TDM

[opinião] Livro “Marcel Proust: A fábrica da obra”

Este livro é uma síntese da exposição da BnF por ocasião do 100.º aniversário da morte de Marcel Proust em 2022. O livro apresenta-se como um abecedário da “fábrica” do romance Em busca do tempo perdido com fotografias extraídas do fundo Proust. A escrita de Proust é difícil de decifrar, por isso, quando necessário, o livro decifra o texto e as rasuras das fotografias apresentadas.

Gosto muito deste livro porque os capítulos são independentes, podemos folheá-lo algumas páginas por dia. Aprendemos imenso sobre a maneira como Proust criava e organizava a sua obra. Penso que acreditamos sabê-lo ao ler as introduções, anotações e esboços da nova versão da Pléiade, mas esses esboços representam apenas uma parte dos cadernos conservados na BnF. Este livro, em mais de 200 páginas, com provas à vista, leva-nos passo a passo a descobrir “o método Proust”.

Temos também algumas análises de passagens célebres como o incipit, a madeleine, os 3 episódios de voyeurismo, a morte de Bergotte… que trazem uma nova luz com a ajuda das múltiplas revisões & reescritas no fundo Proust.

Algumas passagens que acho interessantes. Tendo tido uma perda de memória temporária, escolhi a leitura deEm busca do tempo perdido como forma de re-muscular a minha memória. E funcionou! O episódio da madeleine é famoso porque essa passagem ativa vários sentidos no leitor, permitindo-lhe também participar ativamente na experiência.

A neuropsicologia ensina-nos que a sinestesia, ou seja, a codificação da memória sob várias modalidades sensoriais, é uma faculdade natural de certos indivíduos que possuem «uma memória prodigiosa». Proust faz-nos partilhar essa experiência graças à sua escrita: o que pode parecer um artifício retórico adquire aqui uma força mnemotécnica, que dá à nossa memória de longo prazo as dimensões de uma obra fora do comum. Não só o texto programa certas memórias do leitor, para melhor lhe comunicar as impressões do herói-narrador, mas também tece uma multiplicidade de fios romanescos, oferecendo-lhe uma infinidade de circuitos de leitura possíveis, e outras tantas rememorações pessoais do livro.
O próprio Proust possuía uma memória «maravilhosa», segundo vários testemunhos, como o do romancista Paul Brach evocando a sua lembrança dos lugares venezianos, mais de vinte anos após a sua viagem a Veneza. Era preciso tal faculdade para produzir, sem se perder, a massa de manuscritos de Em Busca do Tempo Perdido. No seu trabalho de escrita, Proust não negligenciou os ajudas-de-memória: «não esquecer», «capital», «capitalíssimo», até «capitalissimíssimo» (NAF 27350 (2), f. 199r)’. A fantasia de certos desenhos que ornamentam os manuscritos compreende-se melhor quando se conhece a sua finalidade mnemotécnica: impressionar a memória para situar a continuação de uma passagem ou de um acrescento, que ultrapassa sistematicamente o quadro previsto. Nomes estranhos são atribuídos a certos cadernos para melhor os distinguir: «Vou pôr no caderno Vénusté L…] coisas essenciais sobre isto» (a partida de Albertine anunciada por Françoise), lê-se no caderno « Dux» (Caderno 71, f. 104r)®. Tal nome de caderno sugere uma analogia entre a memória do escritor no trabalho e a do herói-narrador: o Caderno 57 é chamado «caderno preto Servilleta» («onde há Servilleta na 1.ª frase», Caderno 74, primeira capa), por alusão à memória involuntária desencadeada por uma «servilleta engomada». As próprias páginas podem ter um nome, quando são objeto de uma operação de escrita delicada e é preciso torná-las memoráveis: no caderno « Vénusté», as páginas « MORS» – letras traçadas a lápis vermelho – constituem a «armadura» de «tudo o que se segue à notícia da [morte] de Albertine e devem ser intercaladas cerca de trinta páginas acima” (Caderno 54, f. 60r).

Proust tem sempre reflexões interessantes ao longo do romance, deve ter uma vida espiritual muito rica e certamente talentos de médium. As “obrigações que não têm a sua sanção na vida presente” de que fala abaixo fazem-me lembrar o conceito de “contrato de vida” com a reencarnação, ou a “lenda pessoal” de que fala Coelho no Alquimista.

Proust, ao visitar a exposição holandesa, receara ele próprio tornar-se o «fait divers» do dia, expressão que usa com vários correspondentes (Corr., XX, 251, 289, 329). No entanto, imaginando a morte de Bergotte com base nos seus próprios desmaios, sabe, ele, que conseguiu a sua obra, que «o pequeno pedaço de parede amarela» não o ameaça com o seu «Mane, Thécel, Pharès».
Para o seu narrador, escrever só faz sentido se o tempo, o tempo reencontrado, é a vida eterna, não a morte. É o que expõe imediatamente: «não há nenhuma razão nas nossas condições de vida nesta terra para que nos julguemos obrigados a fazer o bem, a ser delicados, até a ser educados, nem para o artista ateu a que se julgue obrigado a recomeçar vinte vezes um trecho cuja admiração que despertará importará pouco ao seu corpo comido pelos vermes» (III, 693). Para superar esse ceticismo que leva à inação, continua, é preciso que se imponham a nós «obrigações que não têm a sua sanção na vida presente», que só fazem sentido sob a hipótese de uma «vida anterior» e de um «mundo inteiramente diferente» onde «leis desconhecidas» teriam sido traçadas em nós. Agimos nesta vida como se tivesse havido outra vida cujas contas acertássemos, ou como se devesse haver outra vida onde seríamos responsáveis pelas nossas ações nesta., enquanto Proust chama de «fatalismo» um comportamento que não seria ditado pelas obrigações de uma outra vida. Sem essa convenção, essa ficção de imortalidade, por assim dizer essa suspensão da descrença em relação à morte, Proust não concebe que a arte seja possível. Essa convenção nos faz participar de uma espécie de eternidade secular, imanente ao mundo, nem atemporal nem imóvel como a eternidade divina. Tal é o tempo da arte.

Mesmo que o livro tenha saído em 2022, é muito raro encontrar um exemplar usado. Você pode comprá-lo na Amazon (link) ou Fnac (link) por 39€. O preço é um pouco alto, mas o livro é muito grande e impresso em cores. É um must, principalmente se você não pôde ir à exposição.

Comentários fechados em [opinião] Livro “Marcel Proust: A fábrica da obra”