Duas noites em Wadi Rum com uma agência (Jordânia)
Nós viajamos muitas vezes sem agência, mas em Wadi Rum é impossível viajar sem guia. Sempre que preciso escolher uma agência, abro o TripAdvisor e seleciono uma do top 3. Desta vez, optamos pela Wadi Rum Nomads, número 3 no TripAdvisor.
Parte 1: Diário de viagem
Parte 2: Dicas práticas
Parte 1: Diário de viagem
Pequeno contratempo
O dia começa com uma má notícia. Enquanto me preparo para sair do hotel, tiro o dinheiro da carteira para separar os 300 JOD que devo à agência. E aí, surpresa desagradável: minha carteira só tem 400 JOD, dos 500 JOD que deixei lá há alguns dias. Além disso, o papelzinho do visto que me deram na imigração está um pouco rasgado. Sem dúvida, alguém mexeu na minha carteira e, com pressa, rasgou meu visto e pegou 100 JOD. Por que 100 JOD e não 500 JOD? Porque se eu visse que o dinheiro tinha sumido completamente, eu teria percebido na hora. Mas, ao pegar só uma parte, eu sei que ainda há dinheiro na carteira e não conto, e há dúvida sobre onde e quando o crime aconteceu. Nesse caso, isso nos deixa 2 hotéis na lista de suspeitos.
Nos dias seguintes, pensei muito. O roubo é principalmente culpa minha. Quando se deixa a carteira na mesa de um quarto de hotel (mesmo com o aviso de ‘não perturbe’ na porta), ainda se cria uma oportunidade para o roubo. E tudo isso só pode ter acontecido durante nossas breves ausências para o café da manhã/jantar. Pretendo escrever um e-mail longo para os dois hotéis, mas depois de pensar bastante, percebo que seria completamente injusto para um deles, o que não tem nada a ver com essa história, e que vai ficar preocupado e suspeitar dos funcionários à toa. Depois de olhar as fotos que tirei nos dois quartos, suspeito mais do primeiro hotel, mas para alguém ousar fazer isso com uma câmera de vigilância apontando direto para a porta do nosso quarto, é preciso estar desesperado. E ainda tem um ditado vietnamita que diz que quando se perde dinheiro ou um objeto, é a taxa a pagar para manter a saúde. E, além disso, meus passaportes continuam lá, que é o mais importante.
Então começo esse passeio com um humor não muito alegre.
Início do passeio, primeiro dia
Deixamos nosso carro e nossas malas na Wadi Rum Nomads, na vila. Levamos apenas uma mochila pequena cada um. Dois outros viajantes se juntam a nós (um americano W. e um finlandês S.). Depois de uma longa conversa com a chefe da agência (uma holandesa que se apaixonou pela Jordânia), descobrimos que o programa do segundo dia que eu escolhi é ambicioso demais, difícil demais para quem tem vertigem. Depois de rastejar com dificuldade pela montanha no dia anterior, estou ciente do meu limite e fico feliz que a chefe nos proponha outro roteiro, mais interessante, pois no segundo dia visitaremos áreas perto da Arábia Saudita. S. ficará conosco no primeiro dia; só W. ficará conosco nos dois dias. Mohammed, um beduíno nascido aqui, será nosso guia. Ele nos leva para visitar em um jipe muito confortável, com sombrinha atrás. Muitos jipes não têm, então temos sorte de ter uma, pois nos protege bem do sol.
No primeiro dia, fazemos paradas clássicas, muitas relacionadas ao filme Lawrence da Arábia. Confesso que, apesar de ter assistido no dia anterior, não consigo associar aquela paisagem a tal momento do filme; para mim, tudo se parece. Logo descobrimos que em cada parada é preciso andar, subir, descer, andar… Todos nós estivemos em Petra recentemente e já andamos muito, muito, então ter que andar e subir de novo em Wadi Rum é uma péssima notícia.


A fonte de Lawrence é a fonte com maior fluxo de água (há sete fontes no total neste deserto). A água é canalizada da fonte (na montanha) para um bebedouro onde os camelos vêm beber.

Mohammed explica que os machos são mantidos para o transporte de mercadorias e turistas, enquanto as fêmeas passeiam livremente pelo deserto. Ele diz que os filhotes machos podem ser vendidos por 500 JOD (uma fortuna), mas ele não vende as fêmeas porque elas dão crias e não custam tanto.
Mais tarde, Bianca, a chefe da nossa agência, dará mais informações: ela os rastreia com GPS, pois quando atravessam a fronteira e se perdem na Arábia Saudita, não conseguem recuperá-los. Eles têm que esperar que atravessem a fronteira de volta por conta própria. Para evitar que vão rápido demais, ela identifica o líder do grupo e amarra as patas dianteiras dele (de forma bem frouxa) para impedi-lo de correr (eles correm muito rápido). Os camelos vão passear no deserto e depois o dono vai vê-los de vez em quando para alimentá-los um pouco (1 kg de ração aqui e ali), dar água se preciso; mas eles já encontram o que comer no deserto.
Em seguida, visitamos um pequeno cânion com muitas inscrições e desenhos com mais de 2000 anos. Há desenhos que nos fazem entender que antes havia avestruzes e tigres aqui (que não existem mais).


Temos que subir uma duna grande para ter uma vista de quase 360 graus de Wadi Rum. Foi aqui que o filme Lawrence da Arábia foi rodado, mas não posso dizer em qual cena exata.




Depois, paramos no meio do nada. O nosso guia cozinha com uma panelinha no meio do deserto, e almoçamos à sombra do jipe. É delicioso, mesmo sendo simples (e quase vegan). W. me confessará mais tarde que está tão surpreso quanto eu por não ver nenhum vestígio de carne, nós que somos carnívoros não estamos habituados. Todo mundo está super cansado e a soneca de 15 minutos fez bem a todos. O silêncio do deserto é impressionante e muito repousante. Sem barulho de trânsito, sem vizinhos que ouvimos através das paredes, nem mesmo o som de pássaros cantando. É extremamente raro em nossos modos de vida ocidentalizados estarmos verdadeiramente em paz.

Descobrimos com alegria que W. e S. também são grandes viajantes. Aliás, quem é que vai à Jordânia neste momento sem ser um grande viajante? S. é estudante, mas viaja muito. W. é freelancer na indústria do petróleo. Ele tirou um ano sabático como nós antes de optar pelo ritmo de x semanas de trabalho nos EUA seguidas de 2 semanas de férias. Ele mora em um trailer para poder trabalhar para qualquer cliente nos EUA. É a primeira vez que encontramos um freelancer que se parece tanto conosco. Ele nos disse que encontrou um nicho nessa indústria e que nunca ficará desempregado. Graças a isso, ele pode impor suas condições aos clientes e estar frequentemente de férias. Isso é muito parecido com a nossa estratégia: ter uma habilidade rara; encontrar o nosso nicho.
Os desenvolvedores freelancers que não trabalharam em sua habilidade rara sofreram muito nos últimos dois anos, e não há melhora à vista. Eles viveram uma era de ouro por vários anos, qualquer desenvolvedor mediano recebia 10 solicitações por semana. Agora, é muito difícil encontrar uma missão de desenvolvedor se você não tem uma habilidade rara e é preciso aceitar rever os preços para baixo. Então, como de costume, aconselho a todo futuro freelancer a encontrar primeiro o seu nicho. Não haverá 36.000 clientes, mas os 10 clientes que realmente precisam de você vão te procurar, e você será indispensável e nunca passará necessidade. Como diz Geoffrey B. Small, um designer que vende roupas caríssimas, sua clientela é minúscula, mas grande o suficiente para sustentar sua empresa e ainda vender seus casacos de quatro dígitos.
W. trabalha na indústria do petróleo, então ele pôde nos dar algumas informações interessantes: por exemplo, o fato de que apenas 10% do consumo de petróleo é transformado em combustível. O resto vai para produtos cosméticos, roupas, produtos diversos. Eu lhe perguntei sobre a escassez de gasolina até 2050 e ele é mais positivo, diz que muitas outras fontes de petróleo estão sendo descobertas, só nos EUA, então com a diminuição da população mundial, poderíamos claramente ultrapassar 2050. Tivemos depois uma pequena conversa sobre Savile Row e entretelas, depois que eu lhe falei sobre meus projetos de costura. Ele é muito curioso, então em cada país que visita, tenta comer pratos típicos, mesmo que nem sempre sejam bons, e tem muitas histórias legais. Em comparação com outros americanos que conhecemos, ele é muito mente aberta. W. e S. me confirmam que o nivelamento por baixo se aplica também em seus países. Algo que me espanta, pois a Finlândia sempre foi considerada forte em matemática. A globalização parece dar a todos os países os mesmos problemas, e os mesmos desafios.
Depois vamos visitar a Casa de Lawrence, chamada assim, mas nunca foi sua verdadeira casa. É apenas um posto de controle, antigo como o mundo. Aqui, o terreno é um pouco elevado e se pode vigiar qualquer movimento vindo da Arábia Saudita. Estamos na antiga passagem entre Hégra e Petra, por onde as caravanas passavam com seus camelos carregados de incenso, mirra… Os nabateus construíram muitos postos de controle, de abastecimento, protegeram as fontes de água para essas caravanas. E ainda vemos os vestígios 2000 anos depois ao longo de todo o país.


Deixam-nos depois em frente a um cânion que temos que atravessar sozinhos e Mohammed nos espera do outro lado. Ainda bem que não dá para se perder. Há apenas algumas pedras grandes para escalar. W. e S., perfeitos cavalheiros, posicionam-se em diferentes pontos estratégicos para me ajudar a subir.



Na saída do cânion, um senhor nos oferece chá (poderíamos não pagar, mas tínhamos alguns dólares conosco). A hospitalidade é muito importante para os beduínos, onde quer que você passe, lhe oferecerão chá. E há uma grande duna em frente e podemos subir e depois descer a duna com uma prancha de snowboard. JB já tentou em Dubai e não quer ficar cheio de areia, já que vamos passar duas noites no deserto. Eu não gosto de esportes de deslizamento, então apenas observamos os outros turistas caindo de bunda, ou deslizando por 1 metro. Não é um esporte fácil.
Visitamos depois um arco muito fotogênico… mas a descida é um pouco difícil. Eu nem vou subir, pois não tenho nenhuma vontade de passar dificuldade na descida. De baixo, já é bonito o suficiente.


Já que ainda temos muito tempo, Mohammed nos leva a um lugar maravilhoso onde as paisagens são de tirar o fôlego.

O pôr do sol será observado em outro lugar. Com tantas montanhas, não é um verdadeiro pôr do sol, apenas vemos o sol desaparecer atrás de uma montanha. Nada de transcendente.
Descobrimos o nosso acampamento. Esqueci-me de tirar fotos da nossa tenda, desculpem, mas vão encontrar as fotos no site da agência. Há duas camas individuais em cada tenda. O Mohammed mostra-nos como nos enrolarmos na manta como um burrito à noite para não termos frio (vamos ter duas mantas cada um). Tudo funciona a energia solar (ou a lenha). A casa de banho é partilhada, fica um pouco longe da nossa tenda (snif). Mas a água do chuveiro é muito quente e com bastante pressão. As sanitas estão limpas. É um grande luxo no deserto.
Reunimo-nos todos na tenda principal porque é o único sítio onde há uma lareira para aquecer as mãos e os pés gelados. Ficamos lá um bom tempo a conversar até o Ali, o responsável do acampamento, nos mostrar a “cozinha”. É um buraco cavado na areia, onde se coloca carvão, se acende uma fogueira e depois se descem dois níveis de legumes e carnes e se cozinham “estufados”. O buraco é coberto com uma lona e depois com areia para impedir que o ar atice as brasas e manter um cozimento lento.


Toda a gente está super contente por ter boa carne de frango esta noite. É delicioso!! O Mohammed serve-nos chá a noite toda. Faz-nos bem, aquece. Deitamo-nos super rápido porque estamos muito, muito cansados. Estar sentado na parte de trás do jipe o dia inteiro e apanhar muito vento cansa. A isso junta-se a luz ofuscante, a secura do deserto… mata-nos.
Invejamos secretamente a S. que teve a boa ideia de optar pelo passeio de um dia e uma noite. Além disso, já tínhamos passado uma noite antes disso em Wadi Rum, certamente num hotel de luxo absolutamente incrível, mas serão 3 noites em Wadi Rum + 11 noites noutros países, seja perto do Sahara, seja perto de Hégra, ou seja, quase 14 dias sem parar no deserto, isso deixa-me maluca!!! Ponho um monte de creme mas não ajuda nada. Os meus cremes têm demasiado óleo! Aqui, era preciso ter trazido cremes com muita água. Os meus lábios estão gretados, os meus olhos cansados, a minha pele muito seca… sofro muito no deserto.
Tentamos olhar para as estrelas mas há algumas nuvens e o céu ainda não está suficientemente escuro. Aqui no acampamento, as luzes são muito fracas e teríamos conseguido ver tudo se as condições fossem melhores.
O JB vai acordar às 3h para ir à casa de banho e não vai conseguir voltar a adormecer, coitado. Quanto a mim, mesmo não tendo tido frio, dormi numa posição desfavorável e estou com dores no corpo todo.
O segundo dia
No dia seguinte, acordamos muito cedo (o pequeno-almoço é entre as 7h e as 8h) e estamos meio mortos diante da lareira. O Mohammed leva a S. de volta à vila às 8h e às 9h, nós e o W. partimos para o 2º dia no deserto. O jipe vai andar 45 minutos até chegar a um local muito próximo das fronteiras sauditas.


Vemos um fio metálico bastante baixo. É para impedir que os camelos passem por ali e se percam na Arábia Saudita.

Caminhamos longamente até um ponto de vista. Entretanto, o Mohammed apanha plantas medicinais, depois tomilho e espera por nós no fundo da montanha.


Ao descer a montanha, descobrimos que o chá está pronto. Está deliciosamente perfumado. Faz muito, muito bem.

Atravessamos mais um desfiladeiro e o Mohammed espera-nos do outro lado. Este é mais fácil do que o que atravessámos ontem. Estamos todos muito cansados mas conseguimos mesmo assim andar. Acho que nenhuma ideia interessante passa pela cabeça quando se chega a este nível de cansaço, mas como diriam os treinadores, é exatamente o que é preciso fazer para “viver o momento presente”. Aliás, perguntámos a vários beduínos e todos nos dizem que não pensam muito no futuro. Vivem mesmo um dia de cada vez. Acho que o ambiente também não permite projetarmo-nos. Eu própria, o que projeto é daqui a 2 minutos, quando me puder sentar novamente no jipe, à sombra.







Continuamos com as paragens e a que acho mais interessante é outra nascente que sai da montanha. Vê-se que a água vem de uma gruta. Os beduínos colocaram canos para levar água até ao acampamento em baixo, para dar aos camelos. É melhor não consumir esta água diretamente porque qualquer animal pode ter acesso a ela. Perto da entrada de uma gruta, o JB viu uma carcaça. É triste, o animal deve ter morrido de sede, a apenas 2 metros da nascente.

Vemos alguns camelos “estacionados” lá em baixo. Alguns turistas, em vez de optarem pelo jipe, preferem deslocar-se de camelo. Depois de o termos feito em Marrocos, não queremos voltar a fazê-lo porque as distâncias percorridas são demasiado pequenas. O Mohammed diz-nos que há tours assim que duram 7 dias. Que coragem, sinceramente!



Ainda almoçamos no meio do deserto e depois paramos na casa do tio do Mohammed, que vive no meio do deserto. 3 famílias partilham 3 tendas grandes feitas de lã de cabra tecida à mão pelas mulheres da família. Há uma tenda para as crianças e as mulheres (onde também cozinham). Nós (os turistas) e os homens ficamos numa tenda “para homens”, onde há uma pequena lareira e toda a gente conversa à volta. Quase tiro uma soneca na tenda. Quando as vozes são monótonas e, ao longe, só se vê a cor da areia, sabem, os meus olhos fecham-se automaticamente. O tio dele conta-nos que eles se mudam conforme as estações. Quando há mais erva noutro lugar, mudam-se e levam as cabras para essas fontes de alimento. O W. fica intrigado e pergunta como é que o Mohammed sabe quando e para onde o tio se muda. É preciso saber que há sítios onde ainda há rede. E a comunidade beduína é muito unida, toda a gente é primo/prima, por isso quando alguém se muda, mais ou menos toda a gente fica a saber. Em uma hora, conseguem empacotar tudo, carregar tudo na jipe e montar as tendas noutro lugar. Têm pequenas cisternas e a água é transportada da aldeia por camiões especializados. Alguns têm painéis solares.
O Mohammed diz que os beduínos conhecem Wadi Rum de cor. Cada montanha tem um nome, por isso é impossível perderem-se. Se alguma coisa acontecer à jipe dele, ele sabe onde encontrar sinal de telemóvel e descrever com precisão onde está. Na aldeia, a água vem do lençol freático e há tanta que até fornecem água até Amã, a capital. Não há dúvida de que há muita água subterrânea, porque há muitas plantas por aqui. Acho que a vida em Wadi Rum deve ser mais agradável do que no Saara. No Saara, há dunas até onde a vista alcança, enquanto aqui, pelo menos, podemos estar à sombra graças a estas muitas montanhas.
Jantamos mais uma vez com gula graças ao talento do Ali. À noite, um coreano junta-se ao nosso acampamento. Tal como o nosso companheiro finlandês da véspera, ele fez mais de um ano de serviço militar (foi capacete azul no Líbano!). Percebemos que muitos países ainda têm um longo serviço militar. Desde a Segunda Guerra Mundial, a Finlândia sempre se sentiu ameaçada pela Rússia (ainda mais hoje em dia!), as duas Coreias estão oficialmente em guerra apesar do armistício de 1953. Ele também não aguenta mais, porque andou demasiado em Petra. É também um grande viajante, mas tendo menos férias do que os freelancers, tem de combinar Egito – Jordânia em menos de 2 semanas. Para ir à Jordânia, atravessou o Egito e depois Israel, antes de chegar a Aqaba e pagar um táxi até Petra, e depois Wadi Rum. Propomos-lhe deixá-lo gratuitamente em Aqaba no dia seguinte para lhe poupar as despesas do táxi.
No dia seguinte, depois de uma boa noite para mim e de uma noite muito curta para o JB (quando está frio, ele vai muitas vezes à casa de banho e depois já não consegue adormecer), e de um bom pequeno-almoço, decido não enviar e-mail a ninguém sobre o roubo dos meus 100JOD.
Somos levados de volta à aldeia pelo Mohammed. Apressamo-nos a sair deste lugar árido. Acho que Wadi Rum nunca foi o problema, a agência era excelente. O problema é combinar Petra – Wadi Rum. Acho que da próxima vez, teria sido mais inteligente começar por Wadi Rum, descansar em Aqaba e depois visitar Petra.

Parte 2: Dicas práticas
- Dois dias / duas noites com a Wadi Rum nomads (tudo incluído, e que recomendo): 150JOD/pessoa
- Podem optar pelo passeio de um dia e uma noite se odeiam caminhar como eu
- É habitual dar uma gorjeta ao guia e ao responsável do acampamento. Fica ao critério de cada um, mas contem entre 10JOD e 25JOD