[Livro] “A Era da Preguiça” de Olivier Babeau – a minha opinião
Partilhei alguns excertos do livro A Era da Preguiça de Olivier Babeau (link Amazon, link Fnac) no Instagram, e vocês perguntaram-me o título. Por isso, decidi dedicar-lhe um artigo no meu blogue. O primeiro livro de Olivier Babeau que li foi A Tirania do Entretenimento, de que falei aqui. A Era da Preguiça, lançado em janeiro de 2025, tem como subtítulo Como nós e os nossos filhos perdemos o sentido do esforço.

Acho que este livro poderia ter-se chamado Como a facilidade nos vai aniquilar ou ainda A era em que cada um conta com o trabalho dos outros. Insere-se na continuidade da obra anterior sobre o entretenimento, porque a atração pelo entretenimento fácil não é mais do que um sintoma da falta de esforço. Vou abordar aqui alguns temas do livro, esperando dar-vos vontade de o ler.
O que é o esforço?
O autor define o esforço como “o meio pelo qual mudamos, a solução entre o que basta e aquilo a que aspiramos. O esforço é o que nos faz tornar diferentes do que teríamos sido sem ele”.
A sua tese é clara: no Ocidente, estamos a perder o sentido do esforço, ao contrário de algumas culturas como as da Ásia. A primeira parte do livro recorda que o esforço sempre foi necessário, incluindo para os aristocratas, cuja sobrevivência social dependia da sua popularidade. Esta análise assenta numa estrutura próxima da pirâmide de Maslow, mas tenho de admitir que esta parte me pareceu um pouco longa.
A escolha & a influência
Felizmente, o resto torna-se mais cativante. Babeau sublinha que hoje em dia, “o leque de escolhas a fazer é quase infinito”. Antigamente, “um indivíduo não dispunha tipicamente de praticamente nenhum grau de liberdade” : sem mobilidade geográfica, poucas oportunidades profissionais ou sociais. Esta explosão de escolhas, longe de ser uma bênção, gera uma fadiga decisória. Até escolher um prato no restaurante se torna um esforço gerador de ansiedade:
Cerca de 9 em cada 10 jovens dizem sentir ansiedade só de pensar em ter de escolher entre as diferentes opções apresentadas no menu de um restaurante. A isto chama-se “menu anxiety”.
Ouvi podcasts de alguns blogueiros conhecidos e eles queixam-se, como eu, de receber perguntas que classificam como “não muito interessantes”. Sem surpresa, são perguntas em que as pessoas pedem ou a opinião do blogueiro sobre determinada marca; ou que escolha entre a marca A e a marca B. Cito Adriano Dirnelli num podcast do Cravate Club: “Eu odeio esse tipo de perguntas que me chegam demasiado vezes tipo: isto é melhor do que aquilo (…) É preciso saber porque é que isso nos interessa, o que é que traz de diferente. Não há vencedores nem vencidos. Os homens que são obcecados com essas classificações estão numa lógica unicamente de classificação para dizerem ‘tenho o topo do topo, tenho o melhor’. Mas é uma visão tão redutora, quer dizer que não têm juízo próprio para decidir o que lhes fala a eles, na sua pessoa, no seu coração, na sua cabeça etc. Têm de formar as suas próprias opiniões, ir, experimentar, aguçar o olhar, criar convicções pessoais. E é isso que é interessante, é trabalhar no desenvolvimento de si mesmo, não é deixar que outros nos ditem classificações ou regras.”
E no entanto, cada vez mais pessoas confiam nos influenciadores, nas opiniões da Amazon, antes de tirarem a carteira, até para um sérum de 6 euros! Várias pessoas pressionam-me para comprar o reMarkable Paper Pro para lhes dar uma opinião honesta e completa, quando a marca oferece 100 dias de experimentação grátis (com portes de envio e devolução grátis) para que sejam eles a formar a sua própria opinião. Como dizia Oscar Wilde em “O Retrato de Dorian Gray”:
Influenciar uma pessoa é dar-lhe a nossa alma. Ela deixa de pensar os seus próprios pensamentos, deixa de arder com as suas próprias paixões. As suas virtudes deixam de ter existência própria. Os seus pecados, se é que o pecado existe, são emprestados. Ela torna-se o eco da música de outro, representa um papel que não foi escrito para ela. O objetivo da vida é o desenvolvimento de si mesmo. Realizar a nossa própria natureza na perfeição, eis a nossa razão de viver neste mundo. As pessoas, hoje em dia, têm medo de si mesmas. Esqueceram o mais importante dos deveres, aquele que temos para connosco mesmos.
A perda do esforço
Já falei sobre o perfeccionismo nos artesãos. Em “A Era da Preguiça”, há esta passagem que me diz muito, trata-se de uma citação de Charles Péguy:
Vi durante toda a minha infância recompor cadeiras com exatamente o mesmo espírito e o mesmo coração, e com a mesma mão, com que esse mesmo povo tinha talhado as suas catedrais. Era preciso que um pau de cadeira fosse bem feito. Não era preciso que fosse bem feito pelo salário ou mediante o salário. Não era preciso que fosse bem feito para o patrão. Era preciso que fosse bem feito ele mesmo, em si mesmo, para si mesmo. Uma tradição, vinda, surgida do mais profundo da raça, uma honra queria que esse bastão de cadeira fosse bem feito. Toda parte, na cadeira, que não se via, era exatamente tão perfeitamente feita quanto o que se via. É o princípio mesmo das catedrais.
Olivier Babeau conclui: “em oposição à lógica da economia de energia nascida da revolução industrial (a preocupação com a produtividade), o mundo antigo baseava-se, ao contrário, no princípio do gasto inútil.”
Hoje em dia, todo gasto energético deve ter uma relação benefício/energia ótima, e até nas relações humanas. Notei no Vietnã o quanto os jovens calculavam antes de iniciar ou não uma conversa, com base nos benefícios obtidos. Sem mais small talk se a pessoa à frente (incluindo um membro da família) não lhes parecer útil. Por outro lado, não recuam diante de nada, têm muito pouca ética se um esforço mínimo puder lhes trazer muito dinheiro (basta ver o % de jovens de 18 a 24 anos no OnlyFans).
Na França, com o sistema muito generoso implementado, temos uma sociedade “onde cada um pode viver às custas dos esforços dos outros. Toda riqueza é ilegítima. Toda elite é uma fraude. O trabalho é um valor reacionário. A excelência é desigual, portanto odiada. O progresso é visto com desconfiança. A ciência é objeto de zombaria (…) O esforço não é exigido. Pior: é ridicularizado. Acusado de ser anti-igualitário. Injusto. Burguês. (…) A perversão própria ao princípio democrático era negar a grandeza (…) A exigência, o trabalho austero, os anos difíceis de labuta, tudo isso não agrada mais. É aristocrático. Sem graça. Longo demais. Não se quer mais ver bilhões de horas de trabalho.” O autor compara o número de horas de trabalho com os outros países desenvolvidos e a constatação é inegável: “a França trabalha muito pouco, de forma menos eficaz”.
O autor comenta em seguida sobre o nivelamento por baixo que discuti longamente aqui ; ele dá muitos números alarmantes, e acho que esses números confirmam o que uma amiga, professora de francês, me afirmou: sua escola a obrigava a aumentar as notas dos alunos.
Outra informação interessante: “a leitura na Internet é muito diferente da leitura real (…) lê-se apenas 18% de um texto online”. Isso explica por que meus leitores fazem perguntas cuja resposta já está dada no artigo: eles não entendem nada!
Segue-se uma longa parte sobre a taxa de confiabilidade em queda livre, novamente, com números alucinantes !!
A época está à flor da pele
O autor aborda em seguida temas difíceis como os incels, a taxa de desemprego entre a população considerada ativa, a hipersensibilidade (wokismo), o politicamente correto, a hiperatividade, o “cancel culture”, a vitimização, a apropriação cultural, a liberdade de expressão…. Ele afirma “A época está à flor da pele. Mata-se por um olhar. Por nada.” É a parte que mais gosto no livro, pois ele traz, de forma curta mas eficaz, os elementos de resposta a esses novos fenômenos sociais. Não citarei mais, pois gostaria que você o lesse; as explicações e constatações são muito interessantes.
George Orwell dizia « É bem possível que estejamos a afundar numa era em que dois mais dois serão cinco quando o líder decidir. » Estamos nos aproximando disso.
A síndrome de Swann
Olivier Babeau é um proustiano e adoro quando ele cita Proust. Fala-se obviamente neste livro de Swann, o gênio que nunca escreverá sua obra sobre Vermeer. Temos cada vez mais Swanns ao nosso redor. “O risco da nossa época não é que haja menos pessoas talentosas com potencial extraordinário. É que essas pessoas com potencial extraordinário desperdicem seu talento não produzindo nada ou quase nada”. Além disso, Proust é o exemplo do esforço obstinado, uma vida de observação para um romance-catedral. Milhões de palavras escritas e reescritas, os 4 volumes de Proust na coleção La Pléiade são a prova disso; os esboços são mais longos que o próprio texto.
Isso ecoa minha experiência pessoal. No meu blog e Instagram, compartilho minha trajetória e meus esforços como imigrante de um país de terceiro mundo, na esperança de inspirar outros. No entanto, em vez de receber perguntas do tipo “Como ter sucesso?”, “Que livros ler?”, ou “Onde aprender a programar?”, recebo principalmente mensagens explicando por que essas pessoas não podem fazer como eu. No início, isso me surpreendeu. Certamente, existem mil razões externas que podem atrasar nossos esforços e impedir um resultado imediato, mas isso não é motivo para não tentar nada.
No O I Ching, um texto milenar chinês, o sucesso assenta em três elementos: (1) o momento certo, (2) o lugar certo, e (3) a pessoa certa. Todo este livro tem apenas um objetivo: impulsionar o ser humano para o seu pleno potencial. O sucesso não depende apenas de nós, mas como nem sempre controlamos o momento ou o contexto, a única coisa que podemos controlar somos nós próprios. Por isso, temos de procurar melhorar-nos permanentemente, de modo a estarmos prontos quando a oportunidade surgir. Um bom exemplo vem da Ásia, onde a crise atual leva milhares de pessoas a inscreverem-se em cursos noturnos para se formarem e se adaptarem ao mercado de trabalho. Elas sabem que a conjuntura não é culpa delas, mas não fazer nada para evoluir, por outro lado, seria culpa delas. Porque, no fundo, o sucesso não reside na conclusão de um projeto em particular, mas na nossa capacidade de nos superarmos. E isso exige esforço.
“O pecado capital do esforço é responsabilizar as pessoas. Celebrar aqueles que se esforçam é acusar implicitamente aqueles que não se esforçam, e torná-los responsáveis pela sua situação.” No entanto, não se trata de ignorar o impacto do acaso ou das circunstâncias. A sorte desempenha um papel, isso é inegável. Mas sem esforço, como saber se tivemos a nossa oportunidade? É como esperar ganhar na lotaria sem nunca comprar um bilhete.
Em resumo, A Era da Preguiça (link Amazon, link Fnac) é um grande sinal de alarme. O autor prevê o colapso da civilização ocidental se não reabilitarmos o esforço.
Uma sociedade que já não conhece a dificuldade acaba por gerar gerações que não sabem apreciar o que têm. Nunca tendo tido de lutar por seja o que for, esperam contudo que tudo lhes seja devido. Progressivamente, os valores e os referenciais esbatem-se, substituídos por uma busca constante de gratificação imediata. Quando o esforço, a inovação e a ambição desaparecem, resta apenas uma sociedade que se desmorona sobre si mesma, incapaz de recuperar o seu ímpeto. Recomendo vivamente este livro, nomeadamente pelas suas reflexões sobre as novas dinâmicas sociais onde as emoções e opiniões prevalecem sobre os factos.