Carnets de voyage,  Europe,  Monténégro,  TDM

Lago Shkodra, Podgorica, o Mosteiro de Ostrog & Dobra Voda (Montenegro)

Entre a tempestade, a chuva, as restrições de viagem, nós não visitamos quase nada desde o ano novo. Então, quando JB vê o sol aparecer no fim do seu nariz, preparamos imediatamente um pequeno saco para cada um ir numa viagem de carro.

Parte 1: Diário de viagem
Parte 2: Dicas Práticas

Dia 1

Com o levantamento das restrições de viagem entre as regiões a partir de 12 de Janeiro, podemos agora viajar por Montenegro para um fim-de-semana prolongado, em vez de andarmos às voltas em Kotor como antes. As restrições restritivas foram uma forma de conter a propagação do vírus durante as festas católicas de Natal, o Ano Novo e depois o Natal Ortodoxo. As saunas e spas dos hotéis agora também podem ser desfrutadas novamente.

A nossa primeira paragem é no único restaurante tailandês do país em Budva(Taste of Asia). Há algumas semanas atrás, estavam a ficar sem ingredientes por causa do Brexit, mas hoje, a sopa tom yum está de volta, rasga mais a língua do que devia, mas sabe bem comer algo mais do que os simples pratos que temos vindo a cozinhar há várias semanas.

Segunda paragem mas já está a escurecer: Lago Shkodra (ou Skadarsko) localizado entre a Albânia e Montenegro. A linha branca representa a fronteira entre os dois países. Parece até onde os olhos podem ver, mas ainda é pequeno em comparação com o Lago Titicaca , do qual gostávamos muito. No entanto, com 40 km de comprimento e 20 km de largura, é o maior lago dos Balcãs. A parte montenegrina parece ser mais interessante porque não há apenas o lago, mas também meandros, rios… (enquanto no lado albanês existe apenas o lago).

Ao contrário das bocas de Kotor, não há estrada à beira da água, contornando o lago, para que você não goste muito. Nós simplesmente atravessamos a ponte perto de Virpazar mas os carros estão a 80km/h, só podemos parar na lateral, antes e depois da ponte para dar uma olhada. Logo após a ponte, há um restaurante (fechado no momento) com um terraço com vista para o lago, deve ser lindo no verão. No meio da ponte está um velho forte (agora inacessível)

Nós olhamos para os picos nevados na Albânia com inveja. Do outro lado (na Albânia), parece haver uma cidade com vista para o lago, no sopé das montanhas (Shkodër provavelmente).

Para ter uma boa vista do lago, teríamos que subir alto ou pegar um barco . Estamos um pouco decepcionados, mas ao mesmo tempo, não ter nenhuma construção ao redor do lago nos permite conservar melhor o ecossistema. E ainda estamos em um Parque Nacional, é o lugar ideal para observar várias espécies de aves.

Do outro lado da estrada (desculpe o quadro feio mas não podemos arriscar a vida por um quadro), é uma paisagem de sonho que se nos oferece, com uma incrível cadeia de montanhas, com diferentes tonalidades de azul. Parece com as Blue Mountains na Austrália, versão desconhecida 😀 Vamos lá amanhã.

Dobra Voda

Esta noite reservamos uma noite no Kalamper Hotel (link Reservas) em Dobra Voda, uma pequena cidade no Mar Adriático. Este hotel tem um restaurante muito bem avaliado e um spa (sauna, hammam, jacuzzi, piscina aquecida, sala de sal dos Himalaias…). Se você gosta da piscina, jacuzzi e sauna com prazer, você tem um pouco de medo de experimentar o hammam que nos parece muito covarde. Ninguém usa uma máscara, e ninguém fica para trás para limpar. O número de casos Covid permanece baixo em Montenegro, mas permanece elevado em relação à pequena população.

O restaurante é ótimo, mesmo que estejamos muito surpresos de ver tanta gente lá. Há séculos que não vemos tanta gente por metro quadrado! Aparentemente, todos estão a bordo, excepto nós. Este não é o primeiro hotel a oferecer este sistema, que parece muito popular entre os hóspedes russos. O menu é tão extenso que estamos muito felizes por ver não só 1 mas 3 pratos que nos dão vontade de comer. É uma mudança em relação aos restaurantes do nosso pequeno campo 😀 Percebemos, infelizmente, que se a nossa Airbnb é óptima, com uma vista doentia… ainda está numa zona turística e sem turistas, está morta de morte. Os poucos restaurantes que estão abertos ainda são caros. Enquanto estávamos a pensar em prolongar a nossa estadia, provavelmente vamos procurar outro lugar para responder ao chamado da barriga!

Eu mostro-lhe a vista da nossa varanda

E a praia em Dobra Voda. Como podem ver, não é possível ter areia fina aqui, seja na Croácia ou Montenegro, as praias que vimos têm todas um pouco de rocha/grita. Mas a água é transparente em todo o lado!

Dia 2

Miradouros sobre o lago

No dia seguinte, subimos em altura para admirar melhor o lago de Shkodra. O sol brilha intensamente e teremos lindas fotos para lhe mostrar. Veja no mapa, ontem estávamos na ponte (ponto amarelo) e hoje vamos explorar os pontos com o coraçãozinho. Sobe de cada vez, e dificilmente desce.

Aqui está o primeiro ponto de vista, alcançado sem demasiada dificuldade. Mesmo que o caminho tenha a forma de um gancho de cabelo, uma vez que trocamos de carro por um Skoda mais potente, tudo se torna mais fácil. Ainda é difícil evitar os carros do outro lado por causa do caminho estreito, mas a estrada não é muito movimentada

As árvores estão todas com os pés na água, é normal. Enormes prados de planície de inundação podem ser vistos dos pontos de vista, é uma paisagem extraordinária, que se torna ainda mais bela sob o sol.

Neste momento, estes prados de planície de inundação são um pouco castanhos, mas no Verão, há uma enorme esteira de plantas aquáticas que parecem lírios de água, por isso deve ser ainda mais agradável.

Seguimos um caminho ainda mais estreito para o próximo ponto de vista. À esquerda, vejam a imagem abaixo, apesar das plantas que sobressaem, é o vazio, o penhasco! As árvores estão altas e penduradas na estrada, mas não se enganem e recuem mais do que o necessário. Há algumas pequenas pontes muito pequenas e muito altas para aqueles que têm medo das alturas, por isso olhem sempre em frente!

Felizmente JB está agora habituado às estradas de montanha de Montenegro, e estas são alcatroadas, por isso chegamos a este segundo ponto de vista sem qualquer problema. Vemos um carro a passar e, alguns segundos depois, ouvimos uma besta a aproximar-se… É só um cão a correr atrás do carro. Pobrezinho, não sei como é que ele vai voltar a subir depois com esta diferença de altitude. Daqui, podemos ver ainda melhor os picos nevados, é demasiado bonito! Faz-me sempre lembrar os cumes nevados vistos da Isla del Sol em Titicaca.

Passamos por acaso em frente a um pequeno café e vendo as mesas limpas alinhadas em frente a uma vista louca, paramos bruscamente e perguntamos ansiosamente se a nossa conta de 50 euros será aceita aqui. Por sorte, a senhora tem alguns trocos e serve-nos dois sumos de romãs caseiros frescos (há muitas romãzeiras na zona, deve ser local e orgânico), e bolos. Tudo isto por 6 euros.

Nota: Cartões de crédito são aceitos em todos os lugares, mas ainda assim espera-se pequenas denominações. O saque em caixas eletrônicos é caro (3 a 5 euros de tarifa por saque) mesmo que usem o euro como nós.

Estou a mostrar-te uma imagem que resume a boa vida que levamos. Depois de ver esta foto, o meu amigo Huong ficou particularmente inspirado e desenhou em aguarela. Eu amo demais! Os tons dela são incríveis. A paisagem parece uma pintura, mas a pintura também ganha vida

E aqui está o menu do café. Aqui estão as coordenadas do Google Maps. A dona do lugar não fala uma palavra de inglês, mas isso não é um problema.

Não sei se você pode ver os dois picos em forma de vulcão (estilo Ometepe em menor tamanho), mas parece haver um caminho para chegar lá, você pode ver uma aldeia ao pé do “vulcão”.

Passamos por Rijeka Crnojevica, uma aldeia pitoresca com a sua velha ponte de pedra. É absolutamente tranquilo quando os turistas estão fora. Também devias encontrar algo para comer aqui.

Subimos mais e, como podem ver, apreciamos o facto de colocarem pedras na beira do penhasco, pelo menos temos uma aparência de segurança.

Esta vista é muito parecida com a que vimos em França. Os meandros são muito parecidos, claro, mas este, com os pequenos picos na parte de trás, é particularmente pitoresco. Já vi fotos ainda mais bonitas online, tiradas no verão, com o tapete de plantas aquáticas (ausentes no inverno).

Eu gosto demasiado! <3 <3 <3

Se você estiver motivado, você pode ir até Karuc, uma pequena vila no sopé da montanha, mas temos que ir até Podgorica para uma pequena sessão de compras.

Nunca me vou cansar destes picos de neve <3

Podgorica

Não há nada de transcendental na capital, temos uma bela vista dos picos nevados, mas tudo é concreto, stress e poluição. Temos a impressão de sair do nosso campo e descobrir a capital 😀 Já não estamos habituados a tanto trânsito, a ver tanta gente. Mas com o frio polar a chegar e o meu creme hidratante que vai deixar a alma em poucos dias, preciso de novos cremes, e por isso fomos a Delta City para uma viagem de compras. É tão barato que eu comprei mais do que precisava para testar. Eu falei-te dos cosméticos que podes comprar aqui em Montenegro.

Mas eu quero mostrar-te um cinema aberto! Uma pequena lágrima de emoção, por favor. Parece que estamos voltando ao velho mundo, onde tudo estava aberto. A única diferença é que as pessoas usam a máscara. Eles usam-no mal, apertam as mãos, mas usam-no de qualquer maneira. Há até um filme francês com o Omar Sy dentro.

Passamos a noite em Podgorica, em um apartamento-hotel (60 euros, link Reservas), tão bom que poderíamos ter considerado ficar lá por um mês. Há um quarto, uma sala de estar, um escritório, pequeno-almoço servido no quarto, uma piscina e uma sauna no porão. Eles oferecem até -50% para longas estadias. O restaurante mesmo ao lado do hotel (Pizza Bar) é tão barato (3 – 4 euros por prato) que percebemos que costumávamos pagar preços exorbitantes no nosso pequeno campo para turistas, e que para o nosso próximo Airbnb, é melhor ter uma vista menos bonita, mas mais acesso aos restaurantes porque estamos cansados de cozinhar.

Dia 3

Na minha aplicação meteorológica, recebo um alerta de vento (> 45km/h) e alerta de risco de neve (até -7°C). Rhalala, apesar do belo sol, algo tem que estragá-lo. Nós corremos o risco? A última vez que ignoramos um alerta, acabamos com uma janela meio acertada como Wuthering Heights. Como somos teimosos, e no porta-malas temos correntes de neve, decidimos ir em uma aventura de qualquer maneira, para visitar o Mosteiro Ostrog. Um lugar avisado pelos turistas por sua estrada sinuosa e estreita até a montanha.

Se gosto de viajar de carro, é porque me permite ficar acordado e apreciar a vista. Se tivesse de apanhar um autocarro, teria dormido e teria perdido tudo.

Na verdade, sobe-se, mas não há um ponto de vista satisfatório para observar este enorme vale. JB nota as plantas com folhas secas vistas na época do Natal ortodoxo. Todos estavam comprando galhos enormes e colocando um pequeno galho na frente do carro. Então JB também quis seguir a tendência, colocando um pequeno ramo na frente do nosso. Que saiu após 3 minutos ahahha. Temos de ter muito cuidado porque há regularmente quedas de pedras e elas não colocam redes de segurança. Para mais precauções, conduza directamente no meio da estrada.

Mosteiro Ostrog

Este mosteiro é bem merecido, porque depois de uma longa estrada de montanha, você tem que continuar subindo uma estrada cheia de curvas, com espaço suficiente para 2 carros e uma margem de 20cm. Estamos muito surpreendidos por encontrar tantos carros, é sábado, deve haver uma missa?

Já vi as fotos deste mosteiro, mas é quando lá vamos que percebemos o quanto este mosteiro está enraizado na montanha. Se não houvesse o Covid, teríamos visitado um lugar semelhante na China heheh. Este mosteiro é, segundo alguns, o mais belo dos Balcãs e o mais visitado também.

Como de costume, no Google Maps, turistas franceses exaustos aconselham a não “fazer um desvio para um lugar tão banal”. Whaaaaaat????

Não há muitos turistas mas o parque de estacionamento lá em cima está quase cheio. Acho que no verão, é melhor estacionar embaixo e depois caminhar, ou escolher o estacionamento no meio. Dêem uma boa olhada no portão principal. As pessoas saem sempre ao contrário, em vez de saírem normalmente.

Os mosaicos dourados são brilhantes ao sol. Encontramos alguns turistas (rapidamente os reconhecemos porque são os únicos a tirar uma foto), e bastantes devotos.

Daqui em diante, é proibido tirar fotografias.

Seguindo em frente, chega-se à primeira capela troglodita. Os fiéis fazem fila para aceder a uma pequena capela, onde um padre (?) os abençoa. Na saída, eles saem de costas dobradas, movendo-se para trás antes de beijar as imagens, as cruzes. Sem máscara! No meio do Covid. Para que é isso? Estamos horrorizados por ver tanta imprudência. Além disso, beijam as imagens uma após a outra, sem que ninguém passe por cá para limpar… Nas escadas que conduzem à segunda capela troglodita, idem, assim que houver uma imagem religiosa, um beijo! Há pequenos papéis onde você pode anotar os nomes das pessoas que ama, e deixá-los em uma pequena caixa para desejar-lhes boa saúde.

O mosteiro é bastante pequeno, existem apenas 3 metros entre a montanha e a parede exterior. Algumas imagens de mosaico estão embutidas na própria montanha. Há muitos desenhos, como o que vimos em Goreme. Mas o que mais nos impressiona é a vista do mosteiro sobre o vale. Eu disse-lhe com toda a razão que não havia um ponto de vista satisfatório, bem, este é o melhor ponto de vista da área.

Cetinje

Estamos a caminho de casa perto da boca do Kotor. Fazemos uma pequena paragem em Cetinje, que é a antiga capital do Montenegro. Ainda existem casas, vilas, palácios e um enorme mosteiro muito bonitos. Não visitámos nada porque estava tudo fechado, mas pode ser uma boa paragem, depois de termos levado a serpentina ao lado do Kotor (ver o nosso artigo), antes de irmos a Podgorica.

Ponto de vista sobre Budva

No caminho de volta, paramos, olhando fixamente, neste magnífico ponto de vista sobre Budva. Deve ser o lugar perfeito para ver o pôr-do-sol. Se alguma vez a nossa próxima acomodação for perto de Budva, viremos aqui para o pôr-do-sol, com o risco de voltar a Budva e pegar a estrada de montanha no escuro, mas não estamos mais a uma estrada de montanha de distância.

A velha cidade de Budva fica à direita, onde há um pedaço de terra à vista.

Bem, no final, como andámos um pouco na montanha em vez de estarmos perto do mar, não ficámos tão incomodados com o tempo. Nevou um pouco quando estávamos no mosteiro, mas não foi um problema para a condução, de qualquer forma. Por outro lado, estava tanto frio que mesmo para tirar uma foto, as minhas mãos ficaram congeladas logo a seguir. Quando verificámos as temperaturas, reparámos que estávamos a -2ºC e depois a -4ºC. Brrrrhhh… À noite, desce para -7°C. Felizmente o nosso Airbnb é relativamente novo, não está bem isolado, mas existem persianas que nos protegem em parte do frio. JB, que é menos frio que eu, teve que tirar o seu velo e não o deixa mais. É o nosso primeiro inverno na Europa em 5 anos! Nos anos anteriores estivemos na Ásia ou na América do Sul.

O resto da nossa aventura em Montenegro é por aqui

Parte 2: Dicas Práticas

Orçamento

• Hotel Kalamper (café da manhã, acesso ao spa, vista mar): 73 euros por quarto duplo, link Reservas
  • Perla Residence Hotel em Podgorica: 60 euros por quarto duplo, link Reservas
  • Café com vista: 6 euros por dois. Pagamento apenas em dinheiro
  • Mosteiro Ostrog: acesso livre, estacionamento gratuito
  • entre Dobra Voda & Podgorica, é necessário atravessar um túnel pagante: 2,5 euros/passagem, cartão de crédito aceite

Para mais informações sobre Montenegro, consulte os nossos outros artigos. Todos os endereços acima foram adicionados ao nosso Google Maps personalizado aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *