Carnets de voyage,  Espagne,  Europe,  TDM

Jerez, Vejer de la Frontera, Cadiz, Ronda, Malaga, Torremolinos e os pueblos blancos (Espanha): fim-de-semana na Andaluzia

Para visitar a Andaluzia, decidimos alugar um carro da Goldcar e passar 4 dias na estrada
Como na nossa primeira viagem à volta do mundo, decidimos encontrar o hotel no último minuto, dependendo do tempo e do nosso estado de espírito. No modo estilo livre

Parte 1: Diário de viagem
Parte 2: Dicas Práticas

Antiteatro de Itálica

Começamos a nossa pequena viagem com estas ruínas romanas, localizadas a 11 km de Sevilha. O acesso ao site é gratuito para os europeus
O local inclui um grande anfiteatro (que pode acolher até 25.000 pessoas), mas também ruínas de habitações decoradas com mosaicos no chão e banhos comuns

Aconselho-o a ir se tiver um carro, mas se tiver de apanhar 48 minutos de autocarro para chegar de Sevilha, não vale a pena

Jerez de la frontera

Esta é a cidade que escolhemos para o almoço. Encontrar um lugar de estacionamento é muito fácil durante a hora do almoço. Até o parquímetro tira uma soneca entre as 13h30 e as 17h00

Foto de uma praça em Jerez

Escolhemos Tabanco el pasaje, um bar de tapas com uma atmosfera muito local/Andalusiana – com show de flamenco e/ou música flamenca. O garçom anota o pedido com um giz no balcão e serve todos os tipos de xerez– o vinho local (prefira xerez fino càd sec). É muito alcoólico, por isso tem cuidado se conduzes

As tapas são servidas em um pedaço de papel com mini pães que não gostamos muito

Passamos então pelo Alcázar de Jerez (Palácio Jerez), onde, como em toda a Andaluzia, há muitas laranjeiras

Quando se vem a Jerez, tem de se fazer uma prova de vinhos nas bodegas. Mas não o fizemos, porque eu não bebo e o JB tem de conduzir depois

… antes de visitar a impressionante frente da Catedral de Jerez

Você tem que olhar para cima, é lindo!

Cádiz

O must see thing em Cádiz é esta bela catedral

Se o interior é de bof bof, você pode ir até o topo e admirar a vista do oceano e da cidade. Tenha cuidado, um dos sinos toca a cada 15 minutos!

No entanto, você vai notar que a cidade é um pouco industrial, com a construção de cruzeiros marítimos não tão longe do centro da cidade

Seguimos então um longo caminho que nos leva ao mar, ao castelo(Castillo de San Sebastian), que neste momento está fechado para o trabalho. Vemos muitos pescadores, pássaros… mas também sofremos muito com o vento

À noite, voltamos para Jerez, para oHotel Jerez & Spa e jantamos lá

Pueblos blancos: Arcos de la Frontera

No dia seguinte, seguimos a estrada para as aldeias brancas (pueblos blancos). Mais vale dizer-lhe desde já: se tem muito tempo, passe de carro – história de – mas se não tem muito tempo, basta visitar Arcos de la Frontera

Queríamos atravessar esta colina, mas depois de uma amarga falha (não estamos habituados a escalar em ruas tão estreitas), encontramos milagrosamente um lugar de estacionamento bem escondido junto a ela e subimos a pé. Felizmente, fizemos isso como mais tarde veremos os moradores locais saindo das ruas muito pequenas, com 5cm de margem em ambos os lados

É hora do almoço, JB cai para uma enorme sangria (esquerda na foto)

Vou poupar-te o resto da rota dos pueblos blancos que eu acho bastante aborrecido, porque são todos iguais

À noite paramos no B bou Hotel Molino del Arco, que é uma antiga fábrica de azeite de oliva, a 20 km da cidade de Ronda. O restaurante do hotel serve um menu a 24 euros por pessoa. Acho um pouco caro para a Espanha, mas a qualidade está lá e, além disso, está a chover – por isso não me apetece voltar para o carro e procurar outro restaurante

É a primeira vez que vejo azeitonas… numa oliveira

Ronda

No dia seguinte, sob uma chuva torrencial, descobrimos a cidade de Ronda. Você tem que encontrar um estacionamento subterrâneo assim que chegar no centro da cidade, porque é impossível encontrar um lugar na rua

Para ir e ver as belas pontes pelas quais Ronda é famosa, atravessamos uma longa rua pedonal cheia de lojas, como esta

É nesta rua que provamos pela primeira vez o pequeno-almoço andaluz. Delicioso!

Depois chegamos a este magnífico ponto de vista..

antes de descobrir uma paisagem incrível a partir da Puente Nuevo (nova ponte)

Você tem que descer a colina nas pequenas vielas (fazendo uma parada na Casa Del Rey Moroet se quiser), depois atravessar a Puente Viejo (Ponte Velha)

…para ter uma visão geral da Puente Nuevo. É um verdadeiro abridor de olhos!

É como o Jogo dos Tronos ou o Senhor dos Anéis ou algo assim. Esta ponte liga a parte moderna da cidade com a cidade velha. Tem mais de 100m de altura, pode até visitar o interior (parte do qual foi usado como uma prisão)

Málaga

Depois de tantas emoções, voltamos à estrada para Málaga. A cidade é muito grande, o porto parece-nos ser bastante industrial. Há demasiada actividade em Málaga que não nos agrada. Apressamo-nos a ir para o Mirador de Gibralfaro. Tudo isto para esta foto! Em resumo, um longo desvio para nada

Torremolinos

Encontramos no Booking um hotel agradável e barato em Torremolinos, uma cidade à beira-mar à 1h de Málaga. O hotel Smartline Los Jazmines custa-nos 45 euros, é uma espécie de Club Med em mais barato, com piscina, bar no terraço – mas no verão, deve ser muito barulhento e quente porque podemos ouvir os nossos vizinhos, e o quarto não é muito bem ventilado

A beira-mar, por outro lado, nós gostamos muito. Pode alugar espreguiçadeiras, ou pequeno-almoço por 2 euros/pessoa

Vejer de la Frontera

Depois seguimos para Vejer de la Frontera, uma cidade com pequenas pistas que requer um esforço desportivo considerável – está apenas a subir. Perguntamo-nos como é que os nativos conseguem mudar-se para cá

Sentamo-nos tranquilamente na Plaza de Espana, desfrutamos de algumas tapas e vemos os cães a ladrar para nós. Todos os aldeões parecem encontrar-se aqui

Levamos o carro de volta para Sevilha

Parte 2: Dicas Práticas

Orçamento

TOTAL : 573,9 euros por dois, 4 dias, 3 noites

• Transporte: entre 151 euros e 216 euros durante 4 dias
    • Aluguer de Goldcar: 13 euros/dia (com franquia) ou 32 euros/dia (sem franquia)
    • Portagem: 35 euros
    • Catedral de Jerez: 5 euros/pessoa
    • Catedral de Cádiz: 5 euros/pessoa

Conselhos práticos

• Para viajar mais barato, aconselho-o a apanhar o comboio, e a concentrar-se: Jerez de la Frontera, Ronda, Cádiz, Córdoba e Granada
  • Não incluímos Córdoba e Granada por falta de tempo, mas vamos visitá-los de trem mais tarde (fique atento!)
  • Entre os pueblos blancos que visitamos, apenas dois se destacam: Arcos de la Frontera e Vejer de la Frontera
  • Mesmo que estas cidades sejam turísticas, elas são menos turísticas que Sevilha, por isso você tem que ter cuidado para seguir o ritmo espanhol, ou seja, não almoçar antes das 13h. Os bons restaurantes estão abertos às 13:30h, hora espanhola. E nada de jantar antes das 20:00 – 21:00
  • O estacionamento na rua é barato, mas pode ser uma verdadeira dor de cabeça encontrar um lugar. O estacionamento subterrâneo é mais caro, mas há sempre espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *