Digital nomad,  Europe,  Italie,  Rome,  TDM,  Tour du Monde

Digital Nomad: 2,5 meses em Roma (Itália), destino ideal no coração da Covid

Como sabem, por causa do Covid, em vez de irmos com calma para a Ásia, tivemos que voltar para França e ficar lá por 7 meses antes de finalmente partir de novo para a Itália. Porquê Itália? Porque o destino fazia parte do nosso itinerário inicial: França – Alemanha – Áustria – Itália e quanto mais aprendemos sobre ele, mais queremos estar lá.

Roma sempre esteve na nossa lista de desejos, mas como está “muito perto” da França, pensamos que teríamos muito tempo e finalmente demos a volta ao mundo duas vezes sem lhe pôr os pés em cima. Levamos mais de 30 anos para chegar lá, é uma loucura!

Como é que eu chego lá?

Acabámos de apanhar um avião. Com o Covid, há cada vez menos escolha e tivemos que pagar a Air France para ir lá (96 euros/pessoa uma bagagem de porão incluída) e aterrissar no aeroporto de Fiumicino.

No aeroporto, existem serviços de transporte como https://www.airportshuttleexpress.it/fr/, por um máximo de 20 euros por pessoa, e tarifas decrescentes: 2 pessoas: 30 euros, 3 pessoas: 40 euros, 4 pessoas: 50 euros com muitas paragens possíveis. Nós simplesmente optamos por uma empresa privada (fiumicino-shuttle.com), como um ônibus ou um táxi, mas com taxas mais acessíveis (o táxi normal, com as taxas fixas teria custado 45 euros para Fiumicino, e 31 euros para Ciampino) e que nos deixa bem em frente ao nosso Airbnb por 39 euros.

Desde o final de Setembro de 2020, os franceses são obrigados a apresentar um teste Covid negativo realizado nas 72 horas anteriores à sua partida. Felizmente, chegámos no início de Setembro porque nem sabíamos onde o fazer.

Porquê Roma?

Com a Covid, Roma, uma das cidades mais caras em termos de alojamento, tornou-se ultra acessível porque não há mais turistas. Com as restrições impostas aos turistas franceses, há ainda menos turistas. O resultado é uma Capela Sistina vazia, a Praça de São Pedro vazia. Felicidade! Acho que gosto muito de Roma porque não há ninguém lá, mas não sei se vou gostar tanto quando voltar lá e terei de fazer fila durante 3 horas para visitar alguma coisa.

A nossa Airbnb

Encontramos primeiro um Airbnb na categoria Airbnb Plus (alojamento particularmente bonito e bem classificado), não muito longe do Coliseu a 30 euros/dia. O proprietário, por razões familiares, cancelou a reserva um mês antes da nossa chegada. Rapidamente conseguimos encontrar outro Airbnb, ainda mais próximo do centro da cidade, na área de Trastevere, a 45 euros/noite com fibras ópticas. Deve estar nos 45m² 62m² dando em dois pátios interiores.

Portanto, quando você reserva uma Airbnb em Roma, mesmo por mais de um mês, você tem que pagar impostos turísticos (mas diretamente à Airbnb), são 3,5 euros/dia/pessoa, mas limitado a 10 dias no máximo. Portanto, mesmo que você fique 1,5 meses no mesmo lugar, é limitado a 70 euros por dois.

Link para a nossa Airbnb. Chegue até -50 euros na sua primeira viagem com a Airbnb, clicando aqui

Mudámos um pouco a mobília de sítio e parece um espaço de trabalho para dois. Eu até tenho espaço para continuar a fazer as minhas flores de papel.

Em qualquer caso, as pessoas que conheci aqui (Dominique e Simona), e o apartamento, muito brilhante e tranquilo, inspiraram-me muito e permitiram-me fazer coisas muito agradáveis, como estas flores de cerejeira, das quais estou muito orgulhoso. Se você tem alguma dúvida, eles são feitos de papel crepado, o papel também vem da Itália.

Voltamos 3 semanas depois e desta vez ficamos entre o Pantheon e os Passos Espanhóis. Eu escrevi um artigo aqui

Onde ficar em Roma?

Para explicar um pouco sobre os distritos de Roma, aqui está o mapa dos distritos:

crédito fotográfico: Wikimedia

Como podem ver, estamos em Trastavere:

• Trastavere já foi uma espécie de aldeia onde os romanos se conheciam. Mas o bairro mudou e agora só há turistas. Basta atravessar a ponte para chegar ao bairro antigo (Roma Velha), por isso é tão popular entre os turistas. Há muitos restaurantes, mas são muito caros em comparação com os bairros mais romanos. Gostamos deles, mas estou um pouco frustrado com os preços exibidos nos menus aqui
  • Avelha Roma é obviamente o meu bairro favorito, é onde há mais monumentos para visitar, eu diria o equivalente ao 5º arrondissement em Paris. Há a Fonte de Trevi, as praças mais famosas, o Panteão, etc… Você pode andar por lá, é muito agradável e bonito. É obviamente mais caro, mas conseguimos encontrar outro Airbnb, menor (nos 40m²) por 35 euros/noite para novembro-dezembro. Acho que este preço só é possível no tempo de Covid. Há muitos restaurantes turísticos, claro, que são ainda mais caros do que em Trastavere. JB pagou, por exemplo, um prato com 5 raviólis pobres por 13 euros
  • Coliseu : muito bonito, eu passo na frente dele o tempo todo no ônibus e eu amo isso!
  • Aventino – Testaccio: há vários bondes que passam por aqui, eu adoro bondes em Roma, então para a viagem para as áreas mais turísticas, não haverá problema, mas é tranquilo para mim
  • Esquilino – San Giovanni: bairro perto da estação de trem Termini. Não é realmente mau, é animado, eu gosto muito, há muitas ruas comerciais, pequenos restaurantes acessíveis, poucos turistas, mas não muitos
  • Centro Moderno: muitos museus, perto da Roma Antiga. Também muito caro
  • Nomentano : não sei, mas Dominique, um leitor do blog que viveu em Roma durante 30 anos, falou-me do bairro Coppete, muito simpático do ponto de vista arquitectónico, um ponto de vista obrigatório
  • Vaticano : no mapa, eles incluem o Vaticano e o distrito de Pradi. Pradi, para serviços, para compras, para sair é o TOP do topo. Além disso, é apenas a 20 minutos de autocarro do centro da cidade. Quando você fica atrás do Vaticano, há mercados diários, cantinas a 9 euros, é muito mais acessível. Eu posso me ver vivendo lá por muito tempo, a vida na vizinhança é mais autêntica do que a que eu vejo no Trastavere
  • Centro Norte: perto da Villa Borghese, a embaixada dos EUA… claramente é uma área agradável, um pouco tranquila demais, mas se você não estiver muito longe do parque, você vai gostar muito. É um bairro que eu gosto muito, mas não sei se posso pagar um Airbnb..
  • Municipio XV: Fui lá com Dominique, ela me levou para visitar o distrito não muito longe dos Jogos Olímpicos, do outro lado da Ponte Milvius. E francamente, parece uma pequena aldeia em França, é pitoresco, os restaurantes são autênticos, baratos, você pode ver os idosos pendurados no café de manhã à noite, jogando cartas, é legal. Estamos a 40 minutos de autocarro do centro da cidade, mas se não tens muito dinheiro e ficas em Roma por muito tempo, acho que vale totalmente a pena.

Transportes

Simples, 1,5 euros por uma viagem de 100 minutos. Os bilhetes podem ser comprados através de uma aplicação (mais informações aqui) ou em bancas de jornais.
Os Uber são usados apenas por turistas, os romanos preferem os táxis (mais caros). Os Uber são todos enormes carrinhas pretas de 7 lugares. As tarifas Uber são equivalentes às de Paris.

Orçamento

GastosValorNota
Moradia1350 euros por mêstudo incluído
(electricidade, água, fibras ópticas, impostos turísticos)
Restaurante20 euros/pessoa/refeição em médiatomando apenas uma entrada + um prato principal + água simples
Raças3 a 5 euros/pessoa/refeiçãonós simplesmente cozinhamos, apenas
queijo mozzarella ou
compramos 2 euros de pão e 5 euros de prosciutto

Gelo2 a 4,5 euros, dependendo do tamanho e do nome da marcaSó estou a dizer que por o gelado ser tão bom, é um
orçamento à parte rs
Visitas13 a 17 euros/pessoa para os monumentos mais famosos=
70 a 100 euros/pessoa para visitar tudo
Transportes1,5 euros por 100 minutos de viagem

Sendo 2, vamos ao restaurante ao meio-dia, cozinhamos à noite = 47,5 euros/pessoa/dia, excluindo visitas

O que visitar?

Você pode agradecer à minha irmãzinha (conta no YouTube aqui) pelo seu plano e as visitas diárias (1, 2, 3, 4), assim como as visitas a Florença e Veneza.
Você pode clicar aqui para acessar o mapa

Você também pode consultar nossos diários de viagem em Roma:

1. Roma (Itália) #1: Os nossos primeiros dias & a nossa Airbnb
  12. As 4 Basílicas Maiores em Roma #12
  13. Melhor tratamento facial e corporal em Roma
  14. Fui a um dentista em Roma
  15. Fui ver um quiroprático em Roma..

Porque decidimos ficar mais tempo?

Tínhamos acabado de passar um mês cruzando a França, então quando chegamos em Roma, estávamos exaustos e não visitávamos muito. JB teve várias auditorias para fazer, eu trabalho menos do que ele, mas tenho problemas de saúde, por isso passei mais tempo a receber tratamento do que a visitar.

Depois de um mês, de repente ficamos estressados e pensamos “ops, só fizemos 3 grandes visitas”, então decidimos prolongar nossa estadia em Roma. Tendo já reservado 3 semanas em Veneza e Florença, vamos lá primeiro, antes de voltarmos a Roma no início de Novembro e continuar a visitar Roma tranquilamente até meados de Dezembro.

Além disso, vendo como a França subiu ao Top 3 do mundo com os mais novos casos Covid, não se tem vontade de voltar à França para apanhar um avião para outros destinos. Por isso, para onde quer que vamos, partimos de Itália, isso é certo.

No total => 2,5 meses em Roma, 10 dias em Florença e 2 semanas em Veneza

Compras

Tendo roubado o Vinted na França, não preciso mais comprar roupas na Itália (que pena rs).

As vendas são um pouco diferentes do que em França, portanto, se você vier aqui em setembro, tudo estará esgotado. Os cosméticos e roupas italianos ainda são, naturalmente, soberbos. As bolsas e sapatos de couro genuínos são muito acessíveis. Se gostaste do Intimissimi, vais adorar o Yamamay. Se gostou da MaxMara, olhe para a Max&Co, faz parte da mesma empresa mas é muito moderna e acessível. As pessoas gostam mesmo de ir à OVS buscar roupa, não sei porquê, porque é feia como o inferno.

Há muitas marcas italianas acessíveis no estrangeiro, mas adoro as montras no bairro Pradi: Via Cola del Rienzo, ou no centro da cidade: Via del Corso e Via del Babuino. Dominique caminhou comigo várias vezes e me mostrou muitos lugares de compras (muito obrigado <3), há muitas lojas de outlet e lojas independentes exibindo -70%, você tem que abrir os olhos.

Eu gosto muito de lojas de departamento como COIN ou RINASCENTE (no porão você pode ver um aqueduto romano). A galeria Alberto Sordi sofreu muito com o Covid e já não é tão incrível. Cuidado, as lojas de departamento não vendem apenas marcas italianas.

Para cosméticos, temos a Sephora tradicional, mas também a Douglas. Kiko, de Milão, é omnipresente. Quanto ao facial, vou à excelente Simona Primavera para as massagens de Kobido

Para compras online, encontrei uma forma de receber pacotes na Itália sem ter um endereço postal, aqui

Para excursões ou visitas guiadas em Roma, confira as atividades oferecidas pela Civitatis ou Viator (uma empresa Tripadvisor)

Você pode encontrar os endereços e lugares mencionados neste artigo no Google Maps personalizado que eu fiz com minha irmã para a Itália aqui. Para ler mais artigos sobre a Itália, clique aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *