Os Meus Favoritos do Momento – [Outubro 2025] : Iluminura, Manta de caxemira, O Sonho do Pavilhão Vermelho
O tempo está a ficar progressivamente mais frio, e este mês estou a aproveitar atividades que aquecem o corpo e a alma.
Manta de caxemira
No inverno passado, perante o frio, tive uma ideia ambiciosa: fazer eu mesma uma manta de caxemira a partir de tecido vendido ao metro. Não sabia onde comprar, como escolher. Por isso, fui ver muitos fornecedores em Paris, encomendei online muitas amostras e só em outubro de 2025 decidi dar o passo: decidir qual caxemira comprar, que cor, que gramagem, que tamanho…
243€ mais tarde, uma caxemira de dupla face de 400g/m partiu de Turim e chegou a minha casa. Depois de 4 horas de costura (à mão), aqui está a minha manta de caxemira cujas bordas foram feitas com ponto feston. Explico aqui como você pode fazer o mesmo que eu, ou delegar a parte da costura. Sinceramente, é uma das minhas melhores compras do ano!


Ao costurar a manta, eu a tinha sobre mim na cama, e estava com muito calor. Então, acho que neste inverno, sentirei menos frio e precisarei de menos aquecimento.
Além disso, presenteie-me com uma calça de pijama em caxemira reciclada da Etam. Encontrada nova por 40€ na Vinted. O detalhe que adoro: os dois bolsos! O JB não entende por que me visto dos pés à cabeça com caxemira, pashmina ou seda no inverno. Na verdade, sou friorenta e detesto eletricidade estática. Esses materiais têm baixa acumulação de eletricidade estática. Além disso, essas matérias têm uma vibração muito elevada e são compatíveis entre si (ao contrário do linho e da lã, por exemplo, que não devem ser usados juntos).


Aproveitei para desempacotar meus armários e me livrar do que não uso mais, a fim de liberar a energia estagnada. Estou encantada em ver que as coisas saem muito rápido na Vinted.
Fac-símiles
No mês passado, dei a mim mesma um presente enorme, um fac-símile de William Morris. E, graças ao dinheiro ganho com a Vinted, consegui liberar orçamento para me dar mais dois fac-símiles:
- um fac-símile muito mais económico de William Morris: um pequeno livro intitulado The Rubaiyat of Omar Khayyam cujo original está guardado no British Museum. O Rubaiyat era um poema muito apreciado na Inglaterra vitoriana. William Morris reescreveu este poema em quatro versões iluminadas, e acredito que apenas uma é detida por particulares (revendida em leilão recentemente por uma boa quantia de dinheiro), as outras foram todas parar em museus.
- na Vinted, tropecei por acaso no fac-símile do Bestiário Ashmole 1511, conservado na Bodleian Library de Oxford, a um preço imbatível. O livro vem acompanhado da sua tradução em francês. Os bestiários eram livros manuscritos bastante comuns na época medieval. Eles listavam simplesmente todos os animais que existem na Bíblia e na natureza. O problema é que, naquela época, não havia câmeras, então alguns animais nunca foram vistos por esses desenhistas e os desenhos não correspondiam de forma alguma aos animais descritos. O texto conta crenças muito, muito engraçadas, por exemplo, uma mulher grávida não deve olhar para animais feios, senão o seu bebê também será feio 😀 ahahahah
O facto de ter fac-símiles permite-me aperceber-me do tamanho minúsculo dos desenhos e ver a utilização das folhas de ouro nesses desenhos. Antes de ser criativo, é preciso dominar a técnica e chega-se lá copiando os mestres. É por isso que, para mim, se quero fazer boa iluminura, preciso de fac-símiles físicos em casa.


Iluminura
Pois entre o meu primeiro estágio de iluminura e agora, desenvolvi uma paixão pela iluminura. Pratico quase todos os dias (podem ver os meus vídeos aqui). Durante o estágio, várias pessoas falaram da sua “obsessão” pela iluminura. É muito surpreendente que usem essa palavra. Normalmente, para passatempos criativos, usamos a palavra “droga” ou “paixão”, mas “obsessão” é um outro nível. Quando as pessoas dizem coisas fora do comum, a minha memória regista tudo e tenta compreender mais tarde. Então, ao praticar iluminura assiduamente, tentei decifrar o segredo dessa obsessão. O acaso orientou-me para este vídeo de um mestre iluminador tradicional que explicava que os iluminadores eram necessariamente seres iluminados.
É ao explorar diversos materiais (papel, pergaminho, folhas de ouro, tinta metálica) e tintas (naturais vs. químicas) que descobri estados meditativos. Posso ficar num estado de relaxamento durante horas, ou até dias depois de praticar iluminura, dependendo dos materiais usados. Como dizia aquele mestre iluminador, as tintas fabricadas de forma natural possuem as suas próprias vibrações. Quando usamos cores provenientes da terra, das raízes, é uma energia diferente daquelas que vêm das folhas, dos insetos… Uma participante do estágio confidenciou-me: mesmo que o pergaminho seja um subproduto da indústria alimentar, a origem do pergaminho determina a sua energia. O pergaminheiro que o fabrica ele próprio a partir de peles de animais que viveram felizes na montanha venderá um pergaminho de qualidade muito superior às grandes curtumes industriais…
A soma de todas essas vibrações eleva-nos, puxa-nos para cima, aproxima-nos da divindade. Nunca falo da divindade como uma força exterior a nós, mas da divindade que já está em nós. O higher self se preferirem. Portanto, quanto mais praticamos iluminura, mais entramos num estado de meditação profunda e mais nos aproximamos do nosso higher self e desenvolvemos a nossa intuição. É por essa razão que os monges se dedicavam à iluminação e os monges tibetanos aos mandalas. Era uma técnica para elevar-se. A parte que mais me apaixona é a douração sobre pergaminho. Nada se compara ao brilho das folhas de ouro. Nada substitui essa satisfação de ver o ouro brilhar diante dos meus olhos.
A iluminação medieval usa menos ouro do que a iluminação turca. Lembro-me agora de que minha paixão pela iluminação não começou com Les Très Riches Heures du duc de Berry mas com a caligrafia descoberta no Palácio de Topkapı, em Istambul. Lá são preservados os mais belos manuscritos do Alcorão e obras-primas de tezhip (iluminação turca; ‘tezhip’ vem do árabe e significa ‘adornar com ouro’ ou ‘cobrir com ouro’). O Tezhip me interessa particularmente porque a técnica se aproxima mais do mandala, é preciso usar o compasso e ter conhecimentos de geometria.




Se o assunto também te interessa, aqui estão livros para aprender iluminação clássica, e dois livros com tutoriais bem detalhados sobre o tezhip :
- Islamic Biomorphic Patterns: Creating Motifs Inspired by the Natural World (link da Amazon)
- Islamic Art of Illumination: Classical Tazhib from Ottoman to Contemporary Times (link da Amazon)



O tehzip exige ferramentas um pouco diferentes; encontrei no Vinted um conjunto de caligrafia e compasso vintage. Inclui, entre outros, ‘ruling pens’ ou tire-linhas, que permitem desenhar linhas retas ou curvas com tinta. Historicamente, esses tire-linhas eram usados para desenhos técnicos em engenharia e cartografia, acompanhados de réguas, mas hoje são mais comumente empregados por artistas e calígrafos. Se o assunto te interessa, procure por ‘sacred art geometry’.



Romance: O Sonho do Pavilhão Vermelho
Quando criança no Vietnã, guardo na memória aquelas longas noites de TV em que passavam sem parar as séries baseadas nos quatro grandes romances clássicos chineses: ‘À Margem da Água’, ‘Os Três Reinos’, ‘A Peregrinação ao Oeste’ e principalmente ‘O Sonho do Pavilhão Vermelho’. Tive a oportunidade de ler os dois primeiros, mas os dois seguintes ficaram por muito tempo na minha lista de ‘para ler’. Tentei uma incursão em ‘O Sonho do Pavilhão Vermelho’ no ano passado, mas, conhecendo o final trágico, só me aventurei por alguns trechos, para me preservar.
‘O Sonho do Pavilhão Vermelho’ nos leva à vida de uma família de mandarins na China do século XVIII. Ao longo de 120 capítulos e mais de 400 personagens, mergulhamos em sua intimidade mais profunda, compartilhamos seus sonhos, suas falhas, participamos do esplendor… antes de assistirmos irremediavelmente à queda dessa linhagem outrora todo-poderosa. Este romance ilustra e ao mesmo tempo critica as ideias fundamentais do taoísmo, budismo e confucionismo. Ele encena a arte da conversa chinesa, uma arte sutil muitas vezes repleta de armadilhas como a falsa modéstia e os subentendidos. Graças à focalização interna, o autor consegue revelar os mecanismos ocultos dessa arte delicada, desmistificando seus códigos complexos.
Recentemente, descobri a existência de uma versão ilustrada absolutamente esplêndida:
” Esta edição requintada do Sonho no Pavilhão Vermelho apresenta um conjunto raro de pinturas da dinastia Qing realizadas por Sun Wen. Esta edição de colecionador inclui a totalidade das 230 pinturas de Sun Wen, reproduzidas em magníficas cores e impressas em papel de qualidade fina. O estilo pictórico refinado mescla narrativa, simbolismo e riqueza cromática.
O texto condensado do romance original acompanha cada uma das pinturas e oferece um vislumbre fascinante, além de um breve resumo dos 120 capítulos.
Esta edição rara constituirá uma preciosa herança para muitas gerações e será perfeita como presente ou para qualquer apresentação. As pinturas originais estão atualmente conservadas no Museu de Lvshun, em Dalian, na China
A edição ilustrada propõe uma versão abreviada do romance original, perfeita para quem teme a amplitude do texto original. É uma excelente porta de entrada: pode-se começar absorvendo as imagens e as linhas gerais antes de se lançar na versão completa. Aliás, foi o método que já adotei para abordar ‘Em Busca do Tempo Perdido’ (primeiro a história em quadrinhos, depois os sete volumes). O engraçado é que ‘O Sonho do Pavilhão Vermelho’ é a versão chinesa de ‘Em Busca do Tempo Perdido’: é um romance-fluxo com uma análise fina da psicologia humana, mas com mais ação, frases menos longas e menos complicadas.
A versão abreviada ilustrada existe em quatro versões: as duas primeiras são em chinês, e bilíngue (chinês – inglês).
Em seguida, temos duas versões traduzidas: a versão inglesa é mais barata (link Amazon, link Fnac) mas o texto e a imagem são condensados em uma página. Os nomes chineses são mantidos como estão.




A versão francesa é mais cara (link Amazon, link Fnac) mas o layout é mais agradável, o texto fica no lado esquerdo e a imagem no lado direito. Os nomes chineses são traduzidos para facilitar o reconhecimento dos personagens (pois entre 30 Jia, você corre o risco de não saber quem é quem).
São formatos grandes, pesados, então é preciso ler sobre uma mesa.


Mas a melhor versão continua sendo os dois volumes da Pléiade. Consegui emprestá-los na biblioteca. Não só a tradução é bem feita, os nomes dos personagens são traduzidos, as anotações não são ‘too much’ como em outros livros da coleção, mas também há muitas ilustrações (em P&B). Recomendo vivamente (link Amazon, link Fnac).


Outros
Já há mais de um mês que recebo, todas as semanas, um cabaz de frutas e um cabaz de legumes preparados à medida pelo meu fruteiro. Falei sobre isso aqui. Outros clientes repararam nos meus cabazes e imitaram-me. Isso permite comer bem ao mesmo tempo que se reduz ao máximo a carga mental.
E, por fim, depois de 10 meses em Lille, finalmente inscrevi-me na biblioteca municipal. O catálogo não é tão extenso como em Paris, mas temos acesso aos catálogos de 9 bibliotecas da região e podemos pedir o empréstimo de livros para a mediateca perto de casa. Tenho um fraquinho pelos livros da coleção da Pléiade pelo seu aparato crítico e é um grande prazer para mim poder requisitá-los. Antes, tinha horror de tocar nos livros da biblioteca (porque alguns leitores têm a mania de deixar o seu ADN ao virar as páginas). Mas desde que tenho estes protetores de dedos, posso virar as páginas sem medo ahahah 😀
