecer os sinais numéricos (digite os gestos das mãos de números chineses no Google). Vai ser mais divertido, especialmente quando você passear no mercado.
  • Não hesite em comprar máscaras de poluição na loja de conveniência (Family Mart no aeroporto vende-as) e verifique regularmente os relatórios de poluição para ver se precisa ou não delas.
  • Escusado será dizer que a água da torneira não é segura para beber, não coma muita comida de rua e tenha muito cuidado com os seus pertences.
  • Aqui estão as coordenadas do taxista de língua inglesa que conhecemos no primeiro dia. Os preços que ele nos dá parecem bons, e ele fala bem inglês. Você pode negociar por uma taxa melhor. À direita, você encontrará o nome e endereço do nosso Prime Hotel.

• Não entre num táxi sem negociar o preço do bilhete. Eles não vão colocar contadores para turistas como tu. Outro hóspede do nosso hotel teve que pagar 300yuan (38 euros) por uma viagem de 1,4km, que vale apenas 20yuan na vida real. Utilize a aplicação Didi para viagens de táxi, as tarifas são fixadas com antecedência. Se a sua inscrição mudar para chinês, não hesite em pedir à recepção do hotel para pagar em inglês para você.
  • Os motoristas não entenderão o endereço escrito em latim fonética. É imperativo que você mostre o nome escrito em chinês. Assim que chegar ao seu hotel, leve o cartão de hotel, onde o nome e endereço serão escritos em chinês.
  • Aqui estão os nomes em chinês das atrações turísticas em Pequim + os nomes das “peças” da Grande Muralha da China para mostrar ao seu motorista, se necessário. Clique na imagem para aumentar o zoom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *