Carnets de voyage,  Europe,  Monténégro,  TDM

Alguns Medos no Fim do Ano 2020 (Montenegro)

Depois de descansarmos apesar de nós mesmos por causa das restrições de viagem (e da chuva), temos 2 dias para mudar de região sem infringir a lei.

Ulcinj

Eu escolho Ulcinj, uma cidade bastante grande com uma pitoresca cidade antiga no alto, com vista para o mar. Um verdadeiro paraíso na Terra.

Por estarmos aquecidos e em infra-estruturas hiper confortáveis durante vários dias, não percebemos que a tempestade Stella também está se aproximando de Montenegro.

Pela manhã, ao sairmos do hotel para o nosso quarto de hóspedes em Ulcinj, chove um pouco, com alguns trechos onde a chuva é tão forte que parece que alguém está derramando um balde de água sobre nós. Quando chegamos a Ulcinj, percebemos que poderia não ter sido uma boa ideia.

Esta cidade velha, que deve ser celestial no verão, está completamente vazia neste mês de dezembro. Parece uma cidade fantasma. Além disso, a cidade velha é pedestre, por isso tem de estacionar fora da cidade. Está fora de questão levar toda a nossa bagagem connosco, e temos de deixar a maior parte no porta-bagagens, mas com a bola na barriga.

Tentamos encontrar a nossa cama e pequeno-almoço, mas como o seu signo foi arrancado por pessoas malévolas, andamos por aí a bater às portas dos vizinhos (que não falam inglês, senão não teria graça), até que um vizinho nos traga para a frente da cama e pequeno-almoço em questão. A dona chega em modo “surpresa você está aqui”, apesar de lhe termos dito ao telefone alguns minutos antes que estávamos na esquina do quarteirão deles, mas simplesmente perdidos.

Depois de tanto frio e de tantas boas-vindas, não estou feliz e até quero voltar para o hotel onde estávamos quentes durante o Natal, mas raciocino para mim mesmo que é apenas um capricho. Olhando para trás, foi minha intuição que algo estava errado.

O dono chega e finalmente nos diz onde podemos estacionar. Ele nos mostra um estacionamento na beira-mar, sem barreiras, e parcialmente inundado pelas ondas. Normalmente os hóspedes estacionam lá, mas por causa do vento e da chuva de hoje, é melhor estacionar um pouco mais abaixo no penhasco.

Vejo um restaurante numa bela ilha perto da fronteira com a Albânia e desfrutamos pela primeira vez de um verdadeiro jantar montenegrino, com a tradicional sopa de peixe e gambás fritos realmente deliciosos, o que nos anima. O garçom nos diz para termos cuidado na estrada por causa do vento, muito forte, diz ele.

No caminho de volta, passamos por um local de acidente onde 3 carros estão completamente deformados, mas não parece haver nenhum dano humano porque 3 pessoas estão discutindo seriamente. É aí que percebemos que esta tempestade pode ser séria.

Planeamos estacionar onde o proprietário indicou (esta parte tem uma barreira), mas noto o vestígio de água deixado pelas ondas mesmo ao lado. Para lhe dar uma idéia, geralmente a água está baixa assim (foto encontrada na Internet). E durante a tempestade, a água subiu até ao nível das escadas perto dos barcos.

Estacionamos 20 metros mais longe, no fundo do penhasco, mas protegidos pela curva da imagem, por isso normalmente o vento não deve afectar muito o nosso carro. Não há questão de estacionar no centro da cidade. Cada centímetro está ocupado. E os montenegrinos estão tão desesperados que, se houver um espaço muito pequeno, estacionam numa espiga, por isso com a traseira do carro na estrada e a frente no pavimento, em vez de procurarem um lugar suficientemente largo para fazer um espaço normal.

Quando estou quente no nosso quarto de hóspedes, o vento começa a soprar forte, muito forte e faz um barulho enorme, impedindo-me de dormir. Por volta das 2 da manhã, ouço barulhos estranhos como se as persianas estivessem abertas. Verificamos e descobrimos com espanto que de facto: das 3 janelas da sala, uma tem as persianas totalmente abertas e a janela também não pode ser fechada. Aqui estamos nós com uma vista directa para o mar, vemos ao longe as ondas quebrando da nossa janela fora de ordem.

Parece que estou nas primeiras páginas do romance “Wuthering Heights”, sim sim a cena da janela no meio de uma tempestade, com as mãos de Catherine tentando entrar. Olá filme de terror!

Temos absolutamente de fechar esta janela porque a água da chuva também está a começar a entrar. O vento sopra a 53km/h, que é a velocidade máxima que tínhamos na Islândia, e esta velocidade é capaz de arrancar a porta de um carro (na Islândia, antes de alugar um carro, somos instruídos e mandados para manter sempre a porta do carro aberta. As lágrimas das portas são tão frequentes que não estão cobertas pelo seguro ^^). Se os obturadores não estiverem fechados, também podem ser arrancados. Falta o cabo de obturação, você tem que sacrificar um cabo USB para tentar fechar o obturador. É claro que não podemos amarrá-lo perfeitamente, então o vento sempre o faz mexer. É tão bobo, geralmente você viaja com uma corda de pára-quedas, mas depois de vários anos sem tocá-la, você joga fora. Eu não estava a 100% da minha capacidade às 2 da manhã, senão teria pensado em bloquear a aba com um cabide, já que temos duas barras de metal presas à aba e tenho sempre comigo os meus mosquetões.

Quanto à janela, a princípio pensámos que estava avariada e bloqueada com objectos pesados (mas sempre com o risco de esses objectos caírem na nossa cama e nos deixarem inconscientes). No final, após cuidadoso estudo da estrutura da janela, encontramos o sistema de bloqueio e a parte esquerda da janela está definitivamente fechada.

Acho que os proprietários tinham fechado a janela (e o obturador) de forma incorrecta. Eu devia ter verificado todas as janelas da frente, especialmente com este vento. Mas eu insensatamente pensei que eles já estavam bem fechados. Parece-me que os japoneses aprendem a andar pela casa antes de se deitarem para verificar tudo. Dessa forma, você pode evitar danos por uma porta mal fechada ou uma torneira com fuga.

De qualquer forma, depois de resolver o problema com a janela, passei uma noite preocupado com o carro: as ondas podem levar os carros para longe apesar da barreira? Pode ter um escorrimento ou uma queda de rocha? Estacionámo-lo no fundo do penhasco. JB e eu só conseguimos dormir durante 1 ou 2 horas, antes de fugir assim que o vento cai de intensidade, por volta das 10 da manhã.

Estou aliviado por descobrir que apesar de alguns pequenos ramos de árvores caírem, há uma rede que cobre o penhasco. A curva protegeu o nosso carro do tempo e saiu sem nenhum arranhão

Traumatizados pela experiência, decidimos oferecer-nos um bom almoço com uma vista louca no Lago Kotor, a 2h de carro (aqui estamos rodeados de montanhas, criando uma barreira protectora, o vento é apenas 8km/h aqui)

Alguns centímetros decisivos

Às 11 horas, a minha mãe tem um palpite e envia-me uma mensagem a perguntar se está tudo bem. Eu asseguro-lhe que é, mas o dia todo ela não pára de pensar em mim.

Depois do jantar, passamos pela Hertz’s para prolongar o nosso aluguer de carros. Pensando que os pesadelos param aqui, vamos para a nossa Airbnb por volta das 15h30, onde vamos passar um mês. Surpresa: a colina onde se encontra a nossa Airbnb é mais inclinada do que o habitual. JB acelera a toda velocidade, mas o nosso carro mal consegue avançar, antes de escorregar. O travão de mão não é suficiente para nos parar, deixámo-nos ir devagar, pensando em tentar novamente.

Um transeunte passa nesse momento, gritando e mostrando que temos que continuar avançando. Nós explicamos-lhe que não podemos. E depois ela faz gestos e gritos muito alarmantes. Perguntamo-nos porquê, já que ainda há muito espaço de ambos os lados. Eu abro a porta para olhar e é horrível! Estamos a 10cm de um esgoto de 50cm de altura cujas bordas são muito escorregadias. Mesmo quando eu saí do carro, quase escorreguei.

Tudo o que temos de fazer é voltar para cima e o carro dá gorjetas e acabamos de cabeça para baixo. Não ser capaz de avançar ou recuar (o travão de mão não é suficiente para evitar escorregar), não sabe de todo o que fazer.

Um cavalheiro está a andar de bicicleta. Ele não fala muito inglês, mas consegue dizer-nos que temos de fazer avançar o carro.
O dono da Airbnb, a quem telefonamos, desce rapidamente a colina e todos falam uns com os outros no Montenegro e nós já não entendemos mais nada.

Só há uma estrada para a colina e a estrada é estreita, por isso ninguém nos pode puxar do topo da colina. A
outra opção é cobrir o esgoto com algo. Mas o quê? O esgoto é enorme e a menos que cortemos uma árvore em algum lugar, não há vantagem suficiente.
Entretanto, coloquei pedras debaixo do pneu para bloquear desesperadamente o risco de escorregar mais, mas isso é tudo o que posso fazer.

O homem na bicicleta pára um carro, eles conversam um com o outro, e alguns minutos depois o carro volta e dois homens muito fortes chegam. Na verdade, todos os três são nossos vizinhos.

Eles finalmente nos contam seu plano: eles vão tentar levantar/puxar o carro por trás, para que JB não escorregue mais e seja capaz de mover o carro para frente silenciosamente.

No entanto, o risco é que o homem junto ao esgoto, se o plano correr mal, seja atropelado pelo nosso carro

Mas temos fé e felizmente com a experiência de JB de arranques em colinas (é tudo o que temos feito desde a nossa chegada a Montenegro), o carro começa com um cheiro de pressão de pneus, excesso de combustível … e avança 2m. Aqui estamos salvos.

Horrível noite anterior + cansaço + stress + o risco de capotar o carro, decidimos parar as cargas por hoje e deixar o nosso carro no parque de estacionamento no fundo do monte. Este incidente explica porque estava preocupada com o carro desde ontem e porque a minha mãe teve um palpite esta manhã.

Nosso proprietário Airbnb nos pega com seu 4×4 e nos leva lá para cima com nossa bagagem. Ela nos mostra como subir a colina, a partir daí temos que decolar e acelerar.

De qualquer forma, se o transeunte não estivesse lá na altura certa, teríamos tido um acidente. Temos também muita sorte em conhecer o homem da moto, que foi capaz de encontrar a solução ideal. Em todo caso, depois deste incidente, temos ainda mais admiração e gratidão pelos montenegrinos, que sempre foram muito simpáticos para nós até agora. Claramente, hoje, eles pouparam-nos uma grande confusão.

Nós realmente nos sentimos como perdedores desde ontem, mas temos muita sorte de poder digitar estas linhas para você com calor e segurança desde nosso novo e confortável alojamento com uma vista magnífica.

No dia seguinte, fazemos as corridas da semana e tentamos novamente subir a colina, com sucesso desta vez mesmo que o carro tenha patinado num ponto (avisos em todo o lado durante 2 segundos). Por acaso, quando JB estaciona com sucesso, o vizinho do dia anterior passa à nossa frente ao mesmo tempo e nos felicita pelo nosso sucesso 😀 O laço está completo.

Nota: os meus pais, que sabem muito sobre carros, disseram-me que a dificuldade de subir colinas pode vir do nosso próprio carro. Verificamos a potência do motor e concluímos que carros como Kia Morning ou Huyndai i20 (nossos) não foram feitos para ir muito alto. Contactámos a empresa de aluguer de automóveis para explicar o nosso problema e eles ofereceram-nos outro carro com mais potência. Aparentemente, mesmo que a potência do motor não esteja no topo, se houver “turbo”, deve ser bom. A empresa de aluguel de carros nos ofereceu Skoda Rapid 2019 automática, Turbo. A vantagem deste modelo é que mesmo em um declive, o carro não desliza para trás (o que quase nos custou um acidente), acho que o sistema é chamado HAC (Hill-Start Assist Control), ou HAS ou HLA. O início da colina torna-se muito mais fácil. Na verdade, estamos agora a subir a colina sem qualquer dificuldade. Que alívio! Eu poderia observar dois outros carros subindo a mesma colina e é imediatamente óbvio qual carro é poderoso e qual não é. O nosso está a ir muito bem. Então, em vez de pagar 10 euros/dia, pagamos 15 euros/dia pelo carro novo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *