Asie,  Carnets de voyage,  Japon,  Kyoto

Diário de viagem Kyoto (Japão) #1 : Sakura, Cerejeira floresce

Ver as flores de cerejeira sempre foi o meu sonho. Todos os anos, lembramo-nos que temos de lá ir um dia. E finalmente, esse dia finalmente chegou!

Já em janeiro, quando ainda não sabíamos o que iríamos fazer no dia seguinte, pressionei o JB para reservar um hotel em Kyoto nos dias 29 e 30 de março, porque a previsão de janeiro previa a “floração total” (o fato de que todas as flores estariam abertas) em torno dessas datas. E a previsão estava absolutamente correcta. Mas infelizmente, a partir de janeiro, as acomodações já estavam bem reservadas, para ambas as noites, teremos que dormir em duas pousadas diferentes

Parte 1: Diário de viagem
Parte 2: Dicas Práticas

Dia 1

Não sei porquê, mas as pousadas só aceitam check-in a partir das 16h, decidimos visitar primeiro Quioto antes de irmos para a pousada

Que boa idéia, porque como resultado, pegamos apenas uma mochila cada, e rapidamente percebemos que mesmo uma mala pequena nos teria impedido de avançar: o trem local (Hankyu), uma espécie de trem S-Bahn que liga Osaka a Kyoto está lotado, assim como o ônibus que nos leva do centro de Kyoto ao Caminho Filosofal

Nota: fomos de Osaka para Quioto, seguindo o Google Maps. Custou-nos 860 ienes cada.

É um pequeno caminho ao longo de um canal forrado de flores de cerejeira e água transparente carregada de pétalas de cerejeira

O espectáculo é um romance sem igual. Descubro, como no Castelo de Osaka, que as flores são todas brancas, o que é muito diferente das fotos que vemos nos guias turísticos. Mas isso não nos impede de achar tudo isto extremamente bonito! Há uma clara diferença quando as flores estão meio abertas, e quando estão em “plena floração” como hoje (a árvore inteira está em floração)

Caminhamos ao longo do canal durante algumas centenas de metros, antes de aterrarmos no lado do canal. Que atividade relaxante, o hanami = o costume japonês de contemplar as flores de cerejeira

Ao contrário de Osaka, as cerejeiras podem ser vistas em toda parte em Kyoto. Mesmo durante a viagem de autocarro até aqui, já vemos muitas ruas alinhadas com cerejeiras. É realmente lindo!

Dizem-nos que temos muita sorte, porque este ano a floração completa chega uma semana antes do que nos outros anos. Uh, um… (limpa a garganta) Não é realmente uma chance porque temos a vantagem de poder planejar nossa estadia no Japão apenas 2 meses antes (e as previsões estão corretas nesta data), ao contrário daqueles que planejam há pelo menos 6 meses, e que perdem a floração completa por uma semana

A segunda hipótese, que não podíamos prever, é o bom tempo. As flores são lindas mas também muito frágeis, basta um pouco de chuva para que todas elas caiam. Assim, com o tempo super bom durante várias semanas (nem uma única gota de chuva), as flores estão intactas, apenas um pouco de vento faz cair algumas pétalas, mas isso só aumenta o encanto da cidade

Até o Google lista todos os locais onde você pode admirar as cerejeiras, é super conveniente!

No metrô, eles também nos dizem (apenas em japonês) todas as paradas onde podemos descer e olhar as flores. Hanami está realmente no coração das atividades da cidade

Depois de uma longa caminhada, pegamos um ônibus para ir a um conhecido sento (listado em Lonely Planet), fizemos um artigo separado aqui

Se você não passar muito tempo aqui, depois do Caminho dos Filósofos, é aconselhável visitar o Templo da Prata, não muito longe dali.

Depois vamos para a nossa encantadora casa de hóspedes localizada no distrito de Gion (o distrito de gueixas), que se chama Guest House Rakuza. Bem, confesso, escolhi esta pousada de propósito para aumentar minhas chances de esbarrar com uma gueixa na rua. Tenho esta obsessão pela gueixa desde que li dois livros sobre o assunto

A casa de hóspedes é tão bonita, é uma casa antiga e mesmo que me dêem uma cama num “dormitório”, é um pequeno futon que me dão num canto do quarto, com a porta de madeira, e folhas presas nela…. arrrgggghhhhh demasiado bonito!

JB tem direito a um minúsculo quarto individual (pegamos o que sobrou e o dormitório é só feminino)

O pequeno jardim no meio da casa é realmente muito bonito. O acesso é feito pela sala de estar, que tem uma pequena varanda com vista para o jardim

E na sala de estar, temos a famosa mesa aquecida japonesa (com cobertor integrado). Eu amo, eu amo, eu amo!

Os dois maiores inconvenientes deste tipo de casa tradicional são (1) o isolamento: todos os quartos olham para o jardim, assim que se abre uma porta (especialmente a porta do chuveiro), é como ser atacado pelo frio extremo da noite. As portas e janelas são protegidas por um lençol, e com o tempo, já não estão perfeitamente ajustadas => calado garantido!

(2) A segunda desvantagem é obviamente o ruído. Não há isolamento acústico e você pode ouvir tudo: desde o tráfego lá fora até o vizinho roncando na sala ao lado. Mas, por uma noite, é suportável, especialmente porque o cobertor está muito quente, dormi bem

Assim que voltas a pôr os pés na rua, vês um táxi a passar. E lá dentro, há 4 gueixas! Estou petrificado porque não estava nada à espera disso! E estou tão feliz em conhecê-los que mesmo que parem por muito tempo no sinal vermelho, nem consigo tirar a minha câmera. Os outros turistas correm atrás do táxi tentando capturar uma imagem, mas eu aprendo mais tarde que não é absolutamente a coisa certa a fazer. Há até sinais bastante explícitos proibindo falar, tocar, tirar fotos ou mesmo parar… quando se vê uma gueixa na rua. Os pobres, eles são tão procurados que até andar na rua se torna uma provação

Muito contentes com esta “aparência”, vamos então a um restaurante bem classificado no Tripadvisor (oops esquecemo-nos de anotar o nome), tão pequeno e tão bem classificado que há uma longa fila que forma 5 minutos após a nossa chegada (não sei se as pessoas se apercebem que saíram durante 2 horas de espera). Esta noite, há apenas conjuntos para escolher, entre 4000 e 5000 ienes para dois. Temos direito a 5 pratos no total em teppanyaki, é delicioso!

Depois vamos ao Maruyama Park para ver as pessoas a comer debaixo das cerejeiras: parte do parque está iluminada e há uma enorme cerejeira no meio

A escolha da comida de rua aqui é inacreditável, por isso não hesite em vir aqui para almoçar ou jantar

Nós vamos ao templo Kodai-ji onde há um pequeno show especialmente para a noite (600yen/pessoa). Descobrimos as obras de um artista japonês muito talentoso (o Barão Yoshimoto)

antes de ver o verdadeiro jardim japonês (com a areia bem trabalhada, formando uma flor no meio) e o show de som e luz

A particularidade deste templo é a enorme cerejeira com flores rosas no jardim e uma pequena floresta de bambu. Andar entre os bambus a meio da noite é tão tranquilo. As fotos não parecem boas, mas você deve saber que nós realmente gostamos desta visita noturna

Há sinais que explicam o significado desta ou daquela estátua budista e qual acariciar para nos trazer alegria, sucesso, etc

Está na hora de ir dormir. JB faz a sua boa aparência com a sua yukata alugada na recepção (apenas 200yen)

Dia 2

Já está na hora de irmos. Levamos todas as nossas coisas, mesmo que a recepcionista se ofereça para guardá-las para nós durante o dia. Kyoto é tão grande, que não temos a certeza se queremos voltar aqui depois

Primeiro vamos ao Gion Corner onde eu descubro os shows que acontecem aqui todos os dias. Finalmente, encontro folhetos para uma exposição muito mais qualitativa no Centro de Arte de Quioto, que as gueixas só dão em Abril. Eu vou lá dentro de uma semana

Enquanto isso, um sósia da famosa abóbora Naoshima, feita pelo mesmo artista Yayoi Kusama, está em exposição ao lado de Gion Corner

Hoje não há gueixas para nós, mas muitos turistas vestindo quimonos vagueiam pela cidade. Pode-se dizer que são turistas porque o quimono parece mais fino que o normal e os chinelos de dedo que usam ainda são muito confortáveis em relação aos sapatos de madeira tradicionais

Pavilhão Dourado

Vamos de ônibus até o famoso Pavilhão Dourado de Kyoto(Kinkaku-ji ). É muito famoso no Japão. Compramos o Passe da Cidade de Kyoto (que nos permite tomar o ônibus ilimitado por um dia) no Family Mart (600yen/dia). Este passe é rentável a partir de 3 viagens porque cada viagem custa 230 ienes. Também pode ser comprado ao motorista, antes de sair do autocarro, dar 600yen ao motorista e dizer “kyoto city pass”. A sua máquina também aceita o bilhete de 1000yen

A entrada no Pavilhão Dourado é cobrada a 400 ienes por pessoa. Há muita gente, autocarros inteiros de turistas estão a esvaziar em frente à entrada, e estamos todos a avançar juntos, muito lentamente neste belo complexo que parece calmo apenas nas minhas fotografias. É óbvio que quebra o encanto

Não estamos autorizados a entrar no pavilhão, mas algumas fotos no livro guia que nos é dado mostram o interior, também dourado

As pequenas ilhas também são bonitas, com bonsais. Os peixes aqui são tão grandes como um braço

O ambiente, na verdade, é tudo menos tranquilo

No final, você pode comprar um pedaço de papel que prevê o futuro (também em inglês) através de uma máquina. Esta peça diz-me para não começar a viajar, mas para esperar um pouco 😀

Bamboo Grove

Apanhamos um comboio para o bosque de bambu de Arashiyama. Então, é importante notar que o lugar para pesquisar no Google Maps é Arashiyama Bamboo Grove (se você digitar algo mais, você pode ser enviado de volta para o outro lado do rio)

No caminho, caio em cima de um sinal “kimono para alugar”, 3000yen por 3 horas e lá, não hesito mais. Aqui estou adornado com um quimono vermelho bonito. Observei os turistas em quimono e descobri que o rosa do quimono não se destaca bem com as flores brancas ou cor-de-rosa. O quimono vermelho ainda está no tema e se destaca mais nas fotos que encontro. Por outro lado, para o cinto, eu escolhi um cinto cor-de-rosa com flores 😀

Também faço o meu cabelo por mais 1000yen, e no momento do pagamento, descobrimos que estas taxas são sem impostos => quase 5000yen no final com impostos. Não é barato, mas ei, eu sempre quis experimentar um quimono, e além disso, tirar fotos com ele, em plena flor de cerejeira

A versão que eu tenho é uma versão leve, por exemplo, consegui manter um pouco de top e calças vestidas. Felizmente, depois de amarrar as duas camadas + 2-3 cintos, não consigo respirar muito bem. Se eu usasse um quimono como deve ser, poderia morrer na hora

Neste momento, não posso fazer nada a não ser levantar-me direito, andar suavemente nestas cambalhotas desconfortáveis. Na verdade, a roupa faz tudo: dá elegância, impõe uma maneira muito feminina, elegante de andar… mas também limita muitas coisas. De repente tenho muita compaixão (mais do que o habitual), pelas gueixas que têm de usar quimonos muito mais pesados, e um penteado cheio de acessórios

O site está igualmente lotado. Os bambus não são tão verdes como na nossa imaginação (com a iluminação noturna de ontem, os bambus do templo Kodai-ji pareciam muito mais verdes)

Eu sempre quis vir aqui na verdade, desde a famosa cena de luta, voando de um bambu para outro, no filme Tigre e Dragão. Teria sido filmado aqui <3

O bambu é composto por duas partes, a primeira parte que leva a um pequeno templo

E a segunda parte, mais densa, a partir do templo Tenryu-ji

Também paramos no templo Tenryu-ji para tirar uma foto do lindo jardim do templo (e lucrar com o aluguel do meu quimono ahahah)

Depois de horas de andar comprimido no meu quimono, tenho dores em todo o lado, mas também tenho fome. Optamos por salmão cru fresco no Sushi bar Naritaya. Tenho muita dificuldade para comer porque o cinto é tão apertado, com cada dentada tenho que respirar um bom golpe para fazer a comida passar 😀 Rhalala..

Depois do almoço, devolvemos o quimono e leva apenas 11 minutos para ir a outro onsen de ônibus. JB falou sobre isso aqui

Zap que onsen se não ficar muito tempo em Kyoto. Ao invés disso, pegue o “trem romântico” que parte da estação mais próxima, levando você a ver as paisagens mais suntuosas (aparentemente é uma das formas de se propor a alguém também). O comboio custa apenas 600 ienes de uma maneira

Depois atravesse a ponte e visite Arashiyama Monkey Park, há belas cerejeiras ao longo do rio, é lindo também.

No caminho, encontramos exemplos de personagens bento do Line (um aplicativo de mensagens muito popular na Ásia). É tão giro!!!

Estamos a caminho da nossa nova pousada no centro de Kyoto, chamada OK’s Inn. Mais uma vez, tenho uma fraqueza por casas japonesas antigas. Há um espaço comum (a sala onde podemos admirar duas bonecas japonesas), banheiros japoneses de alta tecnologia (como sempre), e o quarto ao estilo japonês!

Infelizmente as desvantagens permanecem as mesmas: 0 isolamento, você pode ouvir os vizinhos rindo na sala ao lado, e eles até colocam música de manhã cedo quando acordam #norespeito 🙁

Por outro lado, o serviço é impecável. Antes de sair, o proprietário oferece-nos uma espécie de bolsa cheia de ervas e diz-nos para a abrirmos e colocarmos no nosso bolso quando estivermos com frio. Assim, podemos aquecer as nossas mãos. Que bela atenção! De facto, está super frio esta manhã, e a sua pequena bolsa aguentou o dia todo (fica quente até ao fim da tarde)

Mais sobre a nossa estadia em Kyoto no próximo artigo

Uma palavra rápida sobre o autocarro em Quioto

Não espere viajar com sua bagagem em um ônibus para Kyoto. Está sempre cheio de gente. Isto é inevitável porque existem apenas duas linhas de metro em Quioto e o autocarro é a única forma acessível de cobrir toda a cidade

Tenha cuidado, o google Maps pode cometer um erro e mostrar-lhe a calçada errada de onde o autocarro sai. Por isso deve sempre verificar em que direcção o autocarro vai, o truque é olhar em que direcção vão os autocarros da sua estação (carros e autocarros conduzem à esquerda no Japão) e compará-lo com o seu destino; ou olhar para o terminal de autocarros (se estiver indicado) no painel esquerdo da estação – se estiver na mesma direcção que o seu destino. Digo isto porque o Google mostra os nomes das estações e terminais apenas em japonês. Certifique-se de que tem 3G e bateria no seu telefone, caso contrário pode perder-se em Quioto

Os pequenos buracos na placa nas estações de ônibus permitem seguir a localização do ônibus e quando ele está no buraco da esquerda, significa que ele está chegando em breve

Parte 2: Dicas Práticas

Orçamento

36.770 ienes para duas pessoas, dois dias, duas noites
ou 280 euros (1000yen=7,6 euros em Abril de 2018)

• Transporte Osaka – Kyoto: 860yen/pessoa (não apanhámos JR, apenas comboios locais)
  • Guest House Rakuza : uma cama de dormitório para mim, um quarto individual para JB (eles têm quartos duplos mas reservamos tarde demais) 6650yen ou 50,7 euros por uma noite, sem café da manhã
  • Pousada Ok : 8000yen ou 61 euros por uma noite num quarto duplo, sem pequeno-almoço
  • Passe da Cidade de Kyoto: 600 ienes/dia somente para ônibus
  • ICOCA: cartão pré-pago para transporte e algumas máquinas de venda de bebidas: mínimo 2000ienes (dos quais 500ienes é um depósito, 1500ienes podem ser usados para pagar o transporte), cada recarga deve ser de pelo menos 1000ienes. Um cartão deve ser comprado por pessoa
  • Visitas
    • Sushi bar Naritaya (perto do bambu): a partir de 1000yen/pessoa
    • Restaurante Teppanyaki perto de Gion: 4000yen/pessoa

Dicas

• Digite “kyoto cherry blossom forecast” para saber as estimativas de “floração completa” em cada cidade japonesa
  • Confira este artigo para outros pontos de interesse que eu deveria ter visitado no meio de um hanami
  • Lembre-se de reservar os seus quartos com antecedência para beneficiar do melhor preço e localização. As duas pousadas que apresentei acima podem ser canceladas gratuitamente até um mês antes da estadia.
  • As diferentes atrações estão muito longe uma da outra em Kyoto, pense em comprar o Passe da Cidade de Kyoto, no Family Mart (supermercado) ou no motorista do ônibus, antes de descer na sua parada (600yen/pass)
  • Observe também que o Passe da Cidade de Kyoto só permite que você pegue ônibus, não o metrô. Use outro cartão pré-pago (como o ICOCA) para pagar suas viagens de metrô (o passe ferroviário JR não é aceito aqui em Kyoto).
  • Planeje trazer muitos trocos porque todos os sites são sites pagantes e não necessariamente aceitam pagamento por cartão.
  • É absolutamente necessário ter 3G porque o transporte em Kyoto não é fácil sem uma ligação à Internet. Os mapas distribuídos nos hotéis são todos em japonês.
  • Até mesmo o Google Maps mostra estações de ônibus e pontos de ônibus em japonês, o que é irritante.
  • Informações sobre acessibilidade: O Caminho dos Filósofos, o bambu e o Parque Maruyama são acessíveis em cadeira de rodas. O resto não são (especialmente as pousadas onde todos os quartos estão no andar de cima).
  • Não leves sacos grandes contigo. Se possível, pegue uma mochila pequena e deixe tudo nos armários em Osaka (por 700 ienes/dia/pacote)
  • ou mandar entregar a sua bagagem da Estação de Kyoto no seu hotel em Kyoto, o mesmo serviço pode entregar a sua bagagem também no aeroporto de Osaka, no mesmo dia (entre 1000yen e 2000yen/bagagem).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *