Carnets de voyage,  Europe,  France,  TDM

Chamonix – Mont Blanc (França) : um verão no sopé do Mont-Blanc

Como soube que meus glóbulos vermelhos estavam no seu melhor após 3 meses nas montanhas da Bolívia e do Peru, decidi viver nas montanhas pelo menos uma vez ao ano. E como JB quer tentar escalar o Mont Blanc novamente, decidimos passar duas semanas em Chamonix Mont-Blanc. JB fará a ascensão com seu amigo Etienne, seu irmão Vincent e sua prima Diane (histórias de suas façanhas aqui, aqui e aqui), eu ficarei no “acampamento base”.

Paris => ChamonixA

viagem de trem é longa, com 2 mudanças. Toda a gente está cheia de caminhadas e coisas da montanha. Mas no final, as paisagens são soberbas.

A aldeia de Chamonix Mont-Blanc

Ficamos numa F3, gerida por uma agência que oferece alugueres sazonais. Aqui, tudo é alugado por semana, por isso decidimos ficar 2 semanas completas (800 euros/semana), enquanto os outros só ficam connosco por 10 dias.

Assim que cheguei a Chamonix Mont-Blanc, fiquei impressionado com o número de pessoas vestidas de mochileiro. Hmm, é mais ao contrário: os mochileiros estão vestidos como se estivessem caminhando 😀 Todos são hiper esportivos, hiper bem equipados. Aqui, é impossível encontrar uma loja Zara, por outro lado, vemos lojas “raras” como a Icebreaker, Patagónia, Columbia…

Isso me faz muito bem porque além de Au Vieux Campeur, Decathlon e Intersport, eu não conheço muitas lojas que vendem roupas compatíveis com a volta ao mundo, e passear pelas lojas em Chamonix (eu não tenho mais nada para fazer de qualquer maneira), me faz perceber que existem muitas roupas que podem ser usadas todos os dias (sem fazer uma caminhada), cujo material é compatível com os viajantes frequentes. Fica-me muito bem, especialmente porque agora sou um nómada digital e não quero mais o meu visual de mochileiro.

É quando eu e JB estamos conversando em frente a uma camisola de lã merino no Icebreaker que achamos que é hora de sair daqui, é muito tentador 😀
Vir a Chamonix para fazer compras é também o caso de famílias inteiras do Oriente Médio. Mas eles, vão directamente para as boutiques de luxo. Como Chamonix é um destino popular para eles em casa, e eles não estão muito interessados em caminhadas, eles passam o dia fazendo compras. Era o caso dos japoneses… eles costumavam vir em massa, depois começaram a se equipar, a caminhar e agora os encontramos nas cabanas da montanha. Mas os japoneses permanecem muito vigilantes em relação ao sol. Se os caminhantes europeus às vezes não usam creme solar, os japoneses se cobrem da cabeça aos pés, especialmente nas altas montanhas.
Muita gente vem aqui para caminhar, mas também… para tentar escalar o Mont Blanc. Infelizmente, a taxa de sucesso é de 50% devido, em grande parte, ao clima. Além disso, em ambas as tentativas (em 2014 e 2018), JB foi incapaz de tentar esta cimeira mítica, ambas as vezes por causa do tempo.

O abrigo do Payot.

Acho que podemos facilmente passar uma hora lá dentro. É o lugar ideal para comprar delicatessen, queijo… e presentes para os parentes. Descobri, por exemplo, a serra da salsicha e até a guilhotina da salsicha.

Os

restaurantes FoodRestaurants

são caros aqui, o preço médio é de cerca de 20 euros/plano.
Mas graças à sua proximidade com a Itália, existem verdadeiros restaurantes italianos na região. É caseiro e delicioso, como Pizzeria des Moulins, La Pasta

Para a verdadeira raclette e fondue, corra para La Calèche. A decoração é realmente agradável, ambiente de chalé

Para uma bebida com amigos, La Terrasse é um lugar que eu recomendo. Eu vou lá principalmente para o pequeno-almoço. Beba o meu chocolate quente enquanto observa o Mont Blanc e uma gelataria enorme, que delícia!

Entre ciel et terreMinha

maior descoberta em Chamonix é este salão de beleza Entre ciel et terre dirigido por Valérie Jacquet. Os seus tratamentos ligam a estética à energia. Assim, durante as duas semanas em Chamonix, fui capaz de testar o seu tratamento facial Kobido (trabalho nos músculos faciais e fluidificar a circulação energética), acupunctura, aromaterapia. Ela também viaja muito e traz de volta os melhores produtos e aprende as melhores técnicas de tratamento do mundo.
Cada vez que saio do escritório dele, estou a brilhar tanto por fora como por dentro. Além disso, o ar fresco da montanha é muito bom para mim, e comecei a ler novamente, e continuo a trabalhar em mim mesmo. A viagem ao redor do mundo teve um efeito terapêutico em mim, que estava muito infeliz. E agora, eu estou procurando ser ainda mais realizado, mas compartilhando as coisas boas, no meu próprio nível, através do meu blog, ou através da menor interação com as pessoas.
Neste blog, há 2-3 artigos com conotações negativas: eu não estava bem, ou a cidade não me inspirou, então o tom do artigo foi negativo. Esses são os únicos artigos em que recebi comentários muito negativos, até mesmo insultos. Acho que a negatividade exige negatividade. Obviamente, não vou mudar o conteúdo destes artigos para agradar a todos. Mas eu entendo, quando alguém quer visitar uma cidade, ele provavelmente guardou muito dinheiro para ela, e então ele se depara com meu artigo criticando aquela cidade, o que invalida sua escolha. Às vezes também procuro a validação de outros, de estranhos completos. Não é incomum para mim decidir comprar um produto com base em críticas. Depois de comprar o produto, continuo a ler os comentários para confirmar a minha escolha: comprei-o ao preço certo, ah sim ele gostou do mesmo produto, etc. Ainda tenho que trabalhar no meu ego, o caminho ainda é longo, mas não impossível.

Meus 20 minutos de caminhadaPorque

não sou bom em esportes, ainda peguei o teleférico (18 euros de ida e volta) para chegar ao topo do quilômetro vertical e caminhar um pouco. JB e seus amigos o escalaram a pé nos primeiros dias, não é chamado de “quilômetro vertical” por nada.

É daqui que partem os parapentes (para um voo entre 15 e 25 minutos) em tandem. A vista vale mesmo a pena.

Um elevador de gôndola mais tarde (14,5 euros ida e volta), chegamos aos 2500m no topo do Brévent. A vista é de cortar a respiração. Vemos muitas cachoeiras, podemos ver muito bem o topo do Monte Branco (um pouco arredondado) e algumas trilhas para caminhadas, que traçam um ziguezague na encosta da montanha.

Há um terraço de restaurante, apoiado por 3-4 coisas de metal, com vista para o penhasco. Só a vista me deixa tonta. Também já vi alguns tipos corajosos a escalar rochas verticais. Respeito!

Estou a respirar muito pior e a minha cabeça está a começar a doer. Eu não suporto muito bem a altitude (veja o incidente no Chile). E mesmo assim, estamos apenas a 2500m e eu já estou a aclimatação a 1000m há 10 dias. O Mont Blanc nunca será para mim, penso eu 😀
Entretanto, um helicóptero aterra mesmo do outro lado da rua para salvar uma mulher.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *