Carnets de voyage,  Europe,  France,  TDM

Conquistando o Mont Blanc de Chamonix (França) : parte 1/3

Parte 1: Conquistando o Mont-Blanc de Chamonix

Parte 2: Noite na cabana Albert 1er e subida do Aiguille du Tour (3540 metros)

Parte 3: 4 cimeiras no Monte Rosa!

Como admirador das lendas do alpinismo, soube há alguns anos que o cume da Europa, o Monte Branco, era acessível a principiantes com uma boa condição física e alguns dias de preparação

A conquista do Mont Blanc tornou-se desde então uma fantasia para mim

Assim, há 4 anos, em julho de 2014, passamos uma semana em Chamonix com meu irmão Vincent e um amigo (outro Vincent) para fazer um curso de treinamento de Mont-Blanc

Infelizmente, as condições meteorológicas (muito mau tempo) não permitiram que se tentasse o Mont-Blanc. Como prémio de consolação, pudemos subir o Gran Paradiso em Itália, o nosso primeiro cume a 4.061 metros

O Mont-Blanc só foi adiado

Em 2018, interrompendo nossa segunda viagem à volta do mundo para ir ao casamento de meu irmão em setembro, aproveitei a oportunidade para organizar uma segunda expedição Mont-Blanc

Meu irmão Vincent está de volta à aventura e nós também damos as boas-vindas à minha prima Diane e ao meu amigo Etienne. Ao contrário de 4 anos atrás, Anh faz parte da viagem, mas ficará no “acampamento base” em Chamonix

Programa provisório: Chegada a Chamonix no domingo 5 de Agosto. Alguns dias de caminhadas para ficar em forma. Início do curso na quinta e sexta-feira para aclimatização e treino técnico antes de atacar o Mont-Blanc aos domingos, segundas e terças-feiras

Dia 1 (domingo 5 de Agosto de 2018): chegada a Chamonix e mudança de programa

De volta a Paris, no dia anterior à nossa estadia no Trans Sur Erdre, apanhamos o comboio da Gare de Lyon. A viagem é longa com duas mudanças e chegamos a Chamonix às 17h após 7 horas de viagem

20 minutos antes da chegada, telefono para a agência que nos aluga o apartamento por 15 dias e encontramos o funcionário que nos dá as chaves e algumas indicações

Estou contente por estar de volta ao apartamento que ocupámos há 4 anos durante o nosso primeiro estágio. É funcional, central e oferece uma vista magnífica do nosso objectivo: o Mont-Blanc

O aluguel é caro (800 euros / semana), mas o apartamento é muito confortável e pode acomodar até 7 pessoas. Durante minha pesquisa, eu não achei necessariamente tão bom / barato na Airbnb

Anh oferece-lhe uma pequena visita guiada ao apartamento

Vincent chega 30 minutos depois. Etienne e Diane que estavam no mesmo comboio juntam-se a nós uma hora depois

Apesar de termos planeado fazer algumas compras quando chegámos, o cansaço da viagem e a emoção de estar em Chamonix fez-nos mudar de ideias, vai ser um restaurante

Chamonix é realmente uma cidade mágica que respira aventura. Metade das pessoas que encontramos está equipada com arneses, postes telescópicos ou outros coletes de corrida

Depois do jantar, contactamos o nosso guia que nos tinha avisado no dia anterior que as condições meteorológicas estavam a tornar perigosa a subida do Mont-Blanc e que devíamos considerar um plano B

Ao telefone, o nosso guia Franck confirma que é complicado para o Mont-Blanc. Se há 4 anos atrás, havia -20°C no cume, o problema hoje é o oposto. A onda de calor que atinge a França provoca a queda de neve que gera a queda de rochas. A passagem mais delicada para subir o Mont-Blanc, a passagem do lanche , torna-se muito perigosa e você corre o risco de ter uma chuva de pedra na cabeça a qualquer momento

Mesmo que Franck nos deixe a escolha, é óbvio que não se trata de arriscar as nossas vidas e vamos aceitar o seu plano B: descobrir o Monte Rosa na Itália que nos permite acorrentar vários cumes a 4000 metros

Apesar de uma pequena decepção por desistir do objetivo inicial uma segunda vez, este Plano B é atraente e estamos encantados com este prêmio de consolação. Tanto mais que os guias são formais: embora o Mont Blanc seja mítico, não é o cume mais interessante tecnicamente nem o mais bonito. Por outro lado, é frequentemente o mais popular, com o risco de engarrafamentos em alguns lugares

Uma pequena pontada no meu coração no momento de cancelar a nossa reserva no mítico refúgio do lanche que eu tinha tido tanta dificuldade em conseguir. Fica para a próxima!

No dia seguinte, a prefeitura desaconselha formalmente a tentativa de ascensão do Mont Blanc e confirma a nossa escolha. Já houve várias mortes no maciço desde o início do verão, sem vontade de ser o próximo

Dia 2 (segunda-feira, 6 de Agosto de 2018): aluguer de equipamento + quilómetro vertical

Depois de uma boa noite de sono, vamos buscar os sapatos de aluguer que tínhamos reservado e que planeamos testar durante os primeiros dias antes do curso

Um pequeno erro de principiante, o vendedor explica-nos que estas são botas de alpinismo e que não estão nada adaptadas às caminhadas que tínhamos planeado para os primeiros dias. Então, pagamos uns dias de aluguer por nada

Então é com as nossas botas de caminhada que partimos no assalto ao quilómetro vertical para colocar os nossos pés no chão

O quilómetro vertical é uma corrida de apenas 3,8 quilómetros de comprimento, mas com 1 quilómetro de ganho de elevação positivo! A melhor tocha desta corrida em 35 – 40 minutos. Os tipos que fazem isto são lunáticos delirantes

Somos menos ambiciosos e vamos demorar duas horas. Sem querer mas salutarmente fazemos um pequeno desvio que, debaixo das árvores, nos protege no início do percurso do sol escaldante que atinge a região

Saímos por volta das 10h30, chegamos por volta das 12h30 e tomamos um refresco na barra de altitude na chegada. O lugar é bastante movimentado, pois um elevador de gôndolas o leva até lá em poucos minutos, seja para apreciar a vista ou como ponto de partida para muitas caminhadas

Depois do nosso refresco, um piquenique rápido diante de uma vista esplêndida, voltamos para baixo. As descidas são muitas vezes extenuantes, mas esta em particular, especialmente no início: bastante técnica, muito íngreme e muito poeirenta

Levaremos 1h45 para completar a descida e a chuva fará sua aparição enquanto estamos a 100 metros do apartamento. O timing perfeito porque o céu será tão selvagem que algumas áreas de Chamonix sofrerão graves inundações

Dia 3 (terça-feira, 7 de agosto de 2018): Gôndola avariada + Lac Blanc

Tomamos um TER durante 4 minutos para chegar a Les Praz de onde planeamos apanhar um elevador de gôndolas para La Flégère e depois subir a pé até Lac Blanc

Má surpresa à chegada, o elevador está fora de serviço durante todo o dia! O empregado aconselha-nos a apanhar o autocarro para Montroc. Estamos aliviados em encontrar uma alternativa, mas ela vai dobrar a diferença de altitude que tínhamos planejado: 1000 metros em vez de 500

Atacamos a ascensão do Coronel des Montets. A encosta é menos íngreme do que no dia anterior, mas o calor ainda está lá

Foi difícil, foi longo, o Lac Blanc é magnífico e é merecido. Muitas vezes pensamos ter alcançado a meta, especialmente quando vemos lagos, mas eles não são os adequados

No final serão 3h30 para chegarmos ao final

Alguns caminhantes aproveitam para dar um mergulho, mas a água parece estar fria devido à velocidade com que saem da água. Não tendo previsto o que é necessário para nos secar, contentamo-nos em mergulhar os nossos pés. De facto, está frio!

Aproveitamos esta bela paisagem para fazer piqueniques. Pouco antes de voltarmos para baixo, intrigados por outros caminhantes, contornamos o lago para descobrir um segundo ainda mais bonito

Para variar os prazeres, vamos por outro caminho, o de Tré-le-Champ. A encosta é íngreme, técnica e estamos felizes por não termos escolhido este caminho para a subida

No entanto, a paisagem é fascinante e teremos algumas passagens com escadas, no estilo de uma via ferrata. Vertiginoso!

Levaremos 2h30 para chegar ao ponto de partida e pegar o ônibus de volta para Chamonix

Chegando em frente à porta do apartamento, sentimos algumas gotas. Novamente em boa hora!

Estamos satisfeitos com estes dois primeiros dias com 2000 metros de ganho de elevação positiva. Nada mal para começar!

No entanto, somos desafiados pela quantidade de água que consumimos. Com esta onda de calor, fazemos um intervalo fresco a cada 20 a 30 minutos e bebemos 2,5 a 3 litros por pessoa por dia! Até é a Diane que nos ajuda no caminho para baixo, estávamos todos secos. Temos de gerir melhor as nossas reservas de água porque não podemos carregar muito mais do que isso nas nossas costas

Então todos nós decidimos investir em Camelbak, sacos de água que colocamos nas nossas mochilas. Ligados a uma mangueira, podemos beber sem interromper a caminhada. O objetivo é beber menos, mas muito mais regularmente, para evitar a desidratação

Dia 4 (quarta-feira, 8 de agosto de 2018): Lac Cornu, avalanche e sauna

Bem começado por estes dois primeiros dias, estamos hoje a preparar um programa mais leve com apenas 250 metros de diferença positiva de altitude para ser feito de manhã antes de descansar à tarde

No programa: levar o teleférico Brévent até Planpraz a uma altitude de 2000 metros (o que nos permite completar a subida vertical de segunda-feira em 10 minutos) e continuar a pé até Lac Cornu

Chegamos às 8:15 da manhã para a abertura do teleférico a fim de estar entre os primeiros a chegar ao topo com a esperança de cruzar animais. Obviamente não somos os únicos a ter esta ideia e a fila para comprar os bilhetes já é longa

Desde a chegada do teleférico, seguimos as setas na direcção do lago até, após uma caminhada de 5 minutos, nos encontrarmos num cruzamento sem indicação de Lac Cornu

Qual é o caminho a seguir? Outro grupo está a fazer a mesma pergunta. Um dos seus membros olha para o mapa e aponta o caminho. Esperamos que Etienne resolva o seu problema com Camelbak antes de os seguirmos. Um turista estrangeiro pergunta então a Diane pela estrada Lac Cornu antes que seu companheiro sinalize abaixo que encontrou uma placa indicando o caminho. Esta não é a estrada que estávamos prestes a tomar. O outro grupo já está longe e estamos contentes por não sofrer o mesmo destino, a encosta era íngreme! Aprendemos a lição: não confiar e verificar por nós mesmos, ainda mais se a pessoa que aponta o caminho parece tão perdida quanto nós

O caminho é agradável e bastante fácil, com as primeiras passagens nevadas e chegamos ao Col Cornu a… 2414 metros. Portanto, temos 400 metros de diferença positiva de altitude nas pernas, enquanto tínhamos planejado 250 metros

Planpraz está a 2000 metros, Lac Cornu a 2276. Na verdade, isso faz uma diferença de 250 metros. Mas a montanha, sobe e desce! Outro erro de principiante

Chegando em Col Cornu, descemos a Lac Cornu e atingimos nosso objetivo em 1h45

Está um pouco frio, mas o espectáculo é óptimo e estamos absolutamente sozinhos. Que maravilha

Os dois corajosos membros do grupo (V. e J.B. por causa do anonimato) aproveitam para tomar um banho. É grandioso nadar sozinho em um enorme lago de montanha

É óptimo, mas frio, por isso a experiência torna-se curta

Fazemos piqueniques e não demoramos porque vêm aí nuvens ameaçadoras e preferimos evitar um molho. Estamos em grande forma enquanto atacamos a subida de 200 metros para encontrar o Col Cornu. Ascensão que limpamos em 20 minutos

Depois levamos cerca de 1 hora para descer e nos juntarmos ao teleférico

Neste momento, tento identificar a fonte do ruído distante que ouvimos. Vemos então uma avalanche na montanha oposta. É impressionante ver uma tal massa de neve a cair pela encosta a toda a velocidade, num enorme barulho. Estamos muito pouco em frente da natureza

De volta a Chamonix, lugar de descanso. Etienne, Vincent e eu vamos para o centro aquático. Tem uma piscina exterior com uma vista deslumbrante para o maciço, um jacuzzi, uma sauna e um hammam. As instalações não são as mais modernas, mas saímos dela revigorados e com um pouco menos de dor nas pernas

À noite, fazemos um pequeno restaurante onde homenageamos tartiflettes, fondues Savoyard e tártaros de carne

Dia 5 (quinta-feira, 9 de agosto de 2018): Descanso e compra de equipamento

Eu acordo de manhã com uma bolinha no estômago. O verdadeiro início da aventura é amanhã, quando teremos nosso primeiro dia de treinamento com nosso guia e nossa primeira noite em um refúgio

Estamos fisicamente prontos? O nosso equipamento é adequado? O tempo vai ser favorável? Tantas perguntas que passam pela nossa cabeça sem encontrar respostas

Nenhuma atividade física planejada hoje para estar o mais apta possível no dia seguinte

Franck estava certo, o tempo está mau e está chovendo o dia todo, por isso ele propôs adiar o início do curso de quinta para sexta-feira

Então é um dia de compras para comprar o equipamento que falta. Pela minha parte, aqueço o cartão de crédito para comprar um chapéu, luvas, meias, um saco de carne e anilhas para os meus paus

No final do dia, chamamos o nosso guia para nos organizarmos. Ele diz-nos que a previsão do tempo é favorável. Ele vai nos buscar por volta das 10 da manhã e fará uma pequena verificação do nosso equipamento antes de sair

Não é muito difícil um dia em perspectiva, 1h30 de subida para chegar à cabana Albert 1er. Podemos então trabalhar um pouco na técnica: caminhada com corda, uso de machado e cãibras de gelo, caminhada no gelo… antes de um dia mais difícil, mas mais emocionante no dia seguinte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *