Amérique,  Carnets de voyage,  El Salvador,  TDM

Concepción de Ataco na Rota das Flores, Santa Teresa & Águas Termais de Santa Ana (El Salvador)

Depois de um fim-de-semana de visita a San Salvador, estamos de volta ao caminho de Concepción de Ataco, localizado na Rota das Flores. A Rota das Flores inclui várias pequenas aldeias, e o nome vem das flores silvestres que vemos na estrada, não das flores das aldeias. Concepción de Ataco é a aldeia mais bonita da Rota das Flores.

Tendo que estar no México no Natal, não nos resta muito tempo. Estamos num ritmo à volta do mundo e não no Digital Nomad, ficamos apenas alguns dias em Concepción de Ataco para trabalhar, antes de nos mudarmos novamente.

Parte 1: Diário de Viagem Parte
2: Dicas Práticas

Parte 1: Diário de viagem

O próximo passo lógico depois de San Salvador teria sido ir a Santa Ana, mas não conseguimos encontrar uma habitação adequada para trabalhar. Que erro! Desde Concepción de Ataco, um povoado tranquilo, também tem uma ligação demasiado tranquila. Mas ainda não sabíamos e fomos para o Terminal Rodoviário Ocidental para pegar um ônibus especial (com bagageiro) para Ahuachapan ($2,3). De lá, levamos um mini-bus até Concepción de Ataco ($0.4) (rota e tarifas detalhadas aqui)

terminal oeste

Nossa Airbnb em Concepción de Ataco

Estamos alojados no maior quarto do hotel Casa Pino (link Reservas) com várias mesas de trabalho no jardim e uma no quarto. A água do chuveiro é quente, e o apartamento é muito espaçoso e equipado com uma cozinha. No entanto, seja Wifi ou 3G, a conexão é muito lenta (1.85Mbps para baixo, 1.83Mbps para cima), parece faltar antenas perto de nós. Nós ainda conseguimos fazer chamadas pelo Skype, phew. O jardim é bonito e é visitado por todos os tipos de pássaros.

A certa altura, o dono vem ter comigo com uma pergunta. O espanhol salvadorenho, especialmente nesta parte do país, é um desafio. Ele fala tão rápido que eu tive que usar o recurso de tradução instantânea do Google. E quando vi que nem mesmo o Google o entendia muito bem, pensei: “ahhhh está tudo bem, sem pressão”

“o” tinha de ser traduzido como “tu”

Eles têm aqui palavras específicas. Especificamente por 25 cêntimos, é uma cora. Eles não estão muito acostumados a ver turistas, então quando um turista não entende, eles não usam sinônimos para explicar, mas apenas repetir a mesma coisa, com a mesma velocidade de fala.

Desenho de Ataco

A aldeia é muito pequena e pode ser visitada a pé. Ao contrário de San Salvador, aqui não há cercas nas janelas, tudo está em modo relaxado. É super tranquilo às segundas-feiras e muito ocupado aos fins-de-semana. As casas são muito pequenas e antigas, e até o mercado central é minúsculo. Tivemos dificuldade em sacar mais de 100$ nos caixas eletrônicos, na verdade, os caixas eletrônicos distribuem notas tão pequenas (5$) que você tem que sacar apenas 50$ de cada vez 😀

Há várias torres de vigia, e devido a um mal entendido com o motorista do tuk-tuk, somos deixados na que fica perto do Vista al Cielo ($1 para dois). O Mirador de la Cruz, logo atrás da bela igreja, é mais conhecido e certamente mais bonito, porque você verá mais montanhas.

Bem, não é um prato muito salvadorenho, mas estamos muito felizes de encontrar o restaurante La Raclette que realmente serve fondues e raclettes feitos com queijos importados e frios (a cada almoço, sem reserva prévia). É muito bom, especialmente porque não custa assim tanto (cerca de 24$).

Os comediantes servem menus do dia no valor de $2,5 a $3 (bebida incluída), é baseado em arroz, um pouco de carne e um pouco de tomate. O prato mais econômico e tipicamente salvadorenho são as pupusas, feitas de milho. Os recheios são misturados diretamente na massa, o todo é triturado e cozido em um prato quente. Desta forma, as pupusas são feitas apenas por encomenda. Por 4 pupusas + 2 bebidas, só pagámos 3 dólares. Eu gosto muito da pupusa com chicharron. O que é bom é que apesar do lado turístico da aldeia, à noite, há sempre restaurantes locais abertos, permitindo-lhe comer muito bem por pouco dinheiro.

Primavera Quente de Santa Teresa

Após alguns dias de trabalho, decidimos tirar um longo fim-de-semana de 4 dias para explorar os arredores. Deixamos a nossa bagagem no hotel. No final, este fim-de-semana durará apenas 1 dia e meio, mas explicaremos o porquê e como mais tarde. No primeiro dia, decidimos ir a Santa Teresa, bem conhecida pelas suas termas. Toda a região é conhecida por isso, e há até uma planta geotérmica um pouco mais distante.

Como chego ao Spa de Santa Teresa?

Não há informações sobre como chegar lá de transporte público. Então estamos ficando um pouco cegos (mais informações no final do artigo). Em primeiro lugar, levamos um mini-bus da entrada da aldeia de Concepción de Ataco até Ahuachapan (0,40$/pessoa). Quando chegarmos a Ahuachapan, paramos um tuk-tuk.

O primeiro nos anuncia a tarifa de 1$, e quando ele entende que são as termas de Santa Teresa e não o bairro de Santa Teresa em Ahuachapan, ele nos expulsa do seu tuk-tuk anunciando 10$. O segundo tuk-tuk anuncia o mesmo preço, mas conseguimos negociar a 7$ por dois.

Durante 15 minutos, achamos caro, mas quando o tuk tuk tem muitos problemas para subir as colinas, então quando ele tem que enfrentar as rochas para nos deixar na entrada do restaurante principal, dizemos a nós mesmos que sim, ele ainda merece os seus 7$. Pagamos 10$ a entrada EACH, e aqui vamos nós para 3 horas de relaxamento.

Águas termais de Santa Teresa

Há um restaurante no local, não é fabuloso mas também não é muito caro (conte 7$/pessoa). Existem cerca de 15 piscinas com temperaturas diferentes e acho que a mais quente deve estar por volta dos 40°C. Os vestiários e chuveiros são simples, mas suficientes. Uma pessoa vai de uma piscina para a outra para apanhar as folhas que caem nos banhos. Eu gosto muito do lugar.

esta é a piscina mais quente (40°C)

JB está a pensar como é que vamos chegar a casa sem um tuk-tuk agora. Na pior das hipóteses, vamos a pé 30 minutos até à bifurcação na estrada e paramos um autocarro. Os funcionários locais confirmam que também caminham para chegar aqui. Agora que vi o caminho, parece que não é uma porcaria, nem no meio da selva, podemos andar.

Caminhar prova ser uma boa decisão porque não só se pode ver a fonte de água e lama fervente na entrada das termas, mas também as flores no caminho e um miradouro de tirar o fôlego.

Chegando em Las Glorietas (coordenadas Google Maps), há o ônibus R7 que volta para lá, e podemos levá-lo para ir a Ahuachapan (0,25$/pessoa).

Enquanto espero pelo autocarro, estou a falar com um cavalheiro que vive por aqui. Ele diz-me que a fonte de Santa Teresa não é a melhor. A água é bombeada enquanto a fonte ao lado(Termales de Alicante) é mais barata e de melhor qualidade: a água jorra naturalmente, sem a necessidade de ser bombeada. Embora a infra-estrutura seja menor, é a que ele recomenda. Além disso, o tuk-tuk teria custado menos (contar 3$/pessoa).

Ahuachapan -> Santa Ana de ônibus de galinha

O autocarro R7 deixa-nos no cruzamento(coordenadas Google Maps) de onde partem os autocarros para Santa Ana. Ele mostra-me o autocarro da galinha 210 à distância. São simpáticos estes salvadorenhos, têm sempre o cuidado de nos perguntar onde vamos, de nos informar e de nos ajudar. A viagem dura 1 hora e custa 0,48$/pessoa. Vamos ver muitas montanhas e vulcões pelo caminho, é super legal!

Em Santa Ana, todos saem daqui em vez de esperar pela chegada ao Terminal Francisco Lara Pineda, já que há muitos ônibus que o levam para o centro da cidade a um quarteirão de distância(aqui). Sei tudo isto porque segui a multidão de heheh.

O nosso hotel em Santa Ana

Pergunto a um Salvadorenho que autocarro vai para a catedral principal, e ele diz-me que a maioria dos autocarros vai para lá e pode deixar-nos numa rua da catedral. O autocarro custa entre $0,25 e $0,35. Passa um autocarro e ele diz “este custa $0,35”. Ele não vai entrar nele porque prefere o autocarro de 0,25 dólares, sem ar condicionado. Sem saber, acabamos de pegar o ônibus 55 que nos deixa bem em frente ao Hostal Sole do nosso hotel (entre 19$ e 29$ a noite, Booking link, 9$ o dormitório).

No final, devíamos ter reservado aqui e trabalhado a partir daqui, na verdade. Santa Ana é a segunda maior cidade de El Salvador, mas é muito tranquila e segura. A conexão é muito correta para El Salvador (10Mbps abaixo) e há uma mesa no quarto + uma mesa na sala de jantar para trabalhar. Os cafés de canto (recomendo Artisant) são muito bem decorados e confortáveis. Lamentamos um pouco ter escolhido Concepción de Ataco como base quando Santa Ana teria sido mais adaptada ao nosso vácuo nómada. O dono do hotel é de uma gentileza!!! Sabendo que amanhã vamos ao lago Coatepeque, ele liga para um amigo que mora lá para pedir o número do ônibus, bem como os horários de passagem (obrigadoii)

Estou a tomar medicamentos neste momento e os efeitos secundários não me estão a fazer sentir muito bem. Vou procurar uma simples tigela de arroz na praça principal. Explico o meu problema ao vendedor do bui-bui e em vez de me dar uma tampa, ele foi super compreensivo, incrivelmente gentil. Ele mostrou-me o arroz de feijão vermelho que tinha, normalmente usado como recheio para as pupusas – e ofereceu-se para me vender se eu precisasse. Fiquei muito sensibilizado por ele me ter escutado com tanta atenção e ter oferecido uma solução. Este arroz de feijão vermelho fez-me muito bem.

Os salvadorenhos são conhecidos pela sua gentileza. Cada vez que peço aos locais a confirmação de tal e tal autocarro, eles sentem que são responsáveis por nós e uma vez que entramos no autocarro, eles têm o cuidado de nos mostrar a paragem, ou certificar-se que o terminal de autocarro onde queremos ir é realmente aquele que precisamos <3<3 é realmente adorável. Os turistas precisam vir aqui mais vezes, porque não só este país é bonito, mas as pessoas aqui são todas belas almas.

Catedral de Santa Ana

No dia seguinte, saímos para visitar a catedral de Santa Ana que faz a reputação da cidade. É de facto enorme, imponente e não passa despercebido. Só nos perguntamos porque é que a frente está pintada de branco e não o resto.

É aí que as coisas se complicam. Eu tinha inventado um programa super legal para explorar o lago Coatepeque e o resto das aldeias da Rota das Flores, mas aprendi através do Instagram que um vulcão ativo, já muito ativo todos os dias na Guatemala, está começando a acordar.

Qualquer pessoa normal teria pensado “estou ficando aqui quente”, mas não sei o que me mordeu, decidimos deixar El Salvador o mais rápido possível na Guatemala para ver este vulcão em erupção #facepalm. Sabendo que matou 500 pessoas em poucos minutos no ano passado ao mesmo tempo (as aldeias ao pé do vulcão, mas não Antígua)

Tudo é feito em uma hora, eu consigo reservar os dois lugares restantes no vaivém Concepción de Ataco – Antigua. Nós tomamos o caminho oposto Santa Ana – Concepción de Ataco por transporte público para recolher a nossa bagagem. E entre a partida precipitada (às 11h) e a chegada a Antígua (20h), estamos exaustos… mas vale mesmo a pena..

O resto da nossa aventura é por aqui. Entretanto, leia aqui os nossos artigos sobre El Salvador

Parte 2: Dicas Práticas

Como chegar a Concepción de Ataco desde San Salvador?

Já fiz aqui um pedaço do comprimento de um braço

Como chegar às Termas de Santa Teresa em transporte público

Desde Concepción de Ataco, há duas maneiras:

• Leve um minibus até Ahuachapan ($0,40/pessoa). Depois um tuk tuk (3$/pessoa) como nós.
  • Ou leve um microônibus para Ahuachapan ($0,40/pessoa). Parar na junção(coordenadas Google Maps). Depois ande 30 minutos (sobe um pouco, por isso leve o seu tempo, este caminho é seguro e utilizado pelos aldeões também). Se você vir o ônibus R7, não suba nele porque ele vai dar a volta e voltar para Ahuachapan, ele não vai para os banhos termais

Desde Ahuachapan, há duas maneiras:

• Pegue um tuk tuk (3$/pessoa) como nós.
  • Ou pegue um microônibus em direção a Ataco (0,40$/pessoa). Parar na junção(coordenadas Google Maps). Depois ande 30 minutos (sobe um pouco, por isso leve o seu tempo, este caminho é seguro e utilizado pelos aldeões também). Se você vir o ônibus R7, não suba nele porque ele vai dar a volta e voltar para Ahuachapan, ele não vai para os banhos termais

Das fontes termais de Santa Teresa:

• ou você pega carona (muitos clientes vêm aqui de carro)
  • ou você caminha até Las Glorietas (coordenadas Google Maps), há o ônibus R7 que dá a volta por lá, e você pode levá-lo para Ahuachapan (0,25$/pessoa)
  • ou você caminha até o cruzamento(coordenadas Google Maps) e depois pára um ônibus para Ataco (0,40$/pessoa).

Orçamento

• Ahuchapan – Santa Ana: $0.48
    • Terminal Rodoviário em Santa Ana – Centro: entre $0,25 e $0,35
    • Concepcion de Ataco – Antigua en shuttle : 35$
  • Hotel : El Salvador tem muito poucos turistas, os hotéis estão muitas vezes vazios
    • Concepcion de Ataco : cerca de 35$/noite : hotel Casa Pino link Reservas
    • Santa Ana: a partir de 9$ o dormitório e 19$ o quarto privado: Hostal Sole Booking link
  • Comida:
    • Restaurantes turísticos: contar de 10$ a 12$/p
    • Comediantes: $2.5/p
    • Pupusas: $1,00 por dois alunos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *