Carnets de voyage,  Europe,  Italie,  Rome,  TDM

Roma (Itália) #1: Os nossos primeiros dias & a nossa Airbnb

Paris – Roma

Desta vez, as férias acabaram mesmo. Depois de devolver o carro em Rouen, apanhamos o comboio para Paris, depois um Uber para o hotel Citizen M perto do Terminal 3 em Charles-de-Gaulle. Recomendo vivamente este hotel que é realmente o topo de gama(link Reservas). Está particularmente adaptado aos viajantes de negócios, com muitas mesas para trabalhar, fibra óptica. A sala é ultra moderna (gerenciamos a televisão, a luz e as cortinas com um tablet. Você pode até mudar a cor da luz no chuveiro. É inútil, mas é divertido). E fica apenas a 20 metros do Terminal 3. Por isso não é preciso um vaivém/bus/taxi para chegar ao aeroporto. É fantástico!

É quando você começa a se preocupar. Depois de vários meses de instalação em França, eu fiz uma compra um pouco demais. Entre alimentos e cosméticos a serem tomados em adição, uma grande triagem é necessária.

Além disso, o check-in na Air France agora é automático. No passado, se um saco excedesse ligeiramente o limite de peso e o outro fosse ridiculamente leve, a aeromoça fechava os olhos e deixava passar os dois. Agora a máquina pesa tudo e ela não fecha os olhos. Apesar de termos respeitado o peso máximo somando as nossas duas malas, o JB tinha 4kg a mais de peso. Então tivemos que transferir 2kg na minha pequena mala e carregar os 2kg restantes na bagagem de mão, mantendo os dedos cruzados porque há muita comida. Mas felizmente a minha carne seca passou pela minha bagagem de mão sem qualquer problema. OOF.

Segunda preocupação: você se lembra que fui mordido por um inseto indeterminado e as áreas de mordida dobraram de tamanho e ficaram quentes? Tive tanto medo que ia detectar uma febre em mim. Por sorte, o inseto não me mordeu na testa, então eu consegui passar todas as varreduras e bordas de temperatura. Não há problema nenhum. Chegamos à Itália em 30 de agosto, um mês antes de a Itália impor o teste Covid aos franceses. O que teria sido uma grande chatice, uma vez que é necessário um teste negativo de menos de 72 horas, enquanto que actualmente é muito difícil em França obter um teste dentro deste período de tempo.

Caramba, sabe bem estar a viajar de novo.

A comida ainda é servida no avião, então você tem que colocar a sua máscara para comer. Toda a gente tem de usar uma máscara cirúrgica senão => não viajar. Verificamos a nossa temperatura duas vezes: antes de entrarmos no avião e quando chegamos à Itália.

Mini-“depressão

A fronteira passou sem qualquer problema mas as picadas ainda doem muito e o meu moral está muito baixo. Eu bebo muita água de limão para evacuar as toxinas e me cobrir da cabeça aos pés para não me coçar enquanto durmo. No entanto, durmo muito mal e não sinto que estou a descansar de todo. Durante a primeira semana em Roma, sou como um zumbi e não me apetece mesmo sair.

Além das picadas, existem também problemas dentários (que voltam assim que há stress, o meu dentista avisou-me). A minha pele que ficou muito danificada durante a viagem está a voltar com uma erupção cutânea que não tenho há dois anos, dói-me muito, as minhas bochechas estão a arder. Sinto que estou desfigurado e partido por todo o lado. Minha avó partiu recentemente, em março (ela está doente há vários anos) e eu estou sem saber quando eu poderia voltar para o Vietnã. Minha tia acabou de ser diagnosticada com câncer de estômago, ela está atualmente em quimioterapia e minha mãe perdeu 4 dentes durante a noite. Diante dos problemas de saúde, nunca fui muito corajoso e, com esta bagagem genética, sinto-me ainda mais deprimido pensando que talvez este fosse o caminho que eu também iria seguir.

Uma vez que as picadas cicatrizaram, finalmente voltei à minha vida, reservando uma massagem facial na casa da Simona. Passos de bebê, huh. Tratamo-nos gentilmente um ao outro.
Eu não estava muito bem quando a vi da primeira vez, mas ela foi muito receptiva e me deu um pequeno discurso sobre amor-próprio, autocuidado que ressoava muito comigo. Em casa, eu fiz um plano para lidar com os problemas um a um. Primeiro, vou me tratar com métodos naturais, e se isso não funcionar, vou optar por métodos médicos, mesmo que tenha que voltar para a França por dois meses (finalmente, decidi ficar mais tempo e me tratar em uma clínica dentária famosa em Roma).

A nossa Airbnb

local de trabalho

Felizmente, o nosso Airbnb é soberbo, espaçoso e tem fibra óptica. Fica no bairro Trastevere, a apenas 20 minutos a pé do centro histórico de Roma. Estamos rodeados de restaurantes e após algumas semanas, identificamos alguns lugares favoritos: uma sorveteria, uma pequena cantina, uma bolha de chá, como comprar bilhetes de eléctrico online e, sobretudo, relés onde posso receber os meus pacotes (de produtos dentários e cuidados).

Nós gostamos muito de Roma porque o centro histórico da cidade é bastante pequeno e pedestre. O ambiente é soberbo, especialmente porque há poucos turistas. Eu tinha visto mais turistas na Dordogne do que aqui ahaha.

Ainda está muito calor em Roma (25 a 30 graus) e sentar-se na Fonte de Trevi, observar as pessoas a observar, ou comer um gelado à noite, é um pequeno presente que nos oferecemos de vez em quando. Os restaurantes estão muito felizes de nos ver porque sofreram muito com o Covid.

Ao meio-dia, saímos para comer. À noite, fazemos o nosso próprio tomate mozzarella, com folhas de manjericão da nossa própria planta. Aqui, as plantas de manjericão estão à venda em todo o lado. Nos dias em que não nos apetece fazer uma salada, compramos fatias de pizza (vendidas por peso!) lá em baixo, 5 euros por 3 fatias pequenas. Disseram-nos que aqui as pizzas têm massa fina, enquanto em Nápoles, a massa é mais espessa.

Estou aprendendo um pouco de italiano, mas estou desistindo muito rapidamente por causa de problemas de saúde. Como os franceses, os italianos não são muito bons em inglês. Acho que são tão maus em inglês como eu sou em italiano 🙂 Tenho roteiros de conversação em italiano que eu mesmo crio para cada situação (comprar pão, pedir um sorvete, pegar um pacote, pedir no restaurante) mas assim que o garçom ou o vendedor deixa o roteiro (fazendo uma pergunta inesperada) bem eu estou perdido. Da mesma forma, quando lhes faço uma pergunta inesperada em inglês, os italianos também estão perdidos 😀 por isso cria algumas situações engraçadas.

Flores de papel

Finalmente consegui a minha motivação de volta para fazer flores de papel. Este também é um país de papel crepado!

Vários artistas têm oferecido aulas gratuitas durante o confinamento, então, após o confinamento, para agradecer a eles, participo de suas aulas pagas no Zoom. Começamos com a classe de orquídeas da Tiffany Turner. Esta é a minha versão.

E a minha versão de flores de cerejeira em papel crepado, mesmo que não esteja na época..

Aqui estão algumas linhas sobre os nossos primeiros dias em Roma. Até breve para os diários de viagem mais emocionantes e acima de tudo mais alegres !

Cf. diário de viagem nº 2 para Roma

Encontre todos os nossos diários de viagem na Itália aqui e em Roma aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *