Carnets de voyage,  Europe,  France,  Tour du Monde

Chamonix-Mont Blanc : 4 cumes na Mont Rose ! (3/3)

Parte 1: Conquistando o Mont-Blanc de Chamonix

Parte 2: Noite na cabana Albert 1er e subida do Aiguille du Tour (3540 metros)

Parte 3: 4 cimeiras no Monte Rosa!

O Monte Rosa é o segundo maior maciço dos Alpes depois do Mont Blanc. Tem 10 picos a mais de 4000 metros acima do nível do mar

Dia 8 (domingo 12 de Agosto de 2018): subida à cabana Citta di Mantova (3.498 m)

É um dia difícil para acordar hoje! Se normalmente a casa está ativa quando eu volto da padaria, esta manhã todos ainda estão dormindo, um sinal de que os organismos estão começando a ser marcados

Então estamos alguns minutos atrasados para o encontro que o Franck nos marcou às 8 da manhã

Para os próximos 3 dias que requerem um guia para duas pessoas, Franck é acompanhado por um colega: Mathieu

Mathieu é um guia de bolso (ele é um ex-ginasta). Você pode encontrá-lo em sua página do Facebook: https: //www.facebook.com/mathguidearavis/

Etienne, cuja coxa é um motivo de preocupação é da viagem. O programa de hoje é muito leve, esperamos que possa ser inventado

Pegamos o carro e atravessamos o túnel do Mont Blanc até a Itália para chegar ao Vale de Aosta. Levamos duas gôndolas e um teleférico para chegar a uma altitude de 3.275 metros

Lá em cima, está frio e somos cumprimentados por camurças. Fazemos um piquenique rápido e começamos a caminhada até ao refúgio

O caminho é um pouco áspero, muitas rochas e algumas passagens nevadas que fazemos sem grampos

Enquanto estamos lutando, Mathieu vê alguns genepi e sobe para colher o máximo possível. Ele volta encantado, ele tem o suficiente para preparar vários litros de álcool

Chegamos ao refúgio Citta di Mantova depois de uma caminhada de 1h15. O refúgio é realmente grande e parece um chalé. Temos sorte de encontrar todos nós seis na mesma sala, ninguém para nos incomodar

Temos a tarde inteira para descansar. Depois de uma semana física, sabe bem antes do grande dia de amanhã. Aproveitamos esta oportunidade para curar as nossas feridas. Este momento de descanso também contribui para a aclimatação, estamos a 3500 metros de altitude e a minha respiração não é tão fluida como de costume

Jogo duas partidas de xadrez contra o Etienne sem conseguir quebrar o empate: 1 – 1

Estamos na Itália, sem dúvida, ao jantar, temos massa como entrada e carne como prato principal, é delicioso!

Preocupados com o tempo, os boletins meteorológicos não são muito encorajadores, esperamos ter uma janela de oportunidade favorável para o que deverá ser o maior dia do curso amanhã

Quando vamos para a cama, vemos o apocalipse pela janela, à nossa frente, flashes de calor (relâmpagos sem trovão) sem parar. Parece fogo-de-artifício. É lindo, Franck confidencia-nos que nunca viu isso, mas não é muito tranquilizador para o dia seguinte… Gozamos com o Mathieu dizendo-lhe que não é provável que ele seja usado como pára-raios devido ao seu pequeno tamanho. “Quando chove, sou o último a saber”, responde ele, zombando de mim mesmo

Dia 9 (segunda-feira, 13 de Agosto de 2018): 3 picos a mais de 4000 metros!

Altitude? Emoção? Apreensão? Provavelmente uma combinação destes factores, mas eu ainda não durmo à noite. Às 2:30, levanto-me para ir à casa de banho

Na subida, olho pela janela e é um espectáculo de contos de fadas

Os fogos de artifício de calor ainda estão presentes, mas são deslocados para a direita. Abaixo, um tapete de nuvens faz-me sentir como se estivesse no paraíso. E ao contrário, um céu estrelado onde o planeta Marte brilha intensamente. E para completar, uma estrela cadente a cada 30 segundos. É incrível!

Vou ficar 10 minutos em frente a este presente do céu, repetindo para mim mesmo “uma última estrela cadente e vou para a cama”, vou ver cerca de 20 ao todo

Tento adormecer sem sucesso, considerando o céu limpo que vi, sei que às 4 da manhã teremos que nos levantar para sair!

Ao pequeno-almoço, aprendi que, à excepção do Frank, ninguém conseguiu dormir. Mathieu foi perturbado toda a noite pelos gestos de Vincent: “É a pior noite da minha vida no refúgio, não durmo ao lado do seu irmão”, ele desliza para dentro

O pequeno-almoço é óptimo. Ao contrário do refúgio Albert 1er, temos direito a sucos de frutas, alimentos salgados (queijo, presunto, salsicha) e até mesmo Nutella! Nada de mais para compensar a falta de sono

Às 5:15, estamos de saída. Etienne tem confiança suficiente na sua coxa e parte connosco. Depois de alguns minutos, chegamos na neve, é hora de cãibras e cordas

Estamos a fazer duas cordas, a “corda dos velhos” com Franck, Etienne e eu. A “corda dos jovens” com Mathieu, Vincent e Diane

Eu esperava que o resto do dia anterior fosse suficiente para curar as minhas feridas, mas rapidamente percebi que não era

A cada passo, do meu lado esquerdo, meu calcanhar grita, meu pescoço do pé chora e meu joelho assobia. Sem dúvida com inveja da falta de atenção que lhe presto, os rebeldes do lado direito e o meu calcanhar rangem, sem que isso me incomode muito

Felizmente o espectáculo é suntuoso, eu sei porque estou aqui

Franck, o primeiro da “corda velha” ataca fortemente, nós passamos várias cordas e levamos alguns minutos à frente dos jovens. O ritmo é um pouco rápido para o Etienne e para mim, e vai ser um pontapé sério nos nossos tambores

Nós vemos regularmente grandes fendas. Não há preocupações em particular, porque as fendas perigosas são as que não vemos. Quando passamos por cima de uma ponte de neve, Vincent pergunta a Mathieu se ela é realmente sólida. “Deve durar a semana”, responde ele. Tranquilizador!

Depois de uma breve pausa, partimos novamente e chegamos ao nosso primeiro cume do dia: o Ludwigshöhe a 4.341 metros acima do nível do mar

Está a começar a ficar muito frio e a água na mangueira do meu Camel Back está a congelar!

Descemos um pouco para voltarmos a subir numa colina impressionante. Franck pede-nos para estarmos particularmente vigilantes, a zona em que estamos a progredir é talvez um metro de largura. Para a esquerda e para a direita, 2000 metros de espaço vazio, não é o momento de ficarmos com os pés emaranhados. A nossa chegada ao cume coincide com a chegada de grandes rajadas de vento até 45 km/h, tanto que por vezes espero até ao fim de uma rajada para dar o meu próximo passo, por medo de ser desequilibrado

Apesar do vento, temos muita sorte porque o céu clareia quando chegamos. Temos um panorama incrível e alcançamos o topo do Pointe Parrot (4.432 metros) na fronteira entre a Itália e a Suíça

Descemos novamente e começamos uma nova subida para chegar a Punta Gnifetti (4.559 metros) no topo da qual se encontra a cabana Margherita, a cabana mais bem guardada da Europa

Os últimos decâmetros para chegar ao refúgio são épicos. A encosta é particularmente íngreme, o tempo está a piorar e as rajadas de vento estão a ficar cada vez mais fortes. Vemos um helicóptero aterrar rapidamente para evacuar uma pessoa em dificuldade

Poucos momentos depois, Etienne, que está atrás de mim, empata e precisa de alguns minutos para cair em si. Entretanto, estou a congelar o meu rabo

Um pouco mais abaixo, é nas fileiras de juniores que a Diane está a lutar. Sem fôlego, ela mal consegue respirar. Vincent e Mathieu juntam-se a ela e rodeiam-na para a proteger do vento enquanto ela respira

Não é o lugar certo para se ter um fracasso, impossível voltar atrás e impossível ficar lá sob pena de congelamento até a morte. É uma boa motivação para se despedaçar e terminar os poucos metros de subida

Alguns minutos depois, chegamos ao refúgio e nos sentimos como se estivéssemos em um campo de batalha. Os olhares com que nos deparamos são de regozijo, marcados pelo esforço. Vemos um tipo alto a contorcer-se de dor enquanto o seu guia tira lentamente uma luva. Eu mesmo, que tinha esfriado durante o intervalo, já não consigo sentir as extremidades da minha mão esquerda e as pontas dos meus dedos ficam roxas

São 9:30 da manhã, estamos exaustos mas encantados e orgulhosos de chegar a este lugar mítico. Infelizmente, não podemos desfrutar da vista espectacular, porque já não há visibilidade

Estamos na Itália, por isso para o almoço temos a escolha entre pizza e massa. Pizza para todos

Depois de termos recuperado as nossas forças e os nossos espíritos, partimos novamente às 10h30 para regressar desta vez ao refúgio de Mantova. Não devíamos ficar a vadiar porque o tempo está a piorar

Em breve, aparece um denso nevoeiro e não se consegue ver a 10 metros de distância. É Etienne que lidera o caminho e segue a pista, até o nevoeiro ser tão denso que a pista já nem sequer é visível. Eu acredito em mim mesmo, em Tintin, no Tibete. É então Franck que toma a liderança da corda, ele deve até tirar o GPS para encontrar o nosso caminho

Chegamos às 12:30 com a impressão de que são 9:00. Desmaio na minha cama, exausto pelo esforço e provavelmente pela falta de hidratação

O resto do dia é passado a descansar e a desfrutar do conforto da cabana. O refúgio oferece um sortimento de bebidas e alimentos a preços muito razoáveis para um lugar assim. Com exceção da água, 2,5 euros por meio litro

Mathieu, que também é um socorrista no inverno (assim como Franck), troca com Vincent (um ex-bombeiro) sobre suas experiências

O jantar está delicioso novamente, com lasanha como entrada

O programa de amanhã inclui uma cimeira final a 4.000 metros a caminho de casa. Esta cimeira foi apresentada pelos nossos guias como um “bónus”. Estou tão exausta que não sei se teria aceitado se me tivessem pedido para o fazer ou não. Felizmente Franck não nos fez a pergunta, ele vai me dizer mais tarde “como você não falou sobre isso eu considerei que estava tudo bem”

Dia 10 (segunda-feira 14 de Agosto de 2018): Punta Giordani (4.046 metros) e fim da estadia

Desta vez a noite foi boa para todos e estamos acordados antes das 16:00. Após o pequeno-almoço e a preparação das malas, estamos entre os primeiros a sair às 4:45 da manhã. Dificuldade adicional: as nossas malas estão cheias, uma vez que não vamos voltar para o refúgio. No final, não é tão incapacitante porque temos a maior parte das nossas roupas e limitamos a quantidade de água a 1 litro / 1 litro 50

A primeira parte do dia consiste em descer quase até o nível do teleférico a 3.275 metros. Como sempre, não gosto da descida, especialmente na rocha e estou a ficar para trás. Eu me assusto duas vezes ao deslizar sobre pedras geladas, eu pego cada vez sem saber realmente como

Levamos 50 minutos para descer, psicologicamente não é fácil começar por descer para subir

A vantagem é que estamos todos sozinhos. Este cume é mais popular entre os alpinistas que não dormem no refúgio e que chegam de teleférico por um dia. Só que, neste momento, o teleférico ainda não está aberto

Avançamos ao mesmo tempo que o nascer do sol e temos novamente paisagens fantásticas

A primeira parte da subida não é divertida, por causa da onda de calor, não há neve, nós progredimos no gelo. A segunda parte é mais confortável, nós beneficiamos da neve virgem que caiu durante a noite

No final da subida, a inclinação endurece e nós pagamos pelos esforços e pela fadiga acumulada. Diane parece estar no fim de sua vida e Etienne reclama que ele não faz mais pausas. Acho que estou a morrer quando o Franck acelera para ultrapassar a corda dos jovens. Só Vincent parece fácil

É na mente que terminamos a escalada a um ritmo irrisório, o pequeno homem velho em uma casa de repouso com seu andarilho certamente está caminhando mais rápido do que nós estamos neste momento

Abandonamos os nossos postes para subir os últimos metros. Às 8 da manhã chegamos ao cume, acolhidos pela Madonna

A descida é longa e cansativa, mais uma vez. Nós desengatamos quando o teleférico está à vista. Eu fico atrás dos outros no final da descida e chafurdo lamentavelmente na última parte gelada, felizmente sem um dói-dói-dói. Eu ainda não tinha caído da viagem, tinha de acontecer

Esperamos pelos elevadores de esqui e descemos para o parque de estacionamento onde temos o prazer de tirar as nossas botas de montanhismo uma última vez. Desta vez acabou, estamos exaustos, mas orgulhosos por termos atingido o nosso objectivo e felizes por termos sido capazes de enfrentar o tempo

Na volta, paramos no túnel da Pizzeria Du em Courmayeur, recomendado por Mathieu pouco antes de atravessar o túnel do Mont Blanc. As pizzas a lenha transbordam da mesa e são deliciosas, por apenas 7 a 15 euros/peça

À noite, nos presenteamos com um último jantar Savoyard: raclette e fondue no restaurante La Calèche, o mesmo lugar onde celebramos nossas façanhas há 4 anos

É isso, é o fim do nosso estágio. Espero que tenha gostado da subida virtual, no calor da sua sala de estar, connosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *