Storytime,  TDM

[Story Time] Como é que acabei na classe executiva no meu primeiro voo de sempre?

13 de julho de 2006: a França tinha perdido a final do Mundial de futebol uns dias antes e eu estou no aeroporto CDG. Saímos cedo de Tours de carro. Tenho 18 anos e é a primeira vez que piso num aeroporto e é a primeira vez que vou andar de avião para ir ao Camboja. Na altura, a minha viagem mais longínqua tinha sido ao sul de Inglaterra, imaginem o meu estado de excitação por fazer uma viagem de 10 000 quilómetros!

Esta viagem é o culminar de 2 anos de trabalho. Sou escuteiro de França e a faixa etária dos 16-18 anos tem como objetivo montar um projeto solidário. Não é obrigatório, mas a maioria aproveita para organizar um projeto que permita viajar para o estrangeiro. Com os meus 3 companheiros, vamos a uma escola em Phnom Penh e a um orfanato em Battambang para fazer animação e prevenção.

Ao chegar ao aeroporto, ficamos a saber que há um tufão sobre a Ásia e que o avião só partirá quando o tempo voltar a estar favorável. Temos direito a um voucher para ir almoçar ao restaurante Hippopotamus que estava privatizado para a ocasião para os passageiros do nosso voo. Desde então, já almocei várias vezes neste restaurante enquanto esperava por um voo e lembro-me sempre deste momento com nostalgia.

Não me lembro exatamente dos atrasos, mas é com um atraso de 5 boas horas que entramos no avião. Tudo é novo para mim e não perco um pingo do que se passa, desde as demonstrações de segurança à escolha da refeição (“fish or chicken?”). Lembro-me de ficar estupefacto ao ver crianças chinesas mergulhadas na leitura de uma revista durante a descolagem. Demorei uma boa dezena de voos a ganhar tamanho desapego perante a sensação mágica de estar num aparelho voador.

Como previsto, aterramos em Taipei (Taiwan), de onde devemos apanhar outro avião para Phnom Penh. Não fazíamos ideia do que iria acontecer depois do atraso do voo. Temos a resposta rapidamente: uma funcionária espera-nos com um cartaz com o meu nome (fui eu que reservei os bilhetes de avião). Devemos ser uma dezena de passageiros afetados incluindo alguns franceses.

Somos atendidos e vamos dormir uma noite no local antes de apanhar outro voo na manhã seguinte. Como não temos visto para Taiwan, confiscam-nos os passaportes. Não há problema, não planeamos ficar por lá.

Apanhamos um autocarro que nos leva até ao hotel. Os meus olhos arregalam-se ao descobrir que se trata deum hotel 4 estrelas. Antes disso, as minhas duas ou três experiências de noites em hotel resumiam-se aos Formule 1 de saída de autoestrada, é um outro mundo que se abre para mim.

Lembro-me com emoção de ter dado a volta ao hotel, de ter encontrado uma sala de bilhar, de ter descoberto os nossos quartos e as suas camas confortáveis.

Estamos em 2006 e a internet ainda não está muito desenvolvida. Eu tinha um computador portátil comigo (que a mãe me tinha oferecido no ano anterior para a entrada no DUT de Informática) mas nem me lembro de ter tido o reflexo de ver se havia Wi-Fi no hotel. No entanto, tínhamos direito a alguns minutos de chamada internacional, o que nos permitiu ligar a um familiar que foi encarregue de avisar os outros de que estava tudo bem.

Saímos um pouco do hotel e lembro-me de ter sido atingido pela primeira vez por aquela humidade tão característica do Sudeste Asiático. Também fiquei impressionado por não ver o sol, sem saber bem se era devido à poluição ou ao clima pós-tufão. Ficou-me uma má imagem de Taipei que é provavelmente imerecida (Taipei é conhecido por ser um bom spot para nómadas digitais).

Como não tínhamos os nossos passaportes e não devíamos sair do hotel, não ousámos ir mais longe do que o fim da rua. Esse receio era provavelmente infundado e foi com um pouco de inveja que soubemos algumas horas depois que uns franceses que estavam connosco tinham apanhado um táxi para ir visitar um templo. É verdade que se já vínhamos a amadurecer o nosso projeto Camboja há 2 anos, a possibilidade de chegar a outro país nunca nos tinha passado pela cabeça e nem sequer tenho a certeza se teríamos tido o reflexo de pedir ao hotel para trocar dinheiro para pagar um táxi (tínhamos dólares americanos connosco, moeda frequentemente usada no Camboja).

É a hora do jantar com, sem surpresa… arroz! Os miúdos que éramos ficaram muito espantados por uma pobre funcionária ter como missão encher os nossos copos de água sempre que ficavam vazios.

Apesar da excitação, o acordar de madrugada e o jet lag vencem-nos: é hora de ir dormir. É um pouco roots já que não temos as nossas malas. Desde então, habituei-me a levar roupa interior limpa na bagagem de mão em voos de longo curso.

Na manhã seguinte, voltamos ao aeroporto, devolvem-nos os passaportes e recebemos os nossos novos bilhetes de avião. Com estupefação, apercebo-me de que têm a menção business class. Imagino que a classe económica estivesse completa e que nos tenham dado os lugares que sobravam.

No momento do embarque, os nossos companheiros de infortúnio franceses perguntam onde estávamos. Explicam-nos então, tarde demais, que os nossos bilhetes business class nos permitiam esperar pelo nosso voo confortavelmente num salão lounge. Só 15 anos mais tarde é que viria a descobrir o que era isso 😀

Tomamos lugar à frente do avião e vemos desfilar todos os passageiros do avião que devem ter pensado que o escutismo europeu era muito diferente do deles. 15 anos mais tarde e depois de 3 voltas ao mundo na minha bagagem, a minha primeira viagem de avião continua a ser a única em classe executiva 😀

É portanto a saborear um delicioso pequeno-almoço e a apreciar um copo de Baileys Irish Cream (sim, logo ao pequeno-almoço) que fizemos a viagem até ao Camboja onde iríamos viver 3 semanas que marcam uma vida.

À chegada, apenas uma das nossas 5 malas nos esperava, mas isso é outra história…

Comentários fechados em [Story Time] Como é que acabei na classe executiva no meu primeiro voo de sempre?