Amérique,  Carnets de voyage,  Etats-Unis,  Floride,  TDM

Kennedy Space Center, Hollywood Beach – Florida Road Trip #7

Este artigo faz parte de uma série de artigos sobre a nossa viagem à Florida. Se não o fez, leia aqui o bloco de notas anterior.

Programa

• Dia 11: Saída de Orlando para o Kennedy Space Center
  • Dia 12: Regresso no dia seguinte para assistir a um “lançamento de foguetão”: colocação de um satélite em órbita às 9h. Conduzir até Hollywood
  • Dia 13: Nadar na praia de Hollywood. Devolva o carro para o aeroporto de Miami. Partida para a Colômbia

Dia 11: Centro Espacial Kennedy

A visita deste centro é muito importante para o JB, que há meses vem falando sobre isso. No dia anterior, peço-lhe que organize a visita porque a conquista do espaço não me interessa muito e descobrimos que no dia seguinte à nossa visita, há um lançamento de um foguetão para colocar um satélite em órbita. Decidimos passar não meio dia como planeado, mas 1,5 dias no Kennedy Space Center

Bilhete

O estacionamento custa $15 e o APOLLO 2-DAY DAILY ADMISSION PASS (acesso de 2 dias) custa $75/pessoa + $5 taxa para compra online.

Atenção, este passe diário de 2 dias só é vendido online. Tivemos de o comprar com o nosso smartphone, no local, em frente ao balcão…

No local, aqui estão as opções disponíveis (na máquina & na bilheteira):

• 1 dia : 57$ adulto, 47$ criança
  • 1 ano: $82 adulto, $67 criança
  • Passe Anual Atlantis (com privilégios tais como acesso para lançamento de foguetes): $96 adulto, $78 criança
  • Passe Anual Explorer (com mais privilégios de reunião de astronauta): $146, $116 criança

Caderno de viagem

Francamente, não fiquei entusiasmado no início, por isso, fui apanhado no jogo. Porque o centro está organizado como um parque temático (e todos sabem que eu adoro parques temáticos, prova). Há um plano, um programa detalhado, áreas IMAX, simuladores, etc… Disney para tótós , no grande Mr. Aqui as crianças não têm as orelhas do Mickey, usam o fato de astronauta. ah ah!

Sugiro que comece com o espaço dedicado a Atlantis, o vaivém espacial reutilizável. Podemos fazer um simulador de voo (na Disneylandia). Mas antes do “vôo”, as diferentes fases do lançamento (Max Q, MECO…) são muito bem explicadas com um vídeo legendado em inglês: Quem vem primeiro, segundo, último etc. e como o princípio é um pouco copiado/colado para todos os outros lançadores, é muito fácil seguir as explicações das outras partes do Centro.

Também temos acesso a alguns simuladores de controle, é como um videogame (você tem que conectar algo na estação espacial). Apesar das proezas técnicas do JB, que tem uma longa experiência em videogames, ele não teve sucesso. O simulador da NASA mostra-nos que não é assim tão simples, daí o treino intensivo dos astronautas.

centro de comando da Atlântida (cópia)
uma cópia do Telescópio Hubble, afinal não tão grande..

Depois passamos meio dia assistindo aos vários documentários, filmes 3D… que explicam a conquista da lua, o papel dos controladores e gerentes de vôo em Houston (porque vê-los cada um em frente a uma tela de computador – não dá muita pista do que eles fazem).

Os filmes têm (ou não têm) legendas, e eu acho que você tem que ter um bom nível em inglês – porque o vocabulário é bastante técnico. Apesar de falar muito bem inglês, fiquei feliz por ter adquirido algum vocabulário técnico quando visitei Atlantis – antes de ver os filmes (mais eles jogam fora nomes de vaivéns, astronautas, programas espaciais… como se todos soubessem do que estão falando). Há uma apresentação de um cavalheiro da NASA, já bem popularizada, sobre como tirar fotos de galáxias, como eles planejam enviar um novo telescópio que se desdobrará no espaço, como ele vai tirar fotos infravermelhas, etc. Ao visitar este centro, temos um planeamento detalhado dos projectos da NASA ao longo de 2, 5, 10, 30 anos…

Centro Apollo

Se você tiver menos tempo que nós, pegue um ônibus (incluído no preço do bilhete) para dar a volta nas plataformas de lançamento. Você passará em frente à plataforma de lançamento Space X e à plataforma de lançamento Apollo 11.

O lugar é classificado como sensível, então em nenhum momento você pode sair do ônibus, exceto quando ele o deixa no Apollo Center, onde você tem um foguete do programa Apollo na frente dos seus olhos. O que é tão grande que não consigo encaixá-lo numa só fotografia.

Graças ao 50º aniversário da conquista lunar, este espaço é particularmente arrumado : você pode ver uma cópia do módulo lunar, uma reconstituição dos primeiros passos na lua e finalmente… você pode tocar uma pedra da lua ! (sim sim, eu realmente “toquei” a lua) e admirar outra pequena rocha vinda da lua.

Este espaço só é acessível por ônibus/bonde (livre, partida a cada 15mn), então se você não tem muito tempo, você deve ir lá primeiro, eu acho.

buggy lunar
esta rocha vem da Lua
um pequeno passo para o homem um grande passo para a humanidade

Finalmente, voltamos ao espaço principal e visitamos a parte dedicada à conquista do planeta Marte. Eles nos explicam que Marte foi escolhido para entender melhor a Terra. Eles pensam que Marte era como a Terra (há vestígios de um grande desfiladeiro), mas é um planeta que perdeu todos os seus elementos vitais, por isso gostariam de ir lá para entender o que aconteceu e evitar o mesmo destino para a Terra. O discurso visa as crianças presentes como “A NASA está recrutando” porque, no momento, há muitas coisas que eles ainda não conseguem resolver para enviar homens a Marte (preservar os alimentos, combater os efeitos da microgravidade…) e eles precisam de uma nova geração de engenheiros, cientistas e astronautas para isso.

Mais uma vez, estou muito menos (se não estou nada) apaixonado pela conquista do espaço do que o JB, mas depois da visita, francamente, se eu tivesse 8-9 anos de idade, teria sonhado em ser astronauta, teria me inscrito diretamente nos cursos (há cursos para crianças, caros é claro, mas eles ensinam muito).

Dia 12:

Começamos o dia muito cedo (6 da manhã). JB contou-vos aqui a nossa experiência, como testemunhámos o lançamento de um satélite em órbita. Gostei muito, fizemos bem em sacrificar um bom dia na praia por isso – porque as praias existem em todo o mundo, mas os lançamentos de foguetes são muito mais raros.

Fizemos a estrada novamente para ir a Palm Beach (Florida). É bonito, mas a praia tem demasiadas algas, passamos rapidamente.

Nós ainda dirigimos para Hollywood e passamos a noite em um pequeno motel a 5m da praia. JB compra um bilhete falso no bestonwardticket para a Colômbia, que se revela muito útil (precisamos de um bilhete de saída para mostrar no aeroporto)

Dia 13:

Nadar de manhã cedo em Hollywood, e vamos para Miami. Almoçamos em uma churrascaria que serve um buffet brasileiro. Como no Brasil, os garçons vão de uma mesa a outra com enormes espetos de carne e nos cortam um pedaço. As saladas estão à vontade, há muitos pratos e até ceviche.

Temos de devolver o carro para o aeroporto. Lavamos o carro, enchemos o tanque de gasolina, aspiramos o carro e assim por diante. O processo para devolver o carro ao aeroporto é rápido e eficiente, em 5 minutos, no máximo, está terminado. E nós estamos prontos para voar para a Colômbia.

É o fim da nossa viagem na Flórida, para ler o suplemento do diário de viagem no 12º dia, é aqui. Obrigado por nos seguir e até breve.

Próxima aventura: a descoberta da floresta amazônica

Este artigo é parte da nossa série de Viagem de carro na FlóridaVocê pode encontrar todos os outros livros de viagem aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *