Mini road trip na Holanda: Tulipas, Edam, Giethoorn, Zaanse, Amesterdão
Agora que vivemos em Lille, é-nos mais fácil explorar os países do Norte. Desde Lille, podemos apanhar o comboio, mas custa excessivamente caro e demora uma eternidade. O JB e eu decidimos optar por um Flixbus, mesmo que isso signifique partir na véspera e acrescentar uma noite de hotel, continuará a ser muito mais barato do que apanhar o comboio ou o avião. Nós próprios ficamos surpreendidos por o JB ter férias, estando ele ainda em período experimental, mas a empresa dele queria que toda a gente tirasse férias antes de uma certa data, por isso aqui estamos nós, forçados a “tirar férias”. Um conceito que já não conhecíamos durante os 8 anos e meio de freelancing à volta do mundo. Tanto que o JB se esqueceu completamente de que a segunda-feira era feriado e voltámos para Lille no domingo em vez de segunda.
Depois da minha viagem a Amesterdão, o Facebook sugeriu-me imensos locais para visitar na Holanda, anotei-os e aproveito esta segunda viagem para visitar esses destaques.
Dia 0
Às 18h, o JB termina o trabalho. Temos apenas 15 minutos para deitar na mala o que nos falta. Corto algumas fatias de salame para comer no autocarro. Caminhamos até à estação. Grande erro! Uma chuva torrencial cai sobre nós. Estamos perfeitamente secos a partir do joelho, mas os sapatos, as meias e parte das calças de ganga estão completamente encharcados. Felizmente, o autocarro está um pouco aquecido e após 4h20 de autocarro, chegamos a Haia praticamente secos. A razão pela qual não vamos diretamente para Amesterdão está relacionada com (1) o custo elevado dos hotéis em Amesterdão (2) as tulipas estão mais perto de Haia do que de Amesterdão.
Em vez de jantarmos, terminamos os snacks que trouxemos connosco e depois dormir. Passaremos 2 noites em Haia.
Dia 1
Estamos um pouco insatisfeitos com a cama do hotel. Tendo equipado o nosso apartamento com roupa de cama & toalhas dos fornecedores de hotéis 5 estrelas (temos quase tudo o que um quarto do Marriott tem), começamos a comparar a nossa roupa com a do hotel em Haia; sentimos falta de tudo: a nossa roupa de cama, as nossas almofadas 100% penugem & penas, as nossas toalhas de banho macias, até os roupões de algodão tecido em favo de mel. Acordamos com o pescoço um pouco torto porque a altura das almofadas não nos convém. Percebo com horror que agora, apenas os hotéis 5 estrelas poderiam igualar o conforto do nosso apartamento. E viajar equivale agora a uma descida de conforto.
Hoje, vamos apenas dar uma volta pelos campos de tulipas. O JB e eu alugamos um carro pequeno na Hertz, e ainda bem, porque chove intermitentemente e está horrivelmente frio.
Limitamo-nos a voltar aos campos de tulipas que tínhamos visto há 2 anos. Surpresa: já não há tulipas. Ou a colheita é mais cedo este ano por causa do bom tempo, ou ainda não aconteceu. Vemos alguns campos perto de Keukenhof, mas as flores ainda são muito pequenas. Estamos um pouco desapontados e perguntamo-nos se não devíamos ter aproveitado as férias no fim de abril, mas mesmo que os bolbos sejam plantados hoje, daqui a duas semanas, também não teremos flores.
Resta a opção de ir ver os jardins de tulipas pagos como o Keukenhof, ou a Tulip Experience, mas já lá fomos da última vez. Depois de conduzirmos ao acaso, encontramos alguns campos giros (de tulipas, de jacintos – cheira divinamente bem). Não tão impressionantes como da última vez, mas continua a ser bonito (moradas: https://maps.app.goo.gl/XEBpwdeSi4eRxm9L6?g_st=isi e para colher tulipas: https://maps.app.goo.gl/3Ac6Ae42DTL8rLAv8?g_st=isi).







Recordo que estes campos de tulipas servem para cultivar bolbos de tulipas, não para as flores. As flores vendem-se por cerca de 5€ o molho, enquanto cada flor pode dar vários bolbos e 10 bolbos custam antes 13€.
Visitamos o castelo de Kenkenhof, que se pode visitar se tivermos reserva (não é o nosso caso). O seu jardim e parque de estacionamento estão abertos a todos gratuitamente.


Visitamos a Edam, uma vilinha adorável com o nome de um queijo. Aqui, o tempo parece ter parado. Longe do seu passado de porto baleeiro, descobrimos hoje uma atmosfera pacífica, feita de ruas calcetadas, canais calmos e as suas pontes levadiças manuais. Numa loja muito colorida, podemos provar diferentes tipos de queijo (gouda, aparentemente), os meus preferidos são: gouda com trufas e gouda com jalapeños. Contem com 11 a 16 euros / queijo.








Começa a chover e refugiamo-nos no único restaurante aberto da vila (L’Auberge Damhotel EDAM). Os pratos parecem mais comida rápida, mas é bonito, estamos quentinhos e o serviço é acolhedor.
Vamos depois à praia porque quero ver como é a praia de um país supostamente situado abaixo do nível do mar. Afinal, parece qualquer praia na Normandia. Oferecemos dois chocolates quentes a nós próprios. O JB repara que aqui há uma máquina que gira e lá dentro há chocolate quente já pronto. Somos servidos tão rápido como se tivéssemos pedido uma garrafa de água. Os chocolates quentes na Holanda serão todos assim, já prontos e insossos.



Ao longe, podemos ver turbinas eólicas com os pés na água, sim, no mar… Eles souberam transformar uma coisa desagradável (muito vento na Holanda) em energia.
Quis visitar o museu CORPUS, muito bem feito, onde temos a impressão de estar dentro de um corpo humano em versão XXL, mas infelizmente não há mais bilhetes disponíveis antes de várias horas. Como é o fim de semana da Páscoa, toda a gente vai para a Holanda e é preciso reservar em todo o lado.
Verei na Internet, mais tarde, que no caso de campos de tulipas vazios ou sem bilhetes para Keukenhof, podemos ir a este pequeno parque gratuito:

Voltamos para Haia por volta das 18h, completamente exaustos do frio e do vento. Eu tinha preparado um bom casaco de caxemira e várias camadas de lã + caxemira, mas diante desse ventinho traiçoeiro, estou com um frio horrível e meu resfriado que já dura uma semana está piorando.
Diante dessa situação lamentável, só me vem uma solução à mente: tomar uma boa sopa vietnamita bem apimentada e bem quente. Vamos ao meu restaurante vietnamita favorito em Haia (Viet Street) e, de fato, a sopa é uma excelente ideia. Os outros clientes brancos estão lá pelo bubble tea, só os clientes asiáticos comem. Isso provavelmente porque este restaurante serve comida autêntica e não economiza em especiarias & ervas aromáticas. Comi rápido demais, então só tirei foto do restaurante, não dos pratos. Está tudo uma delícia!

Dia 2
Pegamos o trem até o aeroporto de Schipol para alugar um carro. Se não mantivemos o carro do dia anterior, é porque não sabemos onde estacioná-lo em Haia. Como o JB tem o status Avis Preferred, o carro já está pronto, ele foi atualizado e ficou com um carro muito muito comprido com um porta-malas enorme. Ele não gosta de carros grandes, especialmente porque só temos uma micro mala. Podemos trocar de carro sem problema. Que alívio!
Ficamos sempre felizes com um upgrade no hotel, mas para carros, isso não nos interessa. Já nos aconteceu na França de recusarmos um upgrade, e o funcionário negociou para mudarmos de ideia porque era conveniente para ele que pegássemos o carro grande. Aqui, nenhum problema. Acho que os holandeses são rígidos como os alemães, e isso se vê nos semáforos de pedestres, pois mesmo às 23h, sem nenhum carro por perto, nenhuma bicicleta, ninguém se atreve a atravessar. Quem faz isso são certamente turistas, como nós. Eu gostaria de ter vivido com pessoas tão rígidas até descobrir que na Alemanha os vizinhos se espionam por causa do barulho e para separar o lixo eficientemente hahaha.
Hoje vamos deixar os arredores de Amsterdã e dormiremos no campo uma noite. Vamos para 2h30 de estrada onde chove, chove sem parar, e quase nenhum campo de tulipas no caminho.
Giethoornt
É hora de visitar uma pequena parte do Parque Nacional Weerribben-Wieden. O Parque Nacional Weerribben-Wieden se estende por 10 000 hectares, sendo a maior área úmida de água doce do noroeste da Europa. Antigamente, essa região era explorada para a colheita de turfa e juncos. Os longos fossos e canais que cortam a paisagem testemunham essa atividade: a cada vez que uma trincheira de turfa era cavada, a turfa extraída era espalhada nas faixas de terra vizinhas, chamadas ribben, para secar.
Chegamos à vila de Giethoornt, que se parece muito com Veneza. A única diferença é que as belas pontes são, em sua maioria, privadas e levam cada uma a uma casa, situada em ilhotas de terra firme. As pontes públicas são bem menores. O lado positivo é que há bastante lojas e restaurantes nessas ilhotas. Assim, podemos atravessar as pontes das lojas/restaurantes e visitar suas minúsculas “ilhas”. É uma mistura de Veneza e dos hortillonnages d’Amiens. Apesar do aspecto “conto de fadas” da vila, recebe apenas 25 000 visitantes por ano. Tenho a impressão de que metade deles veio hoje, pois há muita muita gente e os barquinhos estão todos cheios.
Chove a cântaros e pulamos no primeiro barco grande coberto (9,5€/pessoa). O barco, segundo o capitão Jack, se chamaria Titanic 😀 Servem café e chá grátis e lá vamos nós para 1h de passeio de barco. Olhamos os outros barcos privatizados (e abertos) com empatia. Com um tempo bonito, teria sido uma boa ideia privatizar um barco por 35€/h, mas não com esse tempo horrível. O passeio de barco não tem muito interesse além de acessar um lago muito grande (que não dá para fazer a pé). Podemos dormir aqui, mas é muito caro e, principalmente, o que vamos comer à noite?



Depois do passeio de barco, sentamos em um restaurante para uma refeição mais ou menos aceitável (conte com 20-22€/pessoa) e exploramos a vila a pé novamente.












Ao voltar, em vez de ir direto ao hotel, noto no mapa uma estrada estilo Key West (uma estradinha no meio de um lago enorme https://maps.app.goo.gl/G3Pqx1fKiU81DYGP6). Só faltam os mangues e nos sentiríamos nos Keys. JB e eu pegamos essa estrada nos dois sentidos, enquanto relembramos nossas aventuras em Miami.
Dia 3
O programa do dia é bem simples: devolver o carro, com uma parada nos moinhos.
Aquaduct Veluwemeer
Claro, olhando o mapa, adiciono uma parada: noto um coração que adicionei: é a localização exata de um aqueduto cuja engenhosidade arquitetônica descobri por acaso nas recomendações do algoritmo do Facebook. Nos Países Baixos, as pontes, mesmo as menores, conseguem se levantar para deixar passar barcos. Mas aqui, é a estrada que passa por baixo da água. Isso nos adicionará 30 minutos de estrada, mas eu adooooooro esse tipo de construção. Então, apesar dos comentários reclamando que não se vê nada sem um drone, decido mesmo assim ir ver.
Olhando atentamente o Google Maps, encontro no local uma ponte (https://maps.app.goo.gl/7XBLLB8A7xphbxSU8) que permite observar bem o lugar (meu Google Maps está sempre no modo satélite, isso me permite identificar bem os pontos de interesse e encontrar pontos de acesso). Com um drone, teria sido incrível. Infelizmente, nenhum barco passou naquele momento exato, mas estando no local, entendo melhor como é feito. Parece apenas uma piscina gigante sobre uma rodovia. Pegamos o carro de volta e passamos sob o aqueduto para ver melhor a estrutura e percebo que a largura não é muito grande (10 metros?), e também não é muito profunda (3 metros, talvez?), mas acho que é mais do que suficiente para veleiros. No entanto, para sustentar essa estrutura, há uma quantidade enorme de concreto em cerca de cem metros de ambos os lados da autoestrada.


Zaanse Schans windmolen
Está na hora de visitar os moinhos. Levamos um tempão para chegar ao local porque há carros demais e todos os estacionamentos estão lotados. Temos que estacionar do outro lado da ponte. Mas está fazendo um tempo lindo, até quente demais. JB está chateado por ver tanta gente nessa vila muito Disneyland. Em todos esses últimos anos de volta ao mundo, só fazíamos visitas durante a semana, evitando cuidadosamente as grandes festas; aqui escolhemos o fim de semana mais movimentado da primavera. Até para atravessar a ponte ou visitar uma loja, é preciso conseguir um pequeno espaço. No entanto, os moinhos são muito bonitos, mesmo sendo menores do que eu imaginava. O ponto positivo é ver vários de uma vez.
O lado Disneyland é inevitável. Muitas casas foram trazidas para cá de propósito para criar uma atmosfera digna do século XVII. Apesar da acessibilidade dos moinhos, ainda há barcos para aproveitar bem a vila.




Quando nos aproximamos dos moinhos, reconheço um vendedor de linogravuras poliglota que vi no YouTube. Naquela época, eu me interessava muito por poliglotas e devo ter caído em um vídeo desse homem. Tive uma pequena dúvida porque ele parece mais jovem do que no vídeo, mas quando ele começa a falar com turistas chineses em chinês, não tenho mais dúvida alguma, é ele mesmo. Começo a explicar ao JB o conteúdo do vídeo que vi e percebo de repente que ainda me lembro do conteúdo de um vídeo visto há 8 anos !!!. Por que minha memória ainda guarda esse tipo de informação? O problema de ter uma boa memória é que a gente se lembra de tudo, de coisas importantes e de coisas nem tão importantes assim; e temos poucos meios de apagá-las da memória de longo prazo. De qualquer forma, depois de ver o vídeo dele (onde dava para ver bem os moinhos), pensei comigo mesma que existia um lugar com vários moinhos na Holanda, visitados por milhares de turistas, e essa informação ficou comigo todo esse tempo, junto com a imagem do poliglota 😀
Além da loja de queijo habitual, há um museu dos tamancos de madeira Wooden Shoe Workshop of Zaanse Schans, com entrada gratuita. Há uma pequena demonstração ao vivo, mas tem gente demais para eu conseguir ver qualquer coisa. Esses sapatos são menos pesados do que eu imaginava. E custam bem caro (70€ o par).



Estamos com um pouco de fome, mas é impossível comprar qualquer coisa porque há filas enormes até para comprar um simples sorvete. JB propõe ir embora ASAP daqui, tem gente demais. No final, ao devolver o carro no aeroporto, teremos direito a um delicioso sorvete italiano.


Pegamos então o trem para ir ao nosso novo hotel em Amsterdã (link Booking). Muito cansados, jantamos no hotel sem fazer outras visitas. Graças à American Express, somos sempre Marriott Gold e recebemos upgrade para uma categoria superior (quarto maior), o que é sempre muito apreciado (ao contrário dos upgrades de carro).
Dias 5 & 6
Mesmo que o quarto não tenha nada de excepcional, fico agradavelmente surpreendida com a qualidade da roupa de cama. Sinto como se estivesse dormindo em uma nuvem. Sempre que dormimos especialmente bem em um hotel, notamos a presença de um colchão por cima. JB verifica o nome na etiqueta e, mais uma vez, é a marca belga cuja loja de fábrica ficava a 30 minutos de Lille, mas que está fechada (segundo o Google Maps). Acho que vamos dar uma passada lá um dia desses mesmo assim. Enquanto isso, vamos comprar um colchão por cima (o mesmo da minha irmã). A vantagem é que, em vez de trocar o colchão da cama (pelo menos 500€), colocamos um colchão por cima que corrige os defeitos (mais firmeza, por exemplo) por 150€. É a melhor solução para nós porque o colchão pertence ao proprietário e trocá-lo significa ter que guardar o antigo no porão.
Het Muizenhuis – Winkel & Museum
Pegamos o metrô para ir a Amsterdã. Estamos um pouco na periferia (para pagar menos, link Booking) e há um metrô direto para o centro de Amsterdã em 20 minutos. A primeira coisa que visitamos hoje é um museu de casas em miniatura que encontrei no Google Maps: Het Muizenhuis – Winkel & Museum. A vendedora nos explica rapidamente que as estruturas em miniatura que vemos aqui foram construídas para uma série de livros infantis. Esses livros até foram adaptados para programas de TV na França. Acompanhamos os ratinhos (Sam & Julia) na festa, em casa, nos museus etc. Ela nos diz que a autora está no andar de cima e que podemos pedir um autógrafo. No térreo, centenas de livros em vários idiomas são oferecidos, além de kits de miniatura. Vou mostrar muitas fotos porque gosto demais e fomos lá 4 vezes.






























Comprei um livro em francês (vocês também podem encontrá-los na Amazon aqui ou na Fnac) e a autora o autografou. Ela me diz que primeiro escreve o livro e depois cria as cenas em miniatura. Em seguida, tudo é feito com materiais reciclados (vocês veem aqui um exemplo de reciclagem). Depois, para as pessoas que não conseguem transformar um pote de iogurte em panela, há kits de madeira e papelão, na escala 1/12.

JB olha comigo e me mostra vários detalhes (ele é alto, então consegue ver mais coisas), incluindo uma ratoeira em miniatura (mesmo sendo os personagens principais ratinhos, hahaha).
Mercado das flores
É aqui que pode comprar sementes & bolbos, bem como flores cortadas. Os preços não são os mais baixos, mas são mais baixos do que em Keukenhof.





Mesmo ao lado do museu de miniatura, há uma loja de waffles (FA. Stroop Stroopwafels) e está sempre cheia de gente. 8€ o waffle, no entanto! Nós não provámos, mas é muito bonito!

Toda a rua é pedonal, vamos ver algumas lojas:
Mesmo em frente, na The English bookshop, há livros com a capa escondida, apenas com algumas palavras-chave, para podermos comprar um livro sem sermos influenciados pelo título, autor ou capa. Acho o conceito muito interessante.



A poucos metros dali, há uma loja cheia de malas de couro, não é luxo, mas não é muito caro e tem personalidade.



Outra loja de waffles (van Wonderen Stroopwafels), mal avaliada no Google Maps, com muitos balões de ar quente desta vez, é muito bonita e muito cara, com uma fila enorme.

Mesmo em frente fica uma loja Pop Mart. Acho os brinquedos muito feios, mas também há uma fila enorme.

Depois, há vários concept stores, ou lojas de papelaria de que gosto em Amesterdão, por exemplo:
- Rubberstamp boutique : para carimbos com padrões muito giros, assim como ex libris
- the Otherist : é o meu concept store favorito, tem tantos objetos engenhosos e tão bonitos que não vi em mais lado nenhum
- no endereço Rotganssteeg 25: encontram-se kits de papel para criar troféus ou insetos, muito mais bonitos do que os que se encontram em França
- Lyppens Jeweler : acho as joias muito bonitas, muito criativas, mais tipo “alta joalharia”








Aproveitámos sobretudo o bairro chinês de Amesterdão para nos fartarmos de pratos asiáticos. Porque em Lille não há bons restaurantes asiáticos; e a comida holandesa também não é extraordinária. Para o pato laqueado, recomendo o Wing Kee. Não é o pato laqueado à moda de Pequim, luxuoso, mas sim uma versão mais barata para comer com arroz.



Para o bun cha (um prato vietnamita que adoramos), recomendo o Hanoi Old Quarter Restaurant :

Para os bubble teas, acho que agora há pelo menos 10 por cidade, tudo parece bom em Amesterdão.

O bairro chinês não fica muito longe do red district. Vamos lá à noite e está cheio de gente. O motivo: as montras onde mulheres com pouca roupa esperam pelos clientes. Não sabia que atrás das montras havia um quarto de verdade. Pensava que estavam ali para fazer publicidade a um espetáculo. Mas não, qualquer cliente interessado pode bater à porta (à frente de toda a gente), negociar o preço e as cortinas fecham-se. É um bocado ousado fazer isso à frente de toda a gente; quando alguém entra numa dessas salas, sabe-se porquê. Bom, acho o ambiente um bocado malsão. A boa notícia é que não é permitido tirar fotos dessas mulheres.

Não preparámos muito esta viagem, pois decidimos muito tarde para onde ir durante as férias do JB, por isso não conseguimos bilhetes para os museus mais populares como a Casa de Anne Frank (esgotada mesmo com um mês de antecedência!) ou o Museu Van Gogh. Mas não faz mal. Graças ao bom tempo, não precisámos de nos esconder num museu.









No último dia, caminhamos até à paragem do Flixbus. Pensamos que temos muito tempo, mas por causa das minhas paragens constantes nas lojas, apercebemo-nos de que podemos chegar atrasados e temos de apanhar um autocarro 😀 Se estiverem na mesma situação que nós, não entrem em pânico, os autocarros costumam ser pontuais e se não tiverem bilhete, podem simplesmente passar o cartão bancário.
5h20 depois, chegamos a Lille. O JB tem um dia de descanso no dia seguinte antes de voltar ao trabalho.