Amérique,  Carnets de voyage,  Etats-Unis,  TDM

Silicon Valley & São Francisco – Road trip pelo Oeste americano #12

O cansaço começa a se fazer sentir e, apesar de uma tarde de descanso ontem, temos dificuldade em nos levantar esta manhã para ir a São Francisco.

Este artigo faz parte da nossa série de artigos Road trip no Oeste americano. Se você ainda não leu os diários de viagem anteriores, aqui estão: #1, #2, #3, #4, #5, #6, #7, #8, #9, #10, #11

Nunca teria sabido o que se passa em São Francisco se uma amiga não me tivesse avisado. Sabendo que estou em road trip nos Estados Unidos, ela disse-me para pesquisar sobre “bipping” em São Francisco. Os carros têm os vidros partidos, especialmente se deixarmos coisas dentro do carro. Além disso, há tantos sem-abrigo por causa da crise habitacional que há tendas por todo o lado na rua. A cidade também é afetada por uma droga estilo “zumbi”. No Reddit, um turista pergunta inocentemente se pode deixar a bagagem na bagageira ao visitar a cidade e as respostas são todas “NÃO”. Outro artigo fala de pessoas tão desesperadas que baixam os vidros e deixam a bagageira aberta para mostrar que não há nada para roubar. É uma péssima ideia. Durante a nossa visita, vimos uma folha A4 colada no vidro (opaco) de um carro: “não há nada dentro do carro”.

Parte 1: Diário de viagem
Parte 2: Dicas práticas

Parte 1: Diário de viagem

Assim, antes de ir a São Francisco, tratei de retirar todas as coisas desnecessárias e preparei uma pequena mochila que levamos connosco sempre que saímos do carro (com os cabos, suporte GPS, documentos do carro). O hotel escolhido também deve ter estacionamento seguro (o valet parking é o mais seguro) e ficar muito, muito longe das zonas más. Contacto um amigo que vive lá para lhe perguntar a definição de “zonas más” e ele responde-me: Downtown + Tenderloin.

Por fim, escolhemos um hotel Marriott a 10 minutos do Pier 33 (pois temos milhas Marriott para gastar graças ao nosso cartão American Express, mais vale fazê-lo na cidade mais cara do mundo, assim dói menos). O valet parking é caríssimo! 60$ + impostos = 85$ por noite. Mas tendo um carro alugado com matrícula de outro estado (o alvo preferido dos bippers), não tenho nenhuma vontade de o deixar num parque pago mas acessível a qualquer um. Aliás, em todos os parques turísticos, há placas que avisam contra o bipping (com uma foto de vidros partidos bem dissuasiva).

Dia 17 do road trip:

Partindo de Yosemite, parámos primeiro em Silicon Valley. Levo todas as minhas coisas comigo (deixando apenas as malas na bagageira). A regra básica é nunca abrir a bagageira quando estacionamos. Mas apercebo-me muito rapidamente que a Silicon Valley deve ser o lugar mais seguro do mundo. Nos estacionamentos da Apple Park e da Google, há seguranças pagos apenas para olhar para o vazio, então…

Apple Park Visitor Center

É uma Apple Store com vista para o Apple Park. Há uma miniatura do Apple Park, feita com metal reciclado dos MacBooks avariados. Um iPad permite-nos brincar com a realidade aumentada, levantar os telhados dos edifícios e ver o que há lá dentro.

Deve ser muito fixe trabalhar para a Apple. O funcionário que nos atende indica as colinas e explica que elas não são naturais. Foram criadas para trazer o vento até ao Apple Park e limitar o uso do ar condicionado. É mesmo inteligente, pois os americanos tendem a pôr sempre demasiado ar condicionado. Um edifício tão grande sem ar condicionado é uma boa notícia. Com o iPad que nos emprestam para ver os edifícios em 3D, podemos até fingir que levantamos os telhados para ver o que se passa lá dentro.

Ficamos a saber que há um terraço a que temos acesso. As escadas estão um pouco escondidas, há muito pouca gente. Conseguimos ter uma vista pouco obstruída do Apple Park.

Esta Apple Store tem um pequeno café (com Wi-Fi gratuito). Muitos jovens instalam-se lá para trabalhar. A secção de “lembranças” é pequena mas bastante engraçada.

Vamos a outra Apple Store (que fica na antiga sede da Apple), pensando encontrar mais lembranças com o logótipo da Apple, mas infelizmente está muito pouco abastecida. Esta Apple Store é super bem vigiada, há até um carro da polícia à frente, com “Sheriff” escrito. Infinite Loop está fechado para obras, por isso não vimos nada.

Tentamos ir à Google mas há tantos endereços que nos perdemos. Tenho medo de chegar tarde a São Francisco e ficar presa no trânsito, por isso peço ao JB para irmos já para SF, mesmo que isso signifique voltar à Silicon Valley mais tarde. Apesar da nossa partida apressada, acabamos mesmo por ficar presos no trânsito.

São Francisco

O JB goza comigo perguntando onde estão os zombies de São Francisco (não veremos nenhum), mas não passamos de todo pelas zonas más. Às vezes, a duas ruas de distância, é o dia e a noite. É quando aponto as tendas dos sem-abrigo mesmo atrás do hotel de 4 estrelas ao lado do nosso que ele pensa que talvez eles existam mesmo.

Aparentemente, com a reunião da APEC que aconteceu há algumas semanas em São Francisco, a cidade fez um grande esforço para “limpar” tudo. Infelizmente, é um problema financeiro; o Tenderloin, antes dos “zombies”, sempre foi uma zona má, como se tivesse sido criado para concentrar todos os problemas de SF. O fecho dos hospitais psiquiátricos e o abandono dos seus ocupantes contribuem para a insegurança de SF.

Dia 18:

Deixando o carro no hotel, apanhámos simplesmente o autocarro para nos deslocarmos. É impossível pagar na app Munimobile com os nossos cartões internacionais, temos de pagar diretamente ao motorista. Desde que tenha o troco certo. O ônibus não aceita pagamento com cartão, e a máquina não dá troco! Ficamos surpreendidos com esse lado arcaico quando o Vale do Silício fica a apenas 30 minutos, mas o JB felizmente tem trocado, o que nos paga dois bilhetes de um dia para o ônibus (US$ 5 cada). Outra família inglesa, estendendo US$ 20 ao motorista, vai entender rapidamente que o bilhete deles não serve para nada, pois é preciso dar o troco certo. Felizmente, o motorista é muito gentil e os deixa viajar de graça desta vez.

Nossa primeira parada é o Centro de Visitantes da Golden Gate Bridge. É menor do que na minha imaginação (provavelmente por causa de um efeito óptico, pois é massivo na realidade), mas temos sorte de ter uma vista desimpedida. Para esta ponte, é preciso voltar várias vezes, pois ela fica frequentemente no nevoeiro.

Nossa segunda parada é a Green Apples, uma livraria muito conhecida, aparentemente. Vou lá para vender os livros que comprei nos EUA e li. Oferecem-me US$ 40 pelos meus livros. US$ 40 em dinheiro, ou US$ 50 de crédito nos livros novos que vou comprar na loja, ou US$ 60 de crédito para livros usados. Vasculho toda a livraria e só encontro um livro que me dá vontade: Daisy Miller, da The Heritage Press New York (diagramação, papel, ilustrações, encadernação, tudo perfeito!).

Eles não têm muitos, mas todos os que encontrei são de grande qualidade. Vou pesquisar mais tarde e entender que Limited Editions Club vem do mesmo editor, mas será ainda muito, muito mais bonito. Aqui, eles têm alguns livros da Folio Society e muitos livros da Franklin Library e Easton Press. A Franklin Library é um degrau acima da Easton Press. Falei desses editores no meu outro artigo sobre livros bonitos. Pude notar a qualidade dos livros antigos da Library of America, Random House e Everyman’s Library. Enfim, preciso identificar todos os livros que estão em caixas individuais (slipcase), tesouros se escondem nelas. Em um momento, tive, para o mesmo livro, duas edições: uma antiga e uma nova, do mesmo editor, e pude notar a queda de qualidade em apenas 30 anos!

No entanto, em comparação com a livraria que visitei em Nice, esta é pequena e pouco abastecida. Apesar disso, nas avaliações, as pessoas falam dela como se fosse uma caverna de Ali Babá, com 100.000 livros. Surpreendo a conversa de uma cliente que afirma que é a sua “livraria pre-fe-ri-da!!!”.

Caminhamos até o Golden Gate Park. É fim de semana, então as ruas são fechadas para pedestres e muitas pessoas praticam esporte. Passamos pelo De Young Museum, que tem um telhado engraçado. E o Japanese Garden parece muito bonito, mas a US$ 18 a entrada, prefiro um verdadeiro Japanese Garden no Japão daqui a alguns meses.

Já é hora de encontrar meu amigo G. e sua filha na Ghirardelli Chocolate, perto do nosso hotel. As porções são gigantescas e o chocolate quente deles é soberbo. G. mora em San Francisco há mais de 10 anos, trabalha para uma das GAFA e pôde nos dar um pequeno vislumbre da vida dos expatriados em San Francisco. San Francisco parece muito “Europeia”, ao contrário de outras grandes cidades americanas. Há um bairro bem verde e agradável: “Presidio”, que eu gosto muito. A área ao redor da Ghirardelli Chocolate também é muito simpática, com pequenas lojas, barcos bonitos, um lugar para passear.

Enquanto conversamos, um carro Waymo para em frente ao café e as pessoas o fotografam com entusiasmo. Waymo é uma subsidiária da Google que opera táxis sem motorista. Você chama um Waymo, ele chega sozinho, você se instala onde quiser e lá vai! O volante gira sozinho e há câmeras por toda parte para ajudar na navegação, além de um radar no teto. Adoraríamos ter testado esse serviço, mas infelizmente, o lançamento é recente e é preciso se inscrever em uma lista de espera. Li um artigo que explicava que esse tipo de carro poderia ser a solução para quem quer absolutamente ter um carro: imagine um carro que vem te deixar / buscar no trabalho todos os dias. Em vez de deixar o carro no estacionamento o dia todo, ele viverá sua vida sozinho e levará outras pessoas para fazer compras, ao aeroporto, etc. É um pequeno vislumbre do futuro, é o que a Tesla está nos preparando para os próximos anos.

Pegamos o ônibus novamente para ir a outra livraria que marquei no Google Maps: Russian Hill Bookstore. No ônibus, há três jovens conversando, eles têm um sotaque absolutamente incompreensível, estilo malandro, não entendi absolutamente nada, mas há palavras que não me agradam muito tipo “faca”, “criminoso”, “punho” ahahah.

Voltando a Russian Hill Bookstore : contra todas as expectativas, esta livraria está cheia de tesouros: Easton Press encadernados em couro de Tolkien, um O Último Unicórnio assinado, a coleção completa da Dune Easton Press e muitos, muitos da Folio Society. Infelizmente, a coleção deles da Heritage Press e do Limited Editions Club é praticamente inexistente. Ainda assim, encontro um magnífico Alcorão da Heritage Press. Tive muita dificuldade em deixá-lo lá, pois já tenho um Alcorão extremamente bem feito pelo Clube Francês do Livro. Vou embora com um livro antigo sobre gramática do sânscrito.

Todas essas pesquisas são frustrantes. É preciso fuçar, ir de livraria em livraria. Não estou acostumado porque antes eu lia ebooks acessíveis em um clique. Essa busca por livros antigos e raros é frustrante para mim, e os livros disponíveis em um clique no eBay e no Abebooks são três vezes mais caros do que os vendidos em livrarias físicas. É melhor fuçar, voltar, fuçar.

Alguns dias depois de deixar São Francisco, encontro na Internet um vendedor em São Francisco que tem livros que desejo. Fico muito chateado por não tê-lo encontrado antes. Envio um e-mail pedindo informações sobre um livro e ele responde “vou fazer uma cirurgia de catarata, etc.”, e alguns dias depois, parece não querer me enviar fotos dos livros nem encomendas para a França. É preciso muita paciência para colecionar qualquer coisa. Mais tarde lerei o livro “Os Colecionadores” de Philippe Jullian, onde ele zomba dos colecionadores, e não me identifico com os retratos apresentados. Aliás, ele indica bem que a coleção é uma atividade mais masculina, “as mulheres não são colecionadoras; têm gosto por joias, vestidos e, às vezes, objetos bonitos, mas aquelas que dizem adorar berloques, caixinhas ou Gallé simplesmente encontraram um pretexto conveniente para ganhar presentes menos efêmeros que flores.”

Depois de passar uma eternidade na livraria, caminhamos pela rua em busca de um restaurante. Em São Francisco, os preços são bem mais altos do que nas pequenas cidades visitadas anteriormente. Encontramos um pequeno supermercado asiático que serve deliciosos raméns por US$ 16. O garçom pergunta a JB de onde ele é porque adora seu sotaque.

Dia 19:

Alcatraz

Caminhamos até o Pier 33 para pegar um dos primeiros barcos para a ilha de Alcatraz. Ela abriga a famosa prisão de mesmo nome e é acessível apenas com a Alcatraz Cruises. Se formos precavidos e reservarmos os ingressos com antecedência, dado o pouco movimento, acho que não era necessário no início de dezembro.

Quando JB era criança, seu amigo S. foi morar um ano em São Francisco com a família. Antes da partida (ou depois do retorno?), ele se lembra de ter assistido com ele a um documentário sobre a prisão e a famosa fuga de 1962. Na época, ficou muito impressionado, e fica feliz em conhecer a prisão “de verdade” décadas depois.

Hoje o nevoeiro é onipresente e não se vê NADA. Só avistamos a ilha no último momento. Temos direito a um pequeno discurso de boas-vindas explicando que estamos em um parque nacional. Isso mesmo! Que em um dia de 1962 com tanto nevoeiro quanto hoje, três prisioneiros escaparam de Alcatraz e nunca mais foram vistos. O guarda florestal pede que quem acha que eles sobreviveram levante a mão. Faço parte das poucas mãos que se levantam, otimista demais!! porque um deles não sabia nadar, e pelo tempo que levamos para chegar de barco e a falta total de visibilidade, na verdade não há chance alguma de terem sobrevivido.

Eu pensava que só podíamos visitar o interior com um guia (porque há um tour guiado), mas podemos fazer a visita com um audioguia em francês. Temos a impressão de ser prisioneiros, pois fazemos o mesmo trajeto que eles: quando chegamos, vemos primeiro o local onde se depositam os pertences e se recebem os uniformes. Na verdade, é o audioguia que nos entregam, rsrs, e depois vamos ver as celas. Não há absolutamente nenhuma privacidade; as portas são apenas grades. Deve ser extremamente barulhento.

Há celas normais e celas de punição: sem nenhuma luz, nem mesmo artificial.

Mesmo que os prisioneiros presos aqui não fossem anjos, eu ainda sentia pena deles ao ver o estado da prisão. Ela foi feita para quebrá-los mentalmente, para tirar qualquer esperança possível.

No entanto, eles ainda conseguiram cavar, com a colher de aço temperado, um buraco na parede, fazer uma cabeça falsa para colocar debaixo do cobertor. Outros conseguiram roubar a chave de um guarda. Porém, ao inserir a chave rápido demais na fechadura, ela travou (as fechaduras de Alcatraz são feitas para isso). Tantas tentativas (e sucessos) em um lugar onde a esperança nem deveria mais existir.

Curiosidade: os três fugitivos, que hoje teriam mais ou menos cem anos, ainda são oficialmente procurados pelo FBI. Aliás, podemos ver as fotos deles, com simulação de envelhecimento, no site das autoridades.

Visitamos em seguida o refeitório, o mais perigoso da prisão, onde 200 prisioneiros, por 20 minutos, todos tinham acesso a uma faca e um garfo. Os buracos no teto estão prontos para, a qualquer momento, soltar gás tóxico para matar todos. Isso intimida, mas não impede alguns crimes. Felizmente esse gás nunca foi usado, pois também teria matado os guardas e os cozinheiros.

Por causa do custo muito alto, a prisão de Alcatraz foi fechada e agora só os pássaros e visitantes a aproveitam. Na lojinha de lembranças, é possível comprar uma tigela de metal com o logotipo de Alcatraz gravado. Parece ser de boa qualidade ainda por cima! Curiosamente, há menos compras aqui do que no Golden Gate Bridge 😀

Pier 39

Caminhamos até ao Pier 39 para ver leões-marinhos a apanhar sol. Vemos cinco no total, mas no verão são uma centena. Uma funcionária está lá para responder a todas as nossas perguntas. Diz que os leões-marinhos que vivem aqui são todos machos. As fêmeas vêm raramente. A presença deles era muito incómoda no início, mas quando a cidade percebeu que atraía turistas, até criaram plataformas para eles. De qualquer forma, há muitos peixes para eles, eles não vêm roubar os nossos sanduíches, e todos os comerciantes do Pier 39 estão contentes.

Comemos um Chowder no Boudin. Vamos encontrar em toda a Califórnia, mas aparentemente foram eles que inventaram este prato: sopa num pão em forma de tigela. É comestível, alimenta, mas o pão não é assim tão bom. Vale a pena experimentar pelo menos uma vez. A G. falou-me de outro restaurante de marisco, mas não tive tempo de lá ir.

O nevoeiro levanta-se e finalmente vemos Alcatraz!!

O bonde

Caminhamos até à Powell Turn Point para apanhar o famoso elétrico para turistas. Compramos um one day passeport, válido para autocarros e elétricos. É caríssimo: 8$ por viagem, 16$ pelo ida e volta, mas 13$ pelo passe de 1 dia. Este elétrico não trava muito bem, e não arranca muito bem, se o virem na estrada, tenham cuidado, nas colinas, é melhor não estar atrás.

É divertido subir as intermináveis colinas de São Francisco a bordo do elétrico, vamos mais devagar que um peão! Paramos no bairro chinês porque quero visitar a Grace Cathedral. É uma cópia em betão das catedrais góticas francesas. Até copiaram/colaram o labirinto de Chartres. Mas aqui o labirinto está sempre disponível, ao contrário de Chartres.

Os vitrais são magníficos, as cores são contrastantes e os desenhos bastante modernos. Um dos vitrais presta homenagem a Einstein (vê-se E=mc² lá de baixo). Fizeram tudo para ter uma verdadeira catedral gótica, à francesa, em solo americano. Os desenhos nas paredes também são muito bonitos. A entrada custa 12$, é demasiado, mas fico contente por a ter visitado.

A loja maçónica fica mesmo em frente à catedral. Reconheço imediatamente porque o logótipo deles é enorme. Maçons ao lado de uma catedral, é tão lógico! Vou ver uma também, muito bem situada, em Monterey, alguns dias mais tarde.

Vamos à livraria City Lights, que só vende livros novos. Foi a primeira livraria a vender apenas livros de capa mole. A City Lights também é uma editora. Era um dos locais preferidos dos beatniks, e há um andar dedicado a eles. O lado revolucionário, liberdade de expressão, anti-conformismo é bem visível aqui. Por exemplo, em pleno conflito, na montra estão livros pró-Palestina ao lado de livros pró-Israel. O canto dos “banned books” é o primeiro que se vê. Não tendo muito tempo, não pude explorar, mas gosto muito deste lado da cidade.

Ao longe, veem-se arranha-céus, há um lado tranquilizador em sentir-se nos Estados Unidos, e não na Europa. O outro lado de São Francisco é demasiado Europa, a rua onde comemos ramen faz demasiado Montreal, São Francisco sabe perfeitamente baralhar as pistas.

De carro, novamente

Pegamos no carro para ir à rua Lombard, onde um troço da rua, todo florido, tem forma de serpente. Podemos descer a colina de carro. É divertido, mas é mais bonito quando se está a pé do que de carro.

O JB tem de ter muito cuidado ao subir as colinas porque há imensos sinais de “stop” e não se vê nada porque a estrada é demasiado íngreme e um carro pode aparecer a qualquer momento. Ele está contente por ter um carro automático porque arrancar numa subida em São Francisco com uma caixa manual pode ser difícil.

Decidimos depois atravessar a ponte Golden Gate. É preciso pagar a portagem, mas o JB não consegue, nem com a conta FasTrak, nem a digitalizar o código QR dado no Visitor Center. Bom, veremos como a agência de aluguer nos vai cobrar a travessia. (EDIT: fomos mesmo cobrados no final, devem fazer as contas no fim da semana. Vamos fazer um artigo para explicar isto, escrevam “fastrak” no campo de pesquisa para o encontrar). De qualquer forma, o nevoeiro é tão caprichoso em São Francisco. No regresso, metade da ponte já está no nevoeiro!

Dia 20:

Temos de sair de São Francisco hoje. Queremos ver a ponte uma última vez, mas de um ponto mais baixo. O tempo está esplêndido, e felizmente não há muito nevoeiro.

Passamos pelas famosas casas Painted Ladies que aparecem aparentemente em muitos filmes. Não me lembro particularmente, mas gostei muito e há muitas outras casas vitorianas na Oak Street. Parecem casas de bonecas. Claramente, se tivesse de fazer uma, ter-me-ia inspirado numa destas belas casas. Aparentemente, a Julia Roberts teria uma casa vitoriana mesmo em São Francisco.

Passamos na Google. Precisamos de longos minutos para localizar o “Visitor Parking”. A Google Store disponível aos turistas é bonito, mas nada de mais. As lembranças com o logotipo do Google são realmente decepcionantes e pouco criativas. Comparado ao Apple Park Visitor Center, vê-se claramente que eles não se esforçam muito para receber turistas. Há um café ao lado, onde há mais funcionários do Google do que turistas, e um espaço de coworking minúsculo. Há esculturas que não dão vontade de visitar o parque em frente. Com certeza tínhamos expectativas altas demais, pois tanto na Apple era a perfeição, quanto no Google era “não sabemos o que fazer com esse espaço sobrando”. Melhor não fazer nada, como Facebook/Meta, Twitter/X ou Tesla. Bom, a loja deles nos informa que eles têm equivalentes aos AirPods, repetidores de Wi-Fi, câmeras de vigilância, relógios e campainhas conectadas. Como não usamos Android, descobrimos tudo isso hoje.

As bicicletas com as cores do Google estão disponíveis apenas para os funcionários do Google.

Almoçamos bem ao lado dos escritórios do LinkedIn. É muito estranho ver logotipos, escritórios de serviços que usamos todos os dias. Imagino que deva ser assim em Dublin também.

Quis me motivar a visitar o enorme campus da Stanford University (a visita autoguiada é gratuita, o estacionamento é pago, não é muito caro, mas é um sacrifício pagar com o cartão internacional), mas estou com uma preguiça sem igual e dirigimos sem parar até Monterey.

Parte 2: Dicas práticas

Todos os nossos trajetos e pontos de interesse estão disponíveis neste plano Google Maps. Já expliquei como aproveitar os nossos planos personalizados aqui

  • Alcatraz Cruises: 45,25$/pessoa
  • Ônibus: 5$/dia
  • Bonde: 13$/dia
  • Ônibus + bonde: 18$/dia
  • Grace Cathedral: 12$
Comentários fechados em Silicon Valley & São Francisco – Road trip pelo Oeste americano #12