Australie,  Carnets de voyage,  Océanie,  Storytime,  TDM

Meu semestre de intercâmbio na Austrália: Sydney, Brisbane, Melbourne & Adelaide (Diários de Viagem) 2/2

Eu te disse que a vida não era tão boa para mim como estudante asiático em Sydney, mas ainda aproveitei meus 4 meses de intercâmbio na Austrália em 2009 para viajar um pouco.

Parte 2: O meu diário de viagem na Austrália

Os meus hábitos em Sydney

Eu ia frequentemente ao Sydney Fish Market onde o sashimi era vendido ao quilo. Eu era tão ganancioso (muitas vezes comprava 500g de salmão para comer sozinho) que era frequentemente fotografado para blogs de viagem

Eu li muitas revistas femininas. Eles tinham menos anúncios que a versão francesa e eram mais caros (8$AU). Um dos meus tweets para a Cosmopolitan Australia foi escolhido e impresso na revista deles. Ainda hoje guardo esta página como uma lembrança

Eu não sei se você sabia, mas para ter um endereço xxxxx Sydney, você tem que estar no CBD (distrito comercial central), que na verdade é um bairro em tamanho (é pequeno e caro e só há arranha-céus). Depois, há outros “bairros” ao redor do CBD, todos eles formando a cidade de Sydney. O meu apartamento ficava a uma rua do CBD, e sempre me fez rir que o meu bairro se chama Chippendale, como as strippers😀

Este apartamento, além de ser central (mesmo que eu só tivesse direito a 2m² atrás do armário), tinha a vantagem de ser 50m do Mc Donalds e 60m do meu chá de bolha preferido. Então, toda a minha pequena fortuna passou por lá: todos os dias: 2 bolhas de chá de manhã e à noite a 4$AU cada, e algumas pepitas no McDonald’s à noite, se eu fosse preguiçoso o suficiente para cozinhar

Perto do meu apartamento havia uma piscina chamada Ian Thorpe (sou muito fã dele, ele trouxe para casa várias medalhas olímpicas de natação para a Austrália). Passei todas as minhas manhãs lá, entre a piscina olímpica e a sauna

Visitei também a Vila Olímpica (quase deserta) e a famosa piscina olímpica em Sydney onde Ian Thorpe ganhou a sua medalha de ouro

Eu também ia frequentemente ao cinema, vendo filmes em 3D em teatros duas vezes maiores do que aqueles em França. O preço também era duas vezes mais caro (20$AU) e os assentos estavam numerados

Eu até criei um blog de culinária, tendo muito tempo a perder e uma ótima cozinha no apartamento

Tive algumas tarefas como comprador misterioso. Pagaram muito melhor que na França, entre 20$ e 25$ por uma missão de 1 hora + 1 hora de relatório

Eu costumava passar muito tempo no Circular Quay, perto da Sydney Opera House

A primeira vez que vi a Sydney Opera House, fiquei muito surpreendido ao ver que o que a cobria eram apenas algumas peças de cerâmica baratas

Era um lugar muito agradável para passear, para ir à janela, mas como no filme Nemo, havia uma espécie de gaivota (as que fazem “minha, minha” em Nemo), um pouco presente demais para o meu gosto, que não hesitou em roubar comida. Ao lado disso, havia um pássaro grande e feio cujo bico, estranhamente longo, era muito assustador. Não vais querer levar isso nos olhos. Uma vez, enquanto eu estava comendo meu sanduíche sentado em um dos muitos degraus, um pássaro veio de trás e roubou metade do meu sanduíche. Boo-hoo

Um dia acordei muito cedo e o céu estava todo laranja, como uma cena de apocalipse. Liguei a TV e foi explicado que o vento tinha soprado tão forte que a areia do deserto veio até Sydney. Havia areia laranja por toda parte, todos tentavam ficar dentro de casa para não apodrecer os pulmões, era realmente uma visão incrível

JB em Sydney

JB veio passar um mês em Sydney. Ele alugou um quarto privado num albergue da juventude por 30$AU/noite, no bairro da luz vermelha de Sydney, mas não foi assim tão mau. Honestamente, eu poderia ter faltado às aulas e ter ido para Fiji, ou para a Costa Dourada com ele, mas eu realmente gostei de assistir ao curso e não faltei a nenhuma aula em nenhuma circunstância

Naquela época, ainda não havia 3G/4G, então JB esperou sabiamente por mim na biblioteca (minhas aulas geralmente acontecem à noite), conectando-se ao computador da universidade para ter internet de alta velocidade e ilimitada. Depois, nós íamos cozinhar canguru no albergue. A carne de canguru foi uma das mais baratas da Austrália, e a versão pré-marinada é deliciosa. Além disso, a criação de cangurus produziria -40% mais metano do que a carne

Como eu, JB é muito fã do mercado de peixe e ainda falamos sobre isso anos depois. Acho que se voltarmos para Sydney, será apenas para este mercado de peixe 😀

Pegamos a balsa para visitar o zoológico de Sydney, o famoso onde você poderia tirar uma foto de uma girafa com a Sydney Opera House ao fundo. Para fazer isso, há passos para chegar ao nível da girafa. Neste zoológico, há eventos regulares onde você pode tocar certos animais, incluindo o koala. Não tivemos essa chance, mas pudemos vê-los de perto, comendo e dormindo (de qualquer forma, eles não sabem o que mais fazer)

Foi também uma oportunidade de ver os cangurus de perto (é tão giro). Estávamos a morder os dedos por amar um pouco demais a carne deles 🙁

Apanhámos o autocarro para as Blue Mountains. Para melhor apreciar o lugar, pagámos um autocarro de salto em salto de saída

Agora, depois de dar a volta ao mundo, estas mesmas paisagens poderiam ter-nos desapontado. Mas na época, uma viagem de um dia a 35$AU como essa foi uma oportunidade inesperada. E nós estávamos tão felizes!

O que também gostamos muito de fazer foi pegar o metrô, ou a balsa (tão barata quanto o metrô porque era uma maneira rápida de conectar as duas partes de Sydney) e estar em uma praia em menos de 30 minutos (Bondi, Manly…)

Havia um bom caminho ao longo da falésia da praia de Bondi e das falésias era possível ver as medidas de segurança postas em prática (redes) para evitar que os tubarões se aproximassem demasiado da praia. Não vimos nada na água, mas havia uma piscina mesmo ao lado do oceano para aqueles que tinham muito medo de tubarões

E depois fui para Camberra, a capital australiana. Os tours em inglês custaram cerca de AU$80, mas os tours chineses vendidos em Chinatown foram apenas AU$45, então comprei este tour. Confortavelmente sentado no ônibus com outros chineses, eu estava esperando a partida quando o motorista que estava falando em chinês por 5 minutos veio me ver “Miss xxx”? “Sim” ? e depois o autocarro inteiro começou a rir. Aparentemente, ele vinha fazendo a chamada há algum tempo e todos atenderam presentes, exceto eu, porque eu não falo chinês precisamente 😀 Ele foi muito simpático, e fez a apresentação dos monumentos em inglês, só para mim

O que você precisa saber é que na Austrália tudo é tão caro que as agências não podem pagar tanto por um motorista como por um guia. Assim, o condutor tem de conduzir e guiar ao mesmo tempo

Após a graduação, passei 2 meses viajando com meu primo, baseado em Brisbane

Ele me levou para visitar sua faculdade, que é maior que a minha faculdade em Sydney. Ele estava hospedado numa casa nos subúrbios. Lembro-me que um dia chegámos a casa bastante tarde e não havia luzes. Ele me disse que porque a casa estava ao lado de um pequeno rio, era quase selvagem: depois de cada chuva, vinham cobras e não era raro ver uma quando se abria a porta. E ele disse-me tudo isto enquanto andávamos no escuro

Fomos à costa para ver golfinhos selvagens ( vero meu artigo) e o maior recife de coral (ver o meu outro artigo)

Depois fomos a Melbourne, fizemos a viagem de um dia para visitar os 12 apóstolos, o cuidado..

Lá também, o motorista era um guia turístico e conduzia super rápido

De memória, pagamos mais de cem dólares pelo passeio em um dia como este (cada um). No ano seguinte, meus amigos foram em lua-de-mel para a Austrália e tiveram que quebrar seus PELs para pagar tours entre $100 e $600 cada

Na altura, eu não sabia conduzir, por isso conduzir pela esquerda parecia impossível. Agora, se voltarmos para a Austrália, vamos alugar um carro e eu sei que agora posso dirigir pela esquerda, tendo praticado sem muita dificuldade na Nova Zelândia e na África do Sul

Portanto, não venha para a Austrália sem a sua Carta de Condução Internacional!

O meu primo e eu terminamos a viagem por Adelaide. Com o nosso pequeno orçamento para estudantes, não visitámos nenhum monumento ou atracção paga, e acabou por ser uma viagem curta (apenas 2 semanas). Mas foi a minha primeira viagem de carro e gostei muito

Perdi os fogos de artifício da passagem de ano em Sydney, mais ou menos quatro dias, por causa do meu visto
Eu não me atrevi a ficar 4 dias depois do meu visto expirar

Depois voltei para o Vietname e ainda não voltei para a Austrália

Mas este país faz parte da nossa lista para a segunda volta ao mundo, podemos ir lá em 2019/2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *