Carnets de voyage,  Europe,  France,  TDM

Chamonix-Mont Blanc : Noite na cabana Albert 1er e subida do aiguille du Tour (3540 metros) (2/3)

Parte 1: Conquistando o Mont-Blanc de Chamonix

Parte 2: Noite na cabana Albert 1er e subida do Aiguille du Tour (3540 metros)

Parte 3: 4 cimeiras no Monte Rosa!

Após alguns dias de preparação sozinhos, partimos desta vez com o nosso guia, para escalar o aiguille du Tour que se diz ser um dos cumes mais fáceis do maciço do Mont-Blanc. É uma excelente prova de aclimatação e preparação técnica em altitude

Dia 6 (sexta-feira, 10 de agosto): partida para a cabana Albert 1er

Hoje é o verdadeiro início do nosso curso de formação nas altas montanhas. Nosso guia, Franck (sua página de instalação), está nos pegando no apartamento. Estamos encantados por conhecê-lo pela primeira vez

Passamos alguns minutos a verificar o nosso equipamento. Temos quase tudo o que precisamos e Franck será capaz de nos emprestar os poucos elementos que faltam

Levamos o carro até ao Village du Tour. No estacionamento, Franck confia-nos o nosso equipamento técnico: capacete, arnês, machado de gelo e grampos

Depois apanhamos um elevador de gôndola até Charamillon e depois um teleférico até ao Col de Balme a 2.191 metros

É a pé que atacamos a subida para chegar à cabana Albert 1er a 2.702 metros de altitude. Estamos na neblina no início, então pouco a pouco descobrimos a magnífica geleira do passeio que me faz lembrar o Perito Moreno na Argentina

À medida que vemos a cabana, o declive torna-se mais acentuado. Esta é a primeira vez que usamos as nossas botas rígidas de alpinismo e esta escalada em pedra não é nada divertida

Fazemos um pequeno piquenique no terraço da cabana com uma vista espectacular, deixamos o equipamento desnecessário nos cacifos e saímos por volta das 16h

Começamos a subida amanhã para aprender a usar cãibras e praticar a caminhada com corda

A experiência não é fácil, o clima é caprichoso e é difícil regular a temperatura, por isso estou com muito calor. A altitude dá-me dor de cabeça e tenho o começo de uma bolha nos calcanhares

Após cerca de 300 metros de subida, começamos a descida para chegar a tempo para o jantar. Vincent gratifica-nos com um belo slide no bumbum em câmara lenta (nota artística: 7/10), felizmente Franck está lá para parar a sua inexorável descida

Durante a descida, eu sou a última corda e recebo um golpe de pressão quando vejo uma rocha cair rio acima. Felizmente, a maioria das rochas param no caminho e eu tenho tempo para atravessar para evitar os resíduos

Voltamos às 18:30, mesmo a tempo para o jantar. Desfrutamos mais uma vez do prazer de tirar os nossos pesados sapatos para colocar os nossos pés em confortáveis Crocs

O jantar está delicioso: sopa, couscous e bolo de frangipane. Surpreendentemente, a água é potável (é água filtrada do glaciar) enquanto que a maioria dos abrigos não tem nenhuma e vende água engarrafada, entregue por helicóptero, a um preço proibitivo

Para aqueles que estão interessados, o refúgio Albert 1er também oferece serviços de catering para caminhantes do dia. Os preços são muito acessíveis

Uma vez terminado o jantar, não ficamos muito tempo, preparamos nossas malas para o dia seguinte e vamos para a cama por volta das 21h em nosso confortável dormitório para 12 pessoas. Com uma vista magnífica sobre o glaciar! Franck dorme em outro dormitório dedicado aos guias

Dia 7 (sábado, 11 de agosto de 2018): no topo do aiguille du Tour!

O despertador toca às 4 da manhã, não é tão difícil porque a noite foi boa com os meus tampões para os ouvidos e a minha máscara de sono

Temos um café da manhã rápido (não é ótimo, nada salgado está planejado para aqueles como Vincent ou eu que preferem carnes frias, ovos ou queijo pela manhã)

Saímos às 5 da noite, capacete e farol acesos. As nossas mochilas são leves porque tudo o que não é essencial é deixado no refúgio

Após alguns minutos de escalada com gelo, colocamos nossos grampos e amarramos os cinco. Descobrimos esta atmosfera muito especial de silêncio que só a penetração dos nossos grampos na neve é perturbadora e quase total escuridão, exceto pelas luzes das cordas que vemos ao longe

A noite tem sido fria, a neve está congelada e mais dura do que quando esquadrinhámos na noite anterior

Durante a subida, o sol nasce e nós temos direito a magníficas panorâmicas

Depois de algumas horas de escalada, chegamos ao fundo da agulha. Desistimos de paus e cãibras para a escalar. As minhas pernas grandes são muito úteis e depois de alguns minutos de esforço, estamos no cume a 3.540 metros!

Ficamos alguns minutos para admirar a vista e é hora de voltar para baixo, uma parte que eu não gosto porque é traumática para os joelhos

Estamos de volta ao abrigo às 11:30. A subida levou-nos 4 horas e demorámos 2h30 a descer

Piquenique, ensacamento e descida para o estacionamento através dos teleféricos de esqui. Esta descida de todas as pedras não é um piquenique. Embora as nossas botas de montanhismo estejam perfeitamente adaptadas à neve, a falta de flexibilidade torna o progresso no terreno rochoso um verdadeiro desafio

Durante esta descida, Etienne escorrega sobre uma pedra e magoa a coxa. Se quando quente, a dor não for muito forte e permitir que ele continue, estamos preocupados com o que vai acontecer a seguir. Ele vai estar operacional amanhã para o resto do curso?

Estamos de volta ao parque de estacionamento por volta das 13h e voltamos para Chamonix.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *