Asie,  Carnets de voyage,  TDM

Uma semana no Butão, o país da felicidade: Parte 2/4

Depois de duas noites em Thimphu, estamos ansiosos para conhecer o interior do Butão, longe das “grandes” cidades.

Este artigo faz parte de uma série de 3 artigos sobre o Butão. Se você ainda não leu a primeira parte, clique aqui

Parte 1: Diário de viagem
Parte 2: Dicas práticas

Parte 1: Diário de viagem

Devíamos tomar o pequeno-almoço às 8h, mas o nosso hotel estranha que “toda a gente chega ao mesmo tempo”, apesar de uma encomenda muito detalhada que nos fizeram fazer às 22h da noite anterior. Estamos prestes a partir de estômago vazio quando o empregado corre atrás de nós com um saco cheio de frutas. O nosso guia e motorista ficam muito incomodados com a situação e não param de nos perguntar se temos fome e se precisamos de parar em algum lugar para comer. Eles são realmente muito atenciosos.

Passo de Dochula (Dochu-la pass)

Chegamos a este local que fica a pouco mais de 3000m de altitude, com 108 estupas. É um local de comemoração de uma guerra muito rápida (a única da história do Butão!) contra os rebeldes indianos que se instalaram no Butão. Muito pacíficos, os butaneses não queriam guerra, mas sofreram pressão dos indianos e as estupas foram construídas para os soldados butaneses que perderam a vida nessa guerra.

Ao lado há um café com vista. A vista teria sido mais bonita sem as nuvens, mas ficamos felizes em tomar um chá com leite bem quente.

Durante o inverno, esta seria a vista que teríamos:

As estradas são até boas, mas é preciso andar devagar. No total, temos 164km para fazer hoje e leva 6h no total! Somos super super lentos na montanha, mas não me incomoda nada porque eu só durmo de qualquer maneira. E quando não durmo, comemos. É perfeito!

Depois da refeição, volto a dormir e o JB também. A certa altura, sou acordada por solavancos violentos e fico convencida de que o carro virou. Nenhum de nós colocou o cinto, estamos nas montanhas. Apesar disso, não sinto absolutamente nenhum stress e estou muito mais relaxada do que quando estava em Bali (e convencida de que íamos morrer). Poucos segundos depois, paramos e percebo que estamos todos sãos e salvos.

O guia e o motorista descem do carro, perguntam se está tudo bem com todos. E é aí que percebemos que, numa curva nas montanhas, o motorista viu uma pedra e quis desviar-se. Azar, era lama, uma roda passou por cima e fez o carro desviar… que disparou direto para a montanha. Temos sorte de não ter sido na direção contrária, porque nenhum de nós tinha colocado o cinto de segurança. Mais medo do que dano! Sem ferimentos, até o carro não tem NADA. Só notamos que uma roda parece menos cheia do que as outras.

Em choque, o motorista ainda anda mais devagar. Estamos a poucos minutos do ponto de chegada, então ele nos deixa visitar enquanto leva o carro para revisão numa oficina que conhece bem.

Mosteiro de Gangtey

Visitamos o mosteiro de Gangtey e mando o JB girar todas as rodas de oração (108 no total) para agradecer pela proteção que recebemos hoje.

O mosteiro acolhe cerca de uma centena de monges. No Butão, as famílias tentam enviar um dos seus filhos para os mosteiros, e isso é ainda mais frequente nas famílias pobres. Durante a nossa visita, vemos alguns olhos curiosos a observar-nos dos dormitórios, cruzamo-nos com dois ou três monges, mas infelizmente não podemos ficar até à cerimónia do pôr do sol.

Este mosteiro é muito bonito e o interior é diferente do que tínhamos visitado até agora. O pé-direito é enorme, os outros dois andares são como varandas. Não podemos subir até ao topo, mas as decorações, as pinturas tornam o lugar solene e somos como atraídos para o céu, é um lugar pacífico e muito agradável. Mais uma vez, mostro-vos uma foto encontrada na Internet, porque não temos autorização para fotografar o interior:

Em seguida, fazemos uma pequena caminhada. É a caminhada mais agradável do planeta, porque só descemos. Depois, é tudo plano. A caminhada dura cerca de 1h.

A ideia é percorrer um vale onde os grous (aves) vêm instalar-se no inverno. O vale em si é magnífico, largo, plano, com muita água.

Visitamos depois o centro de conservação de grous e ficamos muito contentes por ver um filme que explica a origem deste centro. Este vale é particularmente plano (coisa rara no Butão) e fértil. Há muitos produtores de batata e eles também cobiçam este vale. A ideia deste centro é sensibilizar os agricultores e explicar-lhes porque é que preservar este vale pode atrair as aves, e permitir-lhes ganhar dinheiro de outra forma (graças ao turismo, alojamentos locais…) e não invadir o vale com as suas plantações de batata. Acho que é o único país onde se pode enriquecer graças às batatas. O nosso guia diz que esses agricultores ganham mais do que ele, são muito ricos e exportam até para a Índia. Devido à falta de infraestruturas, às vezes são obrigados a exportar as batatas durante a colheita e depois reimportá-las para consumo no Butão. As aves vêm aqui em outubro, por isso só vemos 2 espécimes que se feriram e já não conseguem voar. Fazem muito barulho.

No caminho para o nosso hotel, vemos um jogo de futebol entre aldeões e paramos para ver. A presença do JB perturba o ambiente, as crianças tentam comunicar com ele, mesmo que não falem muito inglês.

Finalmente, chegamos ao nosso hotel, gerido por uma família. Temos o andar superior de um bangalô com uma vista incrível sobre o mosteiro e os campos de batata. O jantar é delicioso, e o pequeno-almoço também.

Parte 2: Dicas práticas

Partimos com a agência Bhutan Inbound. Mais informações em o preço e o pagamento aqui

Comentários fechados em Uma semana no Butão, o país da felicidade: Parte 2/4